PAC libera R$ 49 milhões para mais 600 metros de túnel

Os recursos, com contrapartida de 20% do município, são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a implantação do novo túnel deve demorar 12 meses. “O pessoal de Curitiba morre de inveja da gente” Silvio Barros, prefeito de Maringá...
A prefeitura de Maringá - PR, anunciou ontem a liberação de quase R$ 49 milhões do Governo Federal para a implantação de um túnel ferroviário de 600 metros de extensão da avenida 19 de Dezembro à rua Arlindo Planas. Os recursos, com contrapartida de 20% do município, são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
“Nós vamos fazer um túnel como já foi feito no lado Leste da cidade e desta forma vamos conseguir manter as três linhas [ferroviárias] cruzando a cidade toda. Isso vai ser muito importante para o futuro, para o transporte de passageiros ferroviários entre a região metropolitana de Maringá e para o nosso trecho ferroviário ligando a Londrina”, explica o prefeito Silvio Barros.
O presidente da Urbamar, empresa que administra a execução das obras do Novo Centro, Fernando Camargo, explica que a ideia original era construir dois viadutos: um na 19 de Dezembro e outro na Arlindo Planas. Esta opção, no entanto, travaria o fluxo de veículos daquela região e não seria uma solução definitiva.
A implantação do túnel, segundo Camargo, vai interromper o tráfego na avenida 19 de Dezembro, que é uma das principais vias de escoamento da região Norte, por um curto período. No total, a obra, que deve começar em 60 dias, deve demorar 12 meses. A prefeitura já prepara a abertura da licitação para contratar a empresa que executará a obra.
“Com estas obras teremos concluído quase 100% do rebaixamento da linha férrea no perímetro urbano de MaringT, acrescenta Camargo.
“Concluir este rebaixamento significa para Maringá um pioneirismo da maior relevância na gestão do conflito entre o sistema ferroviário e o sistema viário da cidade. Maringá foi a primeira cidade do Brasil a propor isso e hoje já estamos sendo copiados. O pessoal de Curitiba morre de inveja da gente, porque eles têm esse problema, por exemplo, no centro de Curitiba e não conseguem resolver”, comenta o prefeito.
O rebaixamento da linha férrea de Maringá teve início em 2004, consumindo até agora R$ 63 milhões. Foram implantados pouco mais de 1,6 km de túnel.

Fonte: ANTF

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