Os portos portugueses apenas conseguem ser competitivos à escala
internacional caso haja uma aposta sólida no reforço das acessibilidades
a Leixões,Lisboa e Sines, podendo este último adquirir o estatuto de
grande porto nacional e de ligação internacional, sendo de evitar
investimentos num novo terminal no Barreiro, aposta a Associação
Comercial do Porto. O estudo econômico “Terminais Portuários e
Infraestruturas Logísticas em Portugal” foi encomendado pela Associação
Comercial do Porto (ACP) a uma equipa formada pela Universidade
Católica e pela TRENMO, liderada por Álvaro Nascimento e Álvaro Costa. O
objetivo deste estudo passou por analisar a necessidade de construção
de um novo porto de águas profundas para acolher um terminal portuário
marítimo de contentores na região de Lisboa, avaliando também as redes
logísticas e infraestruturas de transporte em Portugal. Em relação a
Sines, o estudo indica que Portugal deve aproveitar as mais-valias
existentes nesta infraestrutura, como também a localização privilegiada
face ao cruzamento de rotas (América do Norte/ Europa, América do
Sul/Europa, Europa/África, round-the-world) e beneficiando de
estrangulamentos existentes na rede. O estudo de 68 páginas aponta ainda
a necessidade de melhoria das interligações terrestres entre portos e
conectividade com a rede transeuropeia de transportes; assegurar
ligações marítimas regulares e eficazes entre Portugal e os portos
centrais âncora das rotas intercontinentais e conceber um modelo de
concessões que reduza a vulnerabilidade dos portos.
Fonte: Logística Moderna
Fonte: Logística Moderna
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