Hidrovias do sul do país terão R$ 230 milhões

O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, anunciou investimentos de R$ 230 milhões nas hidrovias do Sul do País, na abertura do Seminário Sobre Transporte Fluvial e Lacustre Brasil-Uruguai, realizado no último dia 16, em Porto Alegre. A medida, incluída no Programa de Aceleração do Crescimento, em sua segunda versão o PAC 2, servirá ao transporte de carga entre cidades gaúchas e os dois países-membros do Mercosul, com potencial imediato de quatro milhões de toneladas de produtos, por ano.
O ministro dos Transportes abriu o evento confirmando o investimento do governo federal, de cerca de R$ 230 milhões, a partir de 2011, somente nas hidrovias do Rio Grande do Sul. “Estamos discutindo com nossos irmãos do Uruguai todos os aspectos que se relacionam ao aproveitamento dessa rede hidroviária, devemos estar assinando, nos próximos dias, um acordo relacionado à navegação fluvial”, informou Passos.
O diretor Nacional de Hidrovias do Ministério de Transportes e Obras Públicas do Uruguai, Jorge Camaño, explicou que “muito rapidamente, em 2012, provavelmente, o Uruguai pode estar girando quatro milhões de toneladas de produtos, através dessa hidrovia, até o Porto de Rio Grande, ou para os consumidores do Brasil”, informou o representante uruguaio. O ministro Paulo Sérgio Passos emendou a fala de Camaño, apontando para estudos que projetam fluxo de carga que podem chegar a 20 milhões de toneladas por ano.
O evento realizado no Rio Grande do Sul, como explicou o ministro dos Transportes, tratou do aproveitamento da hidrovia Brasil-Uruguai, reconhecendo a importância do modo de transporte hidroviário, “especialmente pelo potencial que oferece os rios Jacuí, Taquarí, as Lagoas dos Patos e Mirim, sendo essa última, na fronteria com o Uruguai”, disse.
Essa hidrovia, pela sua binacionalidade, é uma via de escoamento estratégica para o extremo meridional do Brasil. Compreende aproximadamente 1,4 mil quilômetros de extensão, desde Cachoeira do Sul, no rio Jacuí, até Santa Vitória do palmar, somente no Brasil. No Uruguai, as alternativas contemplam a ligação por rodovia, da capital Montevidéu a Santa Vitória do Palmar e ao porto de La Charqueada, no território uruguaio, que foi reestruturado.
O PAC 2 prevê obras diversas para essa hidrovia, como a manutenção de calado, sinalização e construção de terminais. “Temos que levar em conta o fato de que o transporte hidroviário pode ocorrer de forma mais barata, mais competitiva, e isso nos interessa, interessa ao empresariado, interessa ao país”, concluiu o ministro.
BR-101
Na tarde do dia 16, o ministro dos Transportes vistoriou as obras de duplicação da BR-101, percorrendo todo o trecho, entre Osório e Torres. Passos garantiu que as obras, no trecho gaúcho, estarão concluídas ainda este ano.

Fonte: Ministério dos Transportes

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