Ferrovia Transnordestina fará transbordo em Jaboatão

A área de distribuição do polo logístico de Jaboatão dos Guararapes pode ganhar estações de transbordo de um ramal da Ferrovia Transnordestina. Seria um aproveitamento, passando pela devida revitalização (investimento ainda não calculado), da malha ferroviária Cajueiro Seco/Curado, de aproximadamente 20 quilômetros.
Segundo o prefeito da cidade, Elias Gomes, seria uma forma de otimizar o transporte de cargas das mais de 300 empresas de logística do local. A ideia foi apresentada ao presidente da empresa responsável pela obra (Transnordestina Logística S.A. - TLSA), Tufi Daher Filho, na sede da empresa, em Fortaleza, que definiu o início dos estudos de viabilidade para implantação das estações.
“Estava entre as prioridades de Jaboatão otimizar o alcance do polo logístico da cidade, que abrange da Bahia ao Pará. Fizemos um levantamento de oportunidades e dificuldades, e surgiu a ideia de aproveitar o ramal - atualmente usado exclusivamente para fluxo de passageiros - para acelerar o de cargas, já que será ligado, por sua vez, ao Complexo Industrial Portuário de Suape”, disse o prefeito.
Segundo ele, a demanda mensal de cargas do polo logístico chega a 25 mil toneladas. “A gestão da Transnordestina, por exemplo, não conhecia esse volume e nos solicitou estudos detalhados. Eles serão apresentados na próxima reunião com a presidência e a diretoria comercial da TLSA, no dia 24”, explicou. Prefeitura e representantes dos empresários logísticos verificarão de perto a situação da linha férrea.
O prefeito acredita se tratar de um pequeno investimento frente ao volume da implantação da Ferrovia, já que a empresa possui uma fábrica de dormentes em Salgueiro. “O pleito é justificado mais ainda com a implantação do Porto Seco da Receita Federal em Jaboatão, hoje em processo licitatório para a construção de um armazém que desaforagá o fluxo de produtos importados do Complexo de Suape”, disse Elias Gomes.
O presidente da TLSA, Tufi Daher Filho, confirmou o encontro e destacou que os custos só serão fechados após a finalização e a possível aprovação de projeto executivo.
A Ferrovia Transnordestina terá extensão de 1.738 quilômetros e partirá de Eliseu Martins, no Piauí, até o município de Salgueiro, de onde seguirá por dois ramais que farão conexão aos portos de Suape e de Pecém, no Ceará.


Fonte: Portal Clipping Express

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