Airship do Brasil Logística

A Airship do Brasil Logística Ltda. (ADB) é uma empresa constituída para desenvolver, operar, comercializar e prestar apoio logístico, segurança, vigilância, publicidade, com equipamentos e meios que visem a minimizar os efeitos dos óbices estruturais que a impedem a utilização de uma logística eficaz, efetiva e segura.
Tem como prioridade, em suas fases iniciais, desenvolver meios e equipamentos denominados dirigíveis, que incorpora categorias de rígidos, não rígidos e semi-rígidos, divididos em Aeróstatos, Dirigíveis mais-leve-que-o-ar e Híbridos (ligeiramente mais-pesado-que-o-ar).
O dirigível, por ter a capacidade de navegar de dia e de noite, seja por vôo visual (VFR), seja por instrumento (IFR), permite uma autonomia em grande escala, oferecendo um excepcional conforto aos usuários, pois está livre de ruídos, tem baixíssima vibração e boa visibilidade. Sofre baixa interferência eletromagnética, fruto de a sua estrutura ser de material composto (composite). Oferece possibilidades de cumprir missões de busca e salvamento, vigilância aérea, patrulha, hospital aeromóvel, plataforma de telecomunicações, pesquisas, extrativismo responsável, apoio em calamidade pública, transporte de pessoal e material, além da excepcional meio de publicidade nos diferentes rincões do país.
Atualmente, a ADB incorpora nos seus projetos os mais avançados componentes tecnológicos, desde placas foto-voltáicas até sistemas logísticos de embarque e desembarque de cargas.
HISTÓRICO
O projeto conceitual de aplicabilidade utilizado pela Airship do Brasil tem suas origens no ano de 1980, quando o mentor do projeto adotado pela empresa buscava meios logísticos alternativos para a Amazônia, entretanto somente começou a ser desenvolvido concretamente e direcionado para o dirigível, no ano de 1990, sendo elaborada, naquela oportunidade, a primeira aproximação de projeto conceitual.
Nas fontes de consulta do projeto conceitual, podem ser encontrados os documentos encaminhados ao Estado-Maior do Exército, para a aprovação no ano de 1997 (segunda aproximação), a terceira aproximação apresentada em defesa de tese de mestrado do mentor quando em curso na Venezuela, em 2001, e a quarta aproximação apresentada ao Comandante do Exército, em 2003.
A metodologia adotada inicia com os requisitos do cliente (civil e militar), projeto conceitual propriamente dito e elaboração das bases para o projeto preliminar e o projeto detalhado ou definitivo.
O projeto conceitual divide-se em aspectos organizacionais e aspectos tecnológicos.
Os aspectos organizacionais estão relacionados com o modelo gerencial a ser adotado para a consecução do projeto. Inclui-se a análise das opções que considera o Governo Federal como Facilitador, Facilitador e Investidor Parcial ou Facilitador e Investidor Total.
São analisados, ainda, os segmentos: Clientes, Construtor e Operador, a fim de atender às múltiplas funções do dirigível.
Os aspectos tecnológicos estão divididos em AERODINÂMICA, ESTRUTURA, PROPULSÃO E DESEMPENHO / ESTABILIDADE (estática e dinâmica). Estes aspectos estão arquivados com o mentor do projeto e não são ostensivos. Estima-se, salvo melhor juízo, que esses aspectos serão apresentados para discussão ao longo da execução do projeto preliminar e projeto detalhado.
Um memorando de entendimentos foi assinado com o Exército Brasileiro e a Petrobrás em 2004.
• Dirigível no Mundo
Um dirigível é, por definição, um veículo que se desloca no ar, sustentado por um gás mais leve do que aquele e equipado com motores de propulsão e mecanismos de controle. O gás de sustentação é usualmente o hélio, mas pode ser também o hidrogênio, o ar aquecido (normalmente usado em balões) e mesmo o vapor de água.
0s dois principais tipos de dirigíveis são o não rígido (ou flexível) e o rígido. O não rígido (“blimp”) colapsa quando o gás é removido. A nacele é suportada por cabos presos no topo do envelope que tem a forma aproximada de um charuto. O “Goodyear” é um exemplo famoso de dirigível não rígido.
O dirigível do tipo rígido, semelhante ao Zeppelin, foi construído na Alemanha no início deste século, conforme invento do General Aeronauta von Zappelin. O sucesso deste tipo de veículo como meio de transporte e sua reconhecida segurança terminaram com o célebre acidente que destruiu pelo fogo o Hindenburg, em Lakehurst, New Jersey (EUA), em 6 de maio de 1937. Até a presente data, não se conseguiu apurar as verdadeiras causas do acidente, apesar de inúmeras tentativas.
A Airship do Brasil classifica a família de dirigíveis em:
• Aeróstatos
• Dirigíveis (rígidos e não ridos) mais-leve-que-o-ar
• Híbridos ligeiramente mais-pesado-que-o-ar
Diversos países, especialmente os mais desenvolvidos, vêm se ocupando com afinco com projetos e fabricação de dirigíveis, para todos os fins.
Atualmente, todos os recursos da Airship do Brasil Logística Ltda. são privados.
Dado que os avanços tecnológicos permitem desenhar dirigíveis à altura do século XXI, vislumbram-se a cada dia novos usos a serem atendidos com vantagens por esse tipo de aeronave. O interesse de diversas empresas civis de alta credibilidade nacional e internacional, sejam produtores, operadores e eventuais usuários, pode significar a decolagem segura para que o projeto de dirigíveis no Brasil saia da prancheta e comece a fazer parte integrante não apenas do sistema de logística e transportes, mas também da infra-estrutura sócio-econômica nacional.
Face ao imperativo de realização de empreendimentos e busca do desenvolvimento nacional, aos seus custos extremamente elevados e aos parâmetros ecológicos a serem levados em conta, o dirigível, apresenta-se como uma solução, que não é panacéia, mas atende parcialmente aos requisitos essenciais da empreitada. Quando se atenta ao mesmo tempo para as necessidades de reconstrução e mesmo expansão do sistema viário nacional nas regiões nordeste e centro e sul, a opção brasileira pelo dirigível impõe-se ainda com maior evidência.
É compreensível que os países mais desenvolvidos que aplicam cerca de 2,5% de seu produto interno bruto na infra-estrutura de transportes não sintam, de maneira crucial, as vantagens dessa opção. Porém, nos países em desenvolvimento, que para fazer avançar suas economias necessitam de um sistema de transporte moderno - mas que, ao mesmo tempo, amargam suas limitações devido aos recursos insuficientes de que dispõem para implantá-lo - o dirigível é uma solução que se ajusta perfeitamente a muitas de suas necessidades.
A fim de melhor entender a oportunidade que o dirigível oferece ao sistema logístico e de transportes do Brasil - e de modo geral aos países em desenvolvimento - é conveniente explicitar seus usos de maior relevância e a estratégia a ser seguida para tornar realidade sua aplicação no País, com futura projeção de poder para outras partes do planeta[...]

Maiores informações: http://www.airshipdobrasil.com.br/index.php

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