ETPL - Encontros Técnicos de Profissionais de Logística

Como parte da programação da LTi Consultoria – Interbusiness Soluções e seus parceiros, estamos divulgando o terceiro encontro do programa ETPL - Encontros Técnicos dos Profissionais de Logística.
O tema deste evento será voltado para a Gestão de Seguros no Transporte Rodoviário de Cargas. O evento será realizado no dia 15 de Abril de 2010 (quinta-feira) na cidade de Maringá – PR .
O objetivo dos eventos do ETPL é discutir as necessidades, técnicas e tendências do setor de transportes, envolvendo administração de frotas, manutenção e gestão de fretes e gestão operacional das atividades.
O público alvo dos eventos são: Diretores, Gerentes e Supervisores de Logística e Transportes, Profissionais de empresas embarcadoras, Prestadores de Serviços Logísticos (operadores logísticos e transportadores), Indústrias, Atacados, Distribuidores e Varejistas que possuem frota própria e empresas que necessitam de uma gestão adequada no setor de transportes.
Agenda do evento:
19h00 - Recepção
19h30 – Abertura – Gestão Logística e os Impactos nos Custos Operacionais
Tarcísio Menezes (Consultor LTi Consultoria – Interbusiness Soluções)
20h10 - Coffee Break
20h35 – Palestra 1 - Tema: Gestão de Seguros no Transporte Rodoviário de Cargas
Valdeir de Lima
Gestor de Seguros
Trade Vale Corretora de Seguros

Local do evento: Centro de Treinamentos LTi Consultoria – Interbusiness
Av. Colombo, 5039, 1º Andar - Sala 11 - Edifício Meridional - Maringá - PR

Data: 15/04/2010 - Hora: 19h
As vagas são limitadas (35 vagas), porém a inscrição será realizada através do site da LTi Consultoria:
http://www.lticonsultoria.com.br/produtos4.php?idprod=66

Maiores informações pelos telefones: 44-9991-5368 – Tarcísio ou 44-9921-9582 - Plínio

Segue a agenda dos próximos eventos, lembrando que as inscrições são todas gratuitas:
20/05: Cabotagem e Operações Portuárias
17/06: WMS nas Operações de Armazenagem
15/07: Intermodalidade no Transporte de Cargas
19/08: Monitoramento, Rastreamento e Telemetria no TRC
16/09: Perícias em Sinistros no TRC

2° Seminário de Gerenciamento de Riscos

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Governo quer abrir licitação para trem-bala em maio

O governo pretende abrir no começo de maio o processo de licitação para o trem-bala, que ligará Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas.
O prazo, no entanto, para as empresas apresentarem propostas deverá ir além dos 60 dias previstos anteriormente. Isto porque, segundo fonte do governo, as empresas pediram mais tempo para formalizar propostas mais concretas.
Até o final de abril técnicos do governo deverão responder às questões apresentadas pelo Tribunal de Contas da União sobre o trem-bala. Somente depois de atender o TCU o governo lançará a licitação.

Fonte: O Estado de São Paulo

Kepler Weber terá nova unidade de armazenamento no nordeste

O Grupo Kepler Weber, do segmento de armazenagem de grãos, juntamente com a SLC Agrícola (pertencente ao Grupo SLC), firmou projeto para uma nova unidade de armazenamento, em Barreiras-Bahia. Com previsão de entrega para este mês de abril, a iniciativa, que foi fechada no final de 2009, ressalta a importância da microrregião, que é responsável por 80% da produção estadual de soja. Capacitada para armazenar 45 mil toneladas de cereais, a nova unidade é dividida em seis células, sendo quatro silos de 10 mil toneladas cada e mais dois de 2,5 toneladas. A produção contará com secadores de grãos modelo ADS, bem como máquinas de limpeza de alta capacidade, modelo SCS 170. O comprometimento com o meio ambiente, no entanto, é um dos aspectos relevantes do projeto a começar pelo maquinário, habilitado com captadores de partículas, o que minimiza as emissões à natureza, garante a empresa.

Fonte: LogWeb

UPS apresenta dois novos serviços ao mercado brasileiro

Ampliando a gama de serviços oferecidos ao mercado brasileiro, a UPS Brasil acaba de lançar o UPS Express Critical Hand Carry, que realiza entregas emergenciais em até 24h, e o UPS Worldship 12.0, que já conta com cerca de 900 mil usuários no mundo.
De acordo com o gerente nacional de Vendas da empresa, Cristiano Rihan, o Express Critical Hand Carry é uma opção para situações de extrema urgência. “Se uma linha de produção estiver parada por conta de uma peça quebrada, a peça de reposição poderá ser enviada por este serviço e chegará em até 24h, reduzindo o prejuízo que a produção estagnada causaria”, exemplifica.
Trata-se de um serviço sem restrições de localidade para envio, a não ser, é claro, que o país de destino tenha alguma restrição de aduana ou legislação específica que impeça que o produto enviado entre no país.
Já o Worldship 12.0 é um sistema que permite que os expedidores acompanhem e gerenciem o processo de transferência, em nível mundial, através de um sistema único, incluindo fretes encaminhados por via aérea e terrestre e transporte de pequenos pacotes. “Ele possibilita o rastreamento total, porta a porta”, destaca Rihan.

Fonte: LogWeb

Terex e Equiport anunciam novo segmento de negócios voltado para portos

A Terex, fabricante de equipamentos, e a Equiport, representante oficial da fabricante no Brasil para o segmento de equipamentos portuários, acabam de anunciar o novo segmento de negócios da Terex: o Terex Port Equipment. A nova área contará com uma rede de concessionários e distribuidores para oferecer equipamentos de diferentes fabricantes para a área portuária.
Os novos produtos e serviços oferecidos incluem equipamentos do tipo Reach Stackers, Forklifts (Empilhadeiras de garfos), Empilhadeiras para contêineres cheios e vazios, Mobile Harbour Cranes (Guindastes de Porto), RTG (Transtêiner – Pontes Rolantes sobre Pneumáticos), RMG (Transtêiner – Pontes Rolantes sobre Trilhos), Straddle Carriers (movimentadores de contêineres) e os Guindastes de Cais STS (Ship to Shore) disponíveis para terminais portuários, terminais intermodais (que utilizam ferrovia), armazéns e operadores logísticos.
“A crise economica mudou a visão sobre a Brasil. As luzes estão brilhando cada vez mais na América Latina, e o Brasil é um país importante, onde está se envestindo em infraestrutura. Queremos estar presentes no Brasil e ser muito fortes no país e na América Latina”, declara Thomas Ostermann, vice-presidente e diretor administrativo da divisão de guindastes da Terex.

Fonte: LogWeb


Começa a corrida pela placa eletrônica

Foi dada a largada....
Depois de um longo período de testes e definições técnicas, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) chegou à versão final do padrão tecnológico que será usado na instalação de chips de identificação em todos os veículos do país. A decisão era aguardada pelos fabricantes de equipamentos, que agora poderão desenvolver sistemas baseados nas normas estabelecidas pelo Denatran.
A tecnologia da "placa eletrônica" - como ficou conhecido o Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav) - foi criada pelo Centro de Pesquisas Avançadas Wernher von Braun, de Campinas (SP), com o apoio de empresas especializadas em sistemas de rastreamento. Com a instalação dos chips nos carros, será possível ampliar o controle fiscal de veículos em situação irregular - com atraso de multas, IPVA e seguro obrigatório -, aprimorar a gestão do trânsito e monitorar carros que tenham sido roubados.
Nas próximas semanas, o Denatran divulgará uma relação de laboratórios que farão a homologação de equipamentos dos fabricantes. O próprio von Braun já está preparado para isso. As regras de segurança do projeto - uma lista com mais de 150 itens - incluem exigências como o intercâmbio automático de informações entre diferentes Estados, independentemente de quem seja o fornecedor da tecnologia adotada por cada Detran. A etiqueta com o chip (tag) também deverá ser instantaneamente inutilizada em casos de tentativas de remoção. Isso impedirá, por exemplo, que um chip seja clonado, evitando que carros roubados ou em situação irregular transitem livremente. Para fazer a captura dos dados, serão instaladas milhares de antenas em estradas e avenidas (ver quadro acima).
Segundo Alfredo Peres da Silva, diretor do Denatran, o custo de implantação do projeto - desde a instalação dos chips nos carros até a montagem da infraestrutura para receber os dados - deverá ser bancado pelo Detran de cada Estado, por meio do caixa acumulado com as multas de trânsito. "São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, já sinalizaram que não vão cobrar nada do cidadão", diz.
O valor de cada etiqueta com chip pode variar de R$ 2 a R$ 10, dependendo do grau de sofisticação do componente, mas segundo Silva, o custo também dependerá da frota de cada região e da negociação com o fornecedor.
A expectativa do Denatran é de que as primeiras licitações para compra de equipamentos ocorram nos próximos meses. Em São Paulo, onde a inadimplência no pagamento de taxas atinge cerca de 30% da frota, o governo estadual já realizou testes com uma tecnologia parecida à desenhada pelo órgão federal. A ideia é que a instalação do chip ocorra em situações como a inspeção veicular, atualmente realizada no Estado paulista e no Rio. "Nos demais Estados, uma opção seria instalar a etiqueta no momento de licenciamento dos veículos", diz Silva.
Uma extensa lista de fabricantes nacionais e estrangeiros está de olho na frota nacional de 51 milhões de veículos. Durante a fase de estudos do projeto, ao menos 23 fabricantes submeteram suas tecnologias a testes. Entre estes estão companhias como 3M, Firit, Freescale, Kapsch e NXP Semicondutores. Também acompanham o andamento do projeto a Enternet, Q-Free, Texas Instruments e Transcor. No ano passado, essa disputa também foi engrossada pelo Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), estatal vinculada ao Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT).
Apoiado pelo MCT, o Ceitec vem mantendo um relacionamento estreito com o Denatran para projetar-se como o principal fornecedor dos chips de identificação. Eduard Weichselbaumer, presidente do Ceitec, afirmou que a estatal tem estrutura suficiente para produzir 100 milhões de chips de identificação por radiofrequência (RFID, na sigla em inglês) por ano.
Sejam quais forem os fornecedores, diz Dario Sassi Thober, diretor do Centro de Pesquisas Avançadas Wernher von Braun, a decisão por criar um padrão nacional vai garantir ao país a independência tecnológica, além da ausência de pagamento de royalties. "Testamos a tecnologia até a exaustão e chegamos a um padrão com patente nacional", afirma. Desde a criação do Siniav, lançado há exatamente quatro anos, o governo federal defende a bandeira de priorizar o desenvolvimento nacional de sistemas e componentes, com o propósito de não ter de pagar pelo uso de propriedade intelectual de terceiros. "Hoje temos um sistema de nível internacional, uma tecnologia que pode ser usada por qualquer país do mundo", comenta Thober.
No mês passado, o Denatran conseguiu aprovar outra medida relacionada a componentes de rastreamento de veículos. A resolução que trata da obrigatoriedade de instalação de um dispositivo antifurto em veículos novos havia sido revogada por uma liminar do Ministério Público Federal de São Paulo, que acusou a medida de violar preceitos constitucionais de privacidade e intimidade. Para aprovar o projeto, o Denatran retirou a função do rastreamento dos dispositivos, deixando apenas as funções de bloqueio e localização do veículo somente com a contratação do serviço e a expressa autorização do proprietário. O projeto passa a valer a partir de julho.

Fonte: NTC & Logística


Em 12 anos, concessionárias aplicaram R$ 21 bilhões na malha ferroviária

De 1997 a 2009, as concessionárias que operam a malha ferroviária nacional aplicaram R$ 21 bilhões na recuperação da malha, adoção de novas tecnologias, redução dos níveis de acidentes, capacitação de profissionais, aquisição e reforma de material rodante, de acordo com a ANTF – Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários.
Em contrapartida, no mesmo período, o Governo Federal destinou apenas R$ 1,1 bilhão nas malhas concedidas à iniciativa privada, sendo que nenhuma parte deste valor foi voltada à construção de novas ferrovias.
Coincidência ou não, a entidade destaca que desde o início do processo de privatização da malha ferroviária, no final da década de 1990, a produção do setor saltou de 137,2 bilhões de TKU para 243,4 bilhões de TKU em 2009, representando um crescimento de 77,4%. Isto, na visão do presidente do Conselho Diretor da ANTF, Marcelo Spinelli, comprova que a iniciativa privada pode contribuir muito para o crescimento do setor.
Embora no último ano a produção ferroviária tenha sofrido uma queda de 10,1% em relação a 2008, quando o setor alcançou a expressiva marca de 270,7 bilhões de TKU, a expectativa da ANTF é que o crescimento seja retomado já em 2010, ano em que a projeção é de produzir 279,9 bilhões de TKU.

Fonte: NTC & Logística e LogWeb


ALL fecha uma parceria com a Usiminas

A ALL fechou uma parceria com a Usiminas para transportar 100 mil toneladas de bobinas de aço por mês na rota entre São Paulo e os Estados do Paraná e Rio Grande do Sul, a partir de 2011. Os carregamentos abastecerão as indústrias automotiva, de autopeças e de construção.
Trata-se do primeiro contrato dedicado da ALL nesse trecho. Quando totalmente implantado, o serviço aumentará em 25% - cerca de 1,5 bilhão de TKUs (tonelada por quilômetro útil) - a movimentação de produtos industrializados pela concessionária. Além disso, duplicará o fluxo de cargas semi e manufaturadas na rota São Paulo - Sul, hoje em 15%.
O projeto - iniciado em abril de 2009, com 10 mil toneladas por mês - demandará investimentos de R$ 235 milhões em aquisição de locomotivas, vagões, infraestrutura de carga e descarga e terminais. Desse total, R$ 124,9 milhões sairão do caixa da ALL. Referem-se basicamente a 41 locomotivas.
À Usiminas caberá o restante, como a modernização dos terminais de Tatuí (SP) e de Porto Alegre (RS) e a construção de um em Auracária (PR) - este, na terceira fase do projeto. A ALL fará o transporte entre a usina de Ipatinga (MG) da Usiminas e o terminal de Tatuí de rodovia. Na unidade da Usiminas de Cubatão, haverá necessidade de construção de desvios de ramais férreos. Das 100 mil toneladas, 60 mil toneladas sairão de Cubatão. O restante, da planta mineira.
Questionado sobre a capacidade da ferrovia da ALL na Baixada Santista, o diretor de Industrializados, Sergio Nahuz, afirmou que a malha "atende perfeitamente" o escoamento dessa demanda. "Isso não é uma preocupação".
Ainda de acordo com o executivo, existem outros projetos da mesma natureza para o tráfego SP-Sul. Tanto do setor siderúrgico, no sentido Sul-São Paulo, como em demais segmentos de carga com alto valor agregado.

Fonte:Intelog - Inteligencia em Gestão Logistica

ETPL - Encontros Técnicos de Profissionais de Logística

Como parte da programação da LTi Consultoria – Interbusiness Soluções e seus parceiros, estamos divulgando o terceiro encontro do programa ETPL - Encontros Técnicos dos Profissionais de Logística.
O tema deste evento será voltado para a Gestão de Seguros no Transporte Rodoviário de Cargas. O evento será realizado no dia 15 de Abril de 2010 (quinta-feira) na cidade de Maringá – PR .
O objetivo dos eventos do ETPL é discutir as necessidades, técnicas e tendências do setor de transportes, envolvendo administração de frotas, manutenção e gestão de fretes e gestão operacional das atividades.
O público alvo dos eventos são: Diretores, Gerentes e Supervisores de Logística e Transportes, Profissionais de empresas embarcadoras, Prestadores de Serviços Logísticos (operadores logísticos e transportadores), Indústrias, Atacados, Distribuidores e Varejistas que possuem frota própria e empresas que necessitam de uma gestão adequada no setor de transportes.
Agenda do evento:
19h00 - Recepção
19h30 – Abertura – Gestão Logística e os Impactos nos Custos Operacionais
Tarcísio Menezes (Consultor LTi Consultoria – Interbusiness Soluções)
20h10 - Coffee Break
20h35 – Palestra 1 - Tema: Gestão de Seguros no Transporte Rodoviário de Cargas
Valdeir de Lima
Gestor de Seguros
Trade Vale Corretora de Seguros

Local do evento: Centro de Treinamentos LTi Consultoria – Interbusiness
Av. Colombo, 5039, 1º Andar - Sala 11 - Edifício Meridional - Maringá - PR

Data: 15/04/2010 - Hora: 19h
As vagas são limitadas (35 vagas), porém a inscrição será realizada através do site da LTi Consultoria:
http://www.lticonsultoria.com.br/produtos4.php?idprod=66

Maiores informações pelos telefones: 44-9991-5368 – Tarcísio ou 44-9921-9582 - Plínio

Segue a agenda dos próximos eventos, lembrando que as inscrições são todas gratuitas:
20/05: Cabotagem e Operações Portuárias
17/06: WMS nas Operações de Armazenagem
15/07: Intermodalidade no Transporte de Cargas
19/08: Monitoramento, Rastreamento e Telemetria no TRC
16/09: Perícias em Sinistros no TRC