Logística cresce junto ao e-commerce

Setor movimentou R$ 10,6 milhões no ano passado....
Ligar o computador, se conectar à Internet e escolher o produto que será comprado. O próximo passo será o de preencher alguns dados para que o cliente receba o produto em casa. Fácil? Para o consumir, sim. Mas por trás desta comodidade toda – que tem se tornado cada vez mais comum no Brasil – está uma verdadeira máquina logística, movida por inúmeras empresas especializadas neste tipo de serviço.
Para ilustrar o tamanho da cadeia do e-commerce, apenas no ano passado, as vendas do comércio virtual no mercado nacional totalizaram o montante de R$ 10,6 bilhões, um crescimento de 30% sobre o volume do ano anterior, segundo dados da e-bit, empresa especializada em informações deste nicho.
Nos doze meses de 2009, as lojas virtuais registraram mais de 32 milhões de pedidos – que vão desde CDs ou livros a equipamentos eletrônicos de última geração. Deste total, segundo a consultoria, em média, 79% das mercadorias adquiridas foram entregues no prazo.
De acordo com o levantamento da e-bit, o menor índice contabilizado foi na região Nordeste, com 73% de pontualidade. Nesta localidade, o nível de atrasos um pouco maior deve-se ao fato de a maioria dos centros de distribuição das lojas virtuais se concentrar no Sudeste no País, de acordo com a análise. Em contrapartida, o índice de impontualidade das companhias nas regiões Sul e Sudeste, não ultrapassou 15%.
Para a empresa, os índices apresentados devem melhorar ainda mais neste ano. “O comércio eletrônico possui um imenso território a ser preenchido. Em 2009, foram 17,6 milhões de pessoas utilizando o canal para realizar suas compras, ou seja, 26% do total de internautas do País. Para 2010, esse número deve crescer ainda mais e alcançar 23 milhões de usuários”, prevê Pedro Guasti, diretor geral da e-bit.

Leia matéria na íntegra em: http://www.webtranspo.com.br/economia/17659-logistica-cresce-junto-ao-e-commerce

Fonte: WebTranspo


0 comentários:

Postar um comentário