Oferta de bioeletricidade aumenta 14%
Potencial é o que não falta para que a geração de energia elétrica em térmicas de biomassa de cana-de-açúcar tenha destaque entre as fontes limpas. O último Plano Decenal da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) para 2010-2019 prevê que o potencial de cogeração salte de 10,5 GW para 17,4 GW no período. No entanto, esse mercado se ressente de sinalizações dadas pelo governo por meio da regularidade nos leilões. (Valor Econômico)
ANP aponta etanol mais caro do PR em Maringá
O mais recente levantamento sobre os valores dos combustíveis da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostra que o preço do etanol hidratado vendido nos postos de Maringá é o maior do Estado. Pela pesquisa feita em 25 estabelecimentos entre os dias 10 e 16 deste mês, o valor médio do litro do combustível na cidade é de R$ 1,858. (O Diário do Norte do Paraná)
OIA defende diversificação do setor sucroenergético para reduzir risco
O diretor executivo da Organização Internacional do Açúcar (ISO), Peter Baron, defendeu ontem, durante a conferência Datagro, um maior investimento na diversificação da produção do setor sucroenergético no Brasil e no mundo. Segundo ele, quanto mais diversificado o setor, mais protegida contra a volatilidade dos preços do açúcar a empresa estará. (Agência Estado)
"Gringos" avançam sobre a cana e devem deter 37%
A participação de empresas estrangeiras no setor sucroenergético deve atingir 37% até 2015, segundo estimativa da Datagro Consultoria. O presidente da empresa, Plínio Nastari, diz que hoje a fatia dos estrangeiros é de 23,3%. (Monitor Mercantil)
Vantagens ambientais do bagaço
A energia elétrica que vem da transformação do bagaço de cana-de-açúcar conta com vantagens de peso em relação às fontes fósseis (petróleo, carvão e gás). Ela é renovável, com emissão zero de gás carbônico, uma vez que a fotossíntese da planta e a combustão de etanol combustível funcionam como compensação pelo CO2 consumido no processo de produção e transporte. Esse é um dos aspectos mais positivos da biomassa da cana, especialmente quando comparado com 550 kg de gás carbônico emitidos a cada 1 MW/h gerado por óleo diesel, de acordo com estudos da União Europeia. (Valor Econômico)
Na contramão, Bunge prevê elevar moagem de cana em 2011/12
Ao contrário de muitos grupos sucroalcooleiros do país, que preveem em 2011/12 um desempenho não muito diferente do registrado na atual temporada, a Bunge estima um crescimento na moagem na próxima safra de até 30 por cento ante 2010/11, disse um diretor da companhia na terça-feira. (Reuters)
Etanol deve ficar cada vez mais caro no Brasil
Os tempos do etanol barato devem ficar cada vez mais distantes do consumidor. Ao contrário dos últimos anos, em que o preço poderia variar até 100% entre a safra e a entressafra, a expectativa para os próximos 12 meses é de preços em níveis elevados, independentemente do período. Só nas últimas quatro semanas o preço médio do etanol subiu 10% no Estado de São Paulo e 6,1% no País, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Até o fim do ano, o custo do combustível na bomba deve subir ainda mais e permanecer alto por todo o primeiro trimestre. (Agência Estado)
ANP: preço do etanol nos postos sobe em 20 Estados
Os preços médios do etanol hidratado nos postos brasileiros subiram em 20 Estados na semana encerrada no sábado, dia 16, de acordo com dados coletados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e compilados pelo AE Taxas, da Agência Estado. Na Bahia, os valores médios dispararam 22,4% e, na média brasileira, a alta semanal atingiu 3,46%. (Agência Estado)
Índia volta a exportar açúcar em 2010/11
O governo indiano divulgou ontem, em evento em São Paulo, uma estimativa conservadora para a produção de açúcar do país na safra 2010/11, que por lá começou oficialmente em 1º de outubro. Presente em conferência da consultoria Datagro, a secretária do Departamento de Alimentação e Distribuição Pública da Índia, Alka Sirohi, anunciou que a previsão oficial é que o país produzirá 24,5 milhões de toneladas de açúcar até fim de setembro do ano que vem, o que representará um aumento de 30% em relação ao total na safra anterior (18,8 milhões de toneladas). (Valor Econômico)
Pesquisa e tecnologia desenvolvem soluções para agricultura irrigada nos Estados Unidos
Irrigar uma lavoura e fazer chover quando precisa exige investimento e planejamento. Fred Ferrel, de 69 anos, trabalha há 33 na venda de equipamentos de ultima geração em pivôs. Antes disso, ele já era produtor rural e engenheiro agrônomo e, hoje, passa toda sua experiência em palestras – como as que ocorreram no "Um Dia de Campo", acompanhado pela reportagem do Canal Rural. (Canal Rural)
Carros híbridos chegam ao Brasil
O mercado brasileiro terá, nos próximos meses, cinco automóveis híbridos à venda. Mais econômicos e menos poluentes, os modelos movidos a eletricidade e a gasolina são as principais apostas das montadoras na linha do carro "verde". A tecnologia é vista como intermediária entre o motor a combustão e os veículos totalmente elétricos. (O Estado de São Paulo)
0 comentários:
Postar um comentário