A falta de uma logística eficiente que possibilite o escoamento da produção pelos países integrantes do Mercosul é um entrave à integração produtiva do bloco, que tem como sócios Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
Conforme explica o diretor do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento de Comércio Exterior, Fábio Martins Faria, quase todo o comércio é feito pelo modal rodoviário, deixando de lado a cabotagem e as ferrovias.
Sobre esse último aspecto, Faria lembra o projeto do corredor ferroviário bioceânico Paranaguá-Antofagasta, que prevê a criação de um ramal entre as cidades paranaenses de Cascavel e Foz do Iguaçu, passando por Puerto Presidente Franco, no Paraguai, Posadas e Resistencia, na Argentina, até chegar ao oceano Pacífico, no Chile.
Fontes: Net Marinha e ANTF
Conforme explica o diretor do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento de Comércio Exterior, Fábio Martins Faria, quase todo o comércio é feito pelo modal rodoviário, deixando de lado a cabotagem e as ferrovias.
Sobre esse último aspecto, Faria lembra o projeto do corredor ferroviário bioceânico Paranaguá-Antofagasta, que prevê a criação de um ramal entre as cidades paranaenses de Cascavel e Foz do Iguaçu, passando por Puerto Presidente Franco, no Paraguai, Posadas e Resistencia, na Argentina, até chegar ao oceano Pacífico, no Chile.
Fontes: Net Marinha e ANTF
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