Plano de Logística anda em Paranaguá

O Porto de Paranaguá recebeu na última semana a visita de integrantes do GEA (Grupo Executivo de Apoio) que fez um estudo emergencial para compor um plano de logística, que deve ser entregue à SEP (Secretaria Especial de Portos) até dezembro deste ano.Conforme relatou João Affonso Dentice, o PNPL (Plano Nacional de Logística Portuária) vai ser inserido nos 35 portos brasileiros. Este estudo dá a possibilidade de avançar mais rapidamente o projeto. “Nossa intenção é especificar todas as características e operações para, a partir disso, desenvolver um plano emergencial”, disse.
Dos portos brasileiros, 15 são considerados estratégicos, como Paranaguá, por exemplo. Nesses serão realizados planos específicos. Os dados obtidos nessas unidades serão tabulados e vão compor o plano emergencial.
“Este relatório preliminar deve ser entregue ainda em dezembro, na transição dos governos, para falar sobre as ações emergenciais e prioritárias de cada porto”, explicou Dentice.
Logo após essa primeira etapa, o grupo de técnicos vai ampliar o raio-x nos portos brasileiros para juntar informações suficientes para a elaboração do plano nacional, que traçará estratégias de médio, curto e longo prazo.
Elaborado pela Universidade de Santa Catarina, com consultoria do Porto de Roterdã, na Holanda, o Plano Nacional de Logística Portuária proporcionou à universidade um recurso de R$ 30 milhões, que será entregue em dois anos, por meio da assinatura de um termo de cooperação com a SEP (Secretaria Especial de Portos).

Fonte: WebTranspo

0 comentários:

Postar um comentário