Rossetti lança furgão de alumínio inédito no Brasil, totalmente colado

Implemento é adesivado com fitas dupla face, técnica que elimina a colocação de cerca de 700 rebites na fixação das chapas, dando maior resistência ao produto final e diminuindo o tempo de fabricação.
A Rossetti, tradicional fabricante de implementos rodoviários, traz ao mercado brasileiro uma novidade: a empresa lançou o primeiro furgão de alumínio totalmente adesivado, em vez de fixado com rebites. Segundo a empresa, a tecnologia de fixação das chapas por meio de fitas dupla face, além de dispensar a colocação de rebites, o que deixa o implemento mais leve, dá maior resistência ao conjunto e agiliza o tempo de fabricação.
Com até seis metros de comprimento, o modelo sobre chassi será disponibilizado ao mercado no segundo semestre deste ano.
O primeiro protótipo do furgão, apresentado durante a Fenatran 2015, foi feito a partir da adaptação de um modelo rebitado. Apesar de esse ainda não ser o modelo definitivo, os especialistas da Rossetti já conseguem apontar os benefícios apresentados na primeira fase do projeto. Peter Oliveira, da área de Marketing da empresa, explica que um dos principais destaques é a eliminação de cerca de 700 rebites, o que representa um ganho significativo no tempo de montagem. “Enquanto um furgão rebitado pode levar até 30 dias para ficar pronto, a versão adesivadas fica pronta em até 3 dias”, diz.
Além desse fator, a nova técnica também ajuda a melhorar a resistência do conjunto – a fixação é maior em comparação aos rebites, que são posicionados espaçadamente – e impede a penetração de água. “Realizamos diversos testes de simulação de chuvas, sem que houvesse algum tipo de infiltração”, conta Oliveira, ressaltando que a fita dupla utilizada é fornecida pela 3M, parceira no projeto, e possui espessuras que variam de 1,6 e 2,4 metros.
Por último, o lançamento da Rossetti também proverá melhorias no que tange a saúde e segurança. O adesivamento reduz o nível de ruído em mais de 40%, tornando o furgão mais silencioso do que o modelo convencional e garantindo maior conforte ao motorista. Além disso, o nível de ruído também é reduzido no processo de produção do equipamento, já que a fixação de rebites gera mais barulho.
O implemento também pode ser equipado com assoalho naval revestido com chapa xadrez de alumínio, travessas para amarrações e com porta Roll-up para facilitar a descarga de materiais nos grandes centros, assim como no primeiro protótipo.
Após o lançamento do novo furgão, a Rossetti ainda manterá a versão rebitada à venda até o mercado absorver a novidade. “Será o primeiro produto rodoviário a utilizar tecnologia de fitas adesivas dupla face, então precisamos esperar nossos clientes se adequarem”, explica Oliveira. “Entretanto, acreditamos nas vantagens trazidas por esse produto e estamos confiantes de que o mercado de furgões de alumínio siga nesse rumo”, conclui


0 comentários:

Postar um comentário