PLANO AGRÍCOLA E PECUÁRIO 2010 - 2011 - Ministério da agricultura, pecuária e abastecimento

Acreditem se quiserem.... A esperança é a última que morre!!!


Medidas de Infraestrutura


Logística e transportes
O avanço alcançado pela agropecuária brasileira tem exigido, cada vez mais, atenção em relação aos aspectos da infraestrutura disponível para o escoamento das safras e a internalização de insumos. Como medidas saneadoras e de incentivo, o Governo Federal está investindo maciçamente na construção de novas rodovias e ferrovias e criando condições para a implantação de hidrovias. Além disso, está modernizando e ampliando a capacidade operacional dos portos, de modo que os processos de exportação ocorram em curto espaço de tempo, dentro de uma logística mais adequada ao volume da produção destinada a esse tipo de operação.
Essas medidas estruturantes também visam diversificar e equalizar a matriz brasileira de transportes, reduzindo o custo da movimentação das cargas agrícolas e o consequente barateamento da produção agrícola, ocasionado pela integração dos modais e pelas diversas opções de transportes disponibilizadas ao produtor rural. Essa equalização, ainda pouco percebida no ano de 2009, tende a ser mais forte a partir de 2010, com a entrada em operação de importantes obras, a exemplo das eclusas de Tucuruí, que ampliam o trecho navegável no Rio Tocantins, consolidando umas das metas do Plano Agrícola e Pecuário 2010/2011.
A consolidação do Corredor Centro-Norte de Exportação, com a utilização dos portos de Itacoatiara (AM), Santarém e Vila do Conde (PA) e Itaqui (MA), devidamente interligados às regiões produtoras por vias e modais de transportes adequados, reduz o custo despendido pelos produtores. Também diminui, em até nove dias, o tempo de navegação rumo aos mercados compradores, refletindo positivamente na competitividade dos produtos, na renda auferida pelo produtor e no desenvolvimento da região, que participa com 30% da produção brasileira de grãos destinados à exportação. Os empreendimentos em execução estão contemplados no Plano de Aceleração do Crescimento(PAC).
Portos
As obras em execução do Programa Nacional de Dragagem para aprofundamento do canal de navegação e berços de atracação, para permitir a operação de navios com maior capacidade de carga, incidem na relação custo/benefício dos processos de importação e exportação de produtos.
Outras intervenções de recuperação e ampliação da capacidade operacional, especialmente nos portos das regiões Norte e Nordeste, tendem a descongestionar os portos do Sul e Sudeste, reduzindo as distâncias de movimentação das cargas destinadas à exportação.
Projeto Porto Sem Papel
Firmado entre a Secretaria Especial de Portos da Presidência da República e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Acordo de Cooperação Técnica viabilizará estudos e implantação de um sistema informatizado de dados produzidos nas atividades portuárias. As informações padronizadas das diversas autoridades intervenientes no processo serão automatizadas, melhorando a capacidade de planejamento e gestão, com maior agilidade e segurança nas operações de comércio exterior.
Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras
Com o início da vigência do Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras, fica assegurado um salto de qualidade nessa atividade, em todos os aspectos, emprestando maior credibilidade ao produto agrícola nacional. A melhoria dos processos de manejo e conservação garante a manutenção das características originais dos produtos entregues aos depósitos, com a qualidade exigida pelos mercados internacionais. A certificação agrega valor ao setor agrícola,com reflexos positivos na balança comercial brasileira.

Fonte: MAPA

0 comentários:

Postar um comentário