Porto de Pecém: operação cresce 119%


O Terminal Portuário do Pecém registrou recorde de movimentação de mercadorias no primeiro trimestre deste ano....
No período, foram movimentadas 604.168 toneladas, contabilizando importações e exportações. A alta representou um aumento de 119% em relação aos três primeiros meses do ano passado, quando foram operadas 276.122 toneladas de mercadorias.
Conforme levantamento da Secex (Secretaria do Comércio Exterior do Ministério da Indústria e Comércio), o porto movimentou 51.194 toneladas de frutas, o que representa uma participação de 32% entre todos os portos do Brasil. O porto de Natal se colocou em segundo lugar com a movimentação de 24 mil toneladas e participação de 15%. Já o de Mucuripe, em Fortaleza, transportou 22 mil toneladas, com participação de 14%.
Mantendo sua expertise na exportação de calçados, Pecém teve participação de 47% nos negócios com outros países. No trimestre, movimentou 8.240 toneladas. No ranking nacional, o porto do Rio Grande, com 4.786 toneladas e participação de 27%, ficou em segundo lugar, seguido dos portos de Santos, com participação em 12%, e de Mucuripe, com 6%.
No período de janeiro a março, 125 navios operaram no porto do Pecém, registrando um aumento de 44% em relação ao mesmo período do ano passado, com a operação de 87 navios. Erasmo Pitombeira, presidente da Cearaportos, afirma que as projeções indicam um crescimento de 10% na movimentação de cargas pelo Pecém neste ano.

Fonte: WebTranspo

0 comentários:

Postar um comentário