Levantamento da CNI aponta a conclusão das obras como essencial para o
escoamento de carga da região, que responde por 52% da produção
brasileira de soja e milho....
A conclusão das obras da BR-163, também conhecida como rodovia
Cuiabá-Santarém, pode ajudar a diminuir o problema de congestionamento
nos portos mais demandados do país, os portos de Santos (SP) e Paranaguá
(PR). Segundo dados do documento "BR-163 Quebra de paradigma no
transporte do Comércio Exterior" (download ao final da página), feito
pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a conclusão da rodovia
facilitaria o escoamento de 3,5 milhões de toneladas de carga por mês,
fluxo que atualmente segue para portos do Sul e do Sudeste.
O documento da CNI aponta que a conclusão da rodovia é essencial para consolidar uma saída setentrional para a produção de grãos do Mato Grosso, maior produtor agrícola do país, especialmente para as safras de soja e milho.
Num período de três meses de escoamento da safra, por exemplo, a rodovia retiraria 10,5 milhões de toneladas, equivalente a 45% das exportações de grãos feitas em 2012 pelo Porto de Santos, principal rota de exportação do agronegócio – que exportou 23,1 milhões de toneladas de grãos em 2012.
O documento da CNI aponta que a conclusão da rodovia é essencial para consolidar uma saída setentrional para a produção de grãos do Mato Grosso, maior produtor agrícola do país, especialmente para as safras de soja e milho.
Num período de três meses de escoamento da safra, por exemplo, a rodovia retiraria 10,5 milhões de toneladas, equivalente a 45% das exportações de grãos feitas em 2012 pelo Porto de Santos, principal rota de exportação do agronegócio – que exportou 23,1 milhões de toneladas de grãos em 2012.
Iniciada em 1973, as obras da BR-163 só foram concluídas na parcela mato-grossense, entre Cuiabá e Guarantã do Norte, cidade próxima à divisa com o Pará. No restante, há diversos trechos incompletos e com atrasos nas obras, o que inviabiliza o escoamento da produção pelos portos de Santarém (PA) e Miritituba (PA).
Fonte: Guilherme Queiroz do Portal da Indústria
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