Se a medida for implantada, o fluxo de trens será intensificado [...]
A América Latina Logística (ALL) protocolou no mês passado na Prefeitura de Americana uma solicitação de anuência para uso e ocupação do solo com o objetivo de duplicar a malha férrea de Itirapina a Santos, que inclui o trecho no município. Se a medida for implantada, o fluxo de trens nos 20 quilômetros de trilhos que cortam a cidade será intensificado.
A concessionária, por meio de sua assessoria de imprensa, informa que a segunda linha será construída dentro da plataforma já existente, não havendo a necessidade de nenhuma intervenção estrutural na cidade.
A solicitação vem na contramão do desejo do Município, que quer a retirada dos trilhos da área central. Há 48 dias um acidente na região central da cidade, entre um trem e um ônibus coletivo, deixou nove mortos e 17 pessoas feridas.
“Os trilhos atrapalham o desenvolvimento do sistema viário, além da questão da segurança. O nosso foco agora é com a retirada dos trilhos e que eles sejam implantados em uma local correto, com um contorno ferroviário. Já protocolei ofício pedindo a retirada dos trilhos na ALL e no Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). Essa solicitação da ALL já passou pelas minhas mãos, e minha posição foi contrária”, afirma o secretário de Transportes e Sistema Viário de Americana (Setransv), Jesuel de Freitas.
A Prefeitura de Americana informou que o processo continua tramitando por outros setores da Administração municipal.
A ALL informa que a solicitação foi feita para todas as cidades onde a linha férrea da concessionária passa. A empresa alega ainda que a duplicação da ferrovia é necessária para atender o crescimento do escoamento de produtos do Interior de São Paulo ao Porto de Santos. A companhia diz que com a ampliação os trens não vão precisar ficar parados nos pátios de cruzamento como ocorre atualmente, melhorando dessa maneira o fluxo.
“Não somos contra a duplicação, só não queremos que ocorra na região central da cidade. O nosso foco agora é para a retirada dos trilhos”, disse Freitas.
Em relação à retirada dos trilhos e à implantação do contorno ferroviário, a ALL informou que é favorável, mas que essa negociação entre os municípios e os órgãos reguladores até a execução do projeto pelo Dnit demanda um longo tempo, e que a duplicação é uma necessidade imediata.
Até que a decisão sobre a passagem de nível não seja tomada, a Prefeitura decidiu instalar um portão no local para garantir ainda mais segurança aos motoristas e pedestres. A estrutura terá dois metros de altura e 16 de comprimento. As obras, que foram iniciadas na última segunda-feira, devem ser concluídas em 20 dias.
Investigação - Na manhã de ontem, o superintendente de operações da ALL, Ângelo Cury Deves, prestou depoimento na Polícia Civil de Americana. Segundo o delegado do 1 Distrito Policial, Claudiney Albino Xavier, o depoimento durou cerca de 40 minutos. “Foi um depoimento técnico. Com perguntas sobre as providências que estão sendo tomadas pela concessionária após o acidente ocorrido no último dia 8 de setembro”, afirma. O superintendente reforçou o que os maquinistas já haviam dito em depoimentos anteriores, de que todos os procedimentos foram cumpridos. Xavier disse que ao ser questionado sobre qual a solução para evitar esses problemas, Deves afirmou que seria a construção de um contorno ferroviário. “Ele explicou que essa obra não é de responsabilidade da ALL e deve ser pleiteada pelos municípios junto à União”, disse o delegado.
A reportagem do Correio procurou o Dnit, mas até o fechamento desta edição não havia obtido resposta.
Fonte: Correio Popular / Net Matinha e ANTF
A América Latina Logística (ALL) protocolou no mês passado na Prefeitura de Americana uma solicitação de anuência para uso e ocupação do solo com o objetivo de duplicar a malha férrea de Itirapina a Santos, que inclui o trecho no município. Se a medida for implantada, o fluxo de trens nos 20 quilômetros de trilhos que cortam a cidade será intensificado.
A concessionária, por meio de sua assessoria de imprensa, informa que a segunda linha será construída dentro da plataforma já existente, não havendo a necessidade de nenhuma intervenção estrutural na cidade.
A solicitação vem na contramão do desejo do Município, que quer a retirada dos trilhos da área central. Há 48 dias um acidente na região central da cidade, entre um trem e um ônibus coletivo, deixou nove mortos e 17 pessoas feridas.
“Os trilhos atrapalham o desenvolvimento do sistema viário, além da questão da segurança. O nosso foco agora é com a retirada dos trilhos e que eles sejam implantados em uma local correto, com um contorno ferroviário. Já protocolei ofício pedindo a retirada dos trilhos na ALL e no Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). Essa solicitação da ALL já passou pelas minhas mãos, e minha posição foi contrária”, afirma o secretário de Transportes e Sistema Viário de Americana (Setransv), Jesuel de Freitas.
A Prefeitura de Americana informou que o processo continua tramitando por outros setores da Administração municipal.
A ALL informa que a solicitação foi feita para todas as cidades onde a linha férrea da concessionária passa. A empresa alega ainda que a duplicação da ferrovia é necessária para atender o crescimento do escoamento de produtos do Interior de São Paulo ao Porto de Santos. A companhia diz que com a ampliação os trens não vão precisar ficar parados nos pátios de cruzamento como ocorre atualmente, melhorando dessa maneira o fluxo.
“Não somos contra a duplicação, só não queremos que ocorra na região central da cidade. O nosso foco agora é para a retirada dos trilhos”, disse Freitas.
Em relação à retirada dos trilhos e à implantação do contorno ferroviário, a ALL informou que é favorável, mas que essa negociação entre os municípios e os órgãos reguladores até a execução do projeto pelo Dnit demanda um longo tempo, e que a duplicação é uma necessidade imediata.
Até que a decisão sobre a passagem de nível não seja tomada, a Prefeitura decidiu instalar um portão no local para garantir ainda mais segurança aos motoristas e pedestres. A estrutura terá dois metros de altura e 16 de comprimento. As obras, que foram iniciadas na última segunda-feira, devem ser concluídas em 20 dias.
Investigação - Na manhã de ontem, o superintendente de operações da ALL, Ângelo Cury Deves, prestou depoimento na Polícia Civil de Americana. Segundo o delegado do 1 Distrito Policial, Claudiney Albino Xavier, o depoimento durou cerca de 40 minutos. “Foi um depoimento técnico. Com perguntas sobre as providências que estão sendo tomadas pela concessionária após o acidente ocorrido no último dia 8 de setembro”, afirma. O superintendente reforçou o que os maquinistas já haviam dito em depoimentos anteriores, de que todos os procedimentos foram cumpridos. Xavier disse que ao ser questionado sobre qual a solução para evitar esses problemas, Deves afirmou que seria a construção de um contorno ferroviário. “Ele explicou que essa obra não é de responsabilidade da ALL e deve ser pleiteada pelos municípios junto à União”, disse o delegado.
A reportagem do Correio procurou o Dnit, mas até o fechamento desta edição não havia obtido resposta.
Fonte: Correio Popular / Net Matinha e ANTF
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