Com base
em minha ampla experiência no mercado de Brindes Promocionais e MERCHANDISING,
quero abordar com o presente artigo, um caso eminentemente pratico, que
ressalta a importância do planejamento integral de uma campanha de marketing
promocional
Como parte integrante das atividades realizadas no seio de minha
empresa, Dpuntos Brindes do Brasil; www.dpuntos.com, em
determinadas ocasiões cumprimos uma missão de verdadeiros consultores de nossos
clientes e de nossos prospects. Logicamente nosso trabalho é muito mais
complexo que colocar à disposição do mercado peças promocionais que dão vida às
campanhas de difusão de imagem ou de promoção de produtos e de serviços.
Observamos com certa preocupação que em diversas ocasiões, ao realizar o
processo de planejamento que deve nortear qualquer campanha de marketing
promocional, por mais simples que seja, as empresas deixam de considerar
aspectos relevantes do processo e que podem gerar efeitos catastróficos como
tratamos de demonstrar no presente artigo.
Recentemente, um dos nossos clientes nos dirigia uma consulta a qual foi
realizada com sua campanha promocional em pleno andamento. Depois de preparar
uma ampla campanha para difusão de um produto de grande consumo nos pontos de
venda, o que se faria com a exposição do produto através de enormes DISPLAYS
produzidos em papel rígido, nosso cliente constatou que o custo logístico para
realizar a entrega do material para os pontos de distribuição, poderia supor um
custo logístico totalmente astronômico, considerando a volumetria do material
produzido.
Pode parecer ilógico porém, a única solução que encontramos foi
contratar uma empresa de manipulação de produtos, que procedeu a desmontagem
das centenas de DISPLAYS já preparados para poder facilitar o transporte do
material aos estabelecimentos destinatários da campanha; redes de supermercados
dispersa por todo país. Caso não fosse adotada esta medida nosso cliente teria
que haver contratado 5 caminhões somente para escoar os materiais do ponto de
origem para as localidades de destino.
Uma campanha de Marketing Promocional deve ser uma atividade realizada
por diversos departamentos de uma organização. As pequenas e medias empresas,
que em muitas ocasiões no contam com um departamento de marketing especifico,
devem buscar a assessoria profissional de empresas como a nossa, as quais podem
e devem oferecer um serviço integral que cumpra com os requisitos de qualidade
e preço somados à eficiência e eficácia.
Poderíamos mencionar diversos outros exemplos de situações semelhantes com
as quais nos enfrentamos no dia a dia; porém, nossa intenção é lançar uma
reflexão sobre alguns cuidados básicos e elementares que devem ser adotados com
a finalidade de que as campanhas de Marketing Promocional cumpram o único
objetivo para o qual são desenhadas que é colaborar para que as organizações
cumpram o objetivo de ATRAIR e MANTER clientes.
Sobre a Dpuntos
Regalos Promocionales (Espanha) e a Dpuntos Brindes do Brasil
Dpuntos, www.dpuntos.com, é uma organização hispano brasileira, contando porém com 14 anos de experiência em
seu segmento. A Dpuntos tem sua base de negócios na cidade de Barcelona,
Espanha, e atende o mercado brasileiro através de uma rede de correspondentes.
Dispomos de um catalogo digital no qual o cliente poderá encontrar 20.000
referencias vivas de artigos desenhados para atender às necessidades
específicas de nossos clientes. Dpuntos participa
dos principais certames existentes nos 5 continentes para poder acompanhar as
tendências internacionais de nosso segmento e estar sempre na vanguarda do
setor.
Para mais
informações sobre a empresa poderão consultar o site, www.dpuntos.com ou
entrar em contato através do telefone + 34 93 6363718, e-mail: lucia@dpuntos.com e Skype:
dpuntos.
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