Neste artigo,
Roberto Lacerda Oliva, Diretor Geral das empresas, Press Log e Soma Log, ambas
dedicadas aos segmentos de consultoria empresarial para os segmentos de Logística
e de Transportes, aborda os principais motivos que devem levar uma empresa do
segmento em contratar uma empresa especializada em Assessoria de Imprensa [...]
Temos feito um esforço considerável para transmitir aos
empresários brasileiros a importância de buscar, de forma permanente, a
diferenciação dos serviços oferecidos por suas empresas de Logística e de
Transportes em relação aos seus competidores.
Entretanto devemos confessar nossa frustração; realmente
temos que assumir que a atividade de la qual nos ocupamos ainda atua de forma
muito embrionária.
Para que vou utilizar os serviços de uma empresa de
Assessoria de Imprensa é a pergunta recorrente que nos faz os empresários do
setor.
Portanto, de maneira reiterada, penso que é nossa
obrigação apresentar, em forma de decálogo, os motivos que justificam a
utilização de uma empresa especializada em Assessoria de Imprensa:
Em primeiro lugar através de um processo harmônico de
comunicação a empresa transmitirá ao mercado respostas objetivas para as
questões que costumam gerar duvidas na relação comercial do dia a dia.
Em segundo lugar o custo de uma visita presencial;
normalmente realizada por um representante comercial da empresa é o
suficientemente elevado para que o vendedor não tenha sua agenda de trabalho
bastante planejada: os trabalhos de assessoria de imprensa geram interessante
fluxo de visitas para os comerciais.
Em terceiro lugar não existe nada mais ético e eficaz que
trasladar ao mercado informações através de notícias. Com um bom planejamento
em assessoria de imprensa filtramos as informações que difundiremos sobre a
nossa organização.
Em quarto lugar o valor de uma empresa também é formado pelo
que alcança a sua identidade de marca junto ao mercado objetivo. Um trabalho
pro ativo em geração de notícias sobre a empresa eleva a marcar de categoria.
Em quinto lugar é nossa obrigação como empresários,
informar aos nossos clientes e prospectos las peculiaridades sobre os nossos
produtos e serviços; informações tais como: estrutura operativa, acesso ao
serviço de informação ao cliente, horários de funcionamento prazos médios de
entrega podem fazer parte do sistema de comunicação da empresa com o seu mercado
objetivo.
Em sexto lugar uma marca que está sempre em exposição
será sempre requerida pelo usuário do setor de transportes.
Em sétimo lugar; o Brasil atravessa um período de
retração comercial. O aspecto da concorrência será cada dia más acirrado; uma
empresa não deve esconder-se num ambiente de crise; ao contrário, deve
exibir-se.
Em oitavo lugar, não existe nada mais rápido e seletivo
para alcançar um diálogo permanente com o nosso mercado objetivo que a
circulação de notícias sobre a nossa empresa.
Estamos convencidos de que mediante um trabalho
organizado de assessoria de imprensa uma empresa pode mudar de patamar
comercial no qual está instalada.
Temos detectado situações extremamente prejudiciais para
os interesses do setor; em alguns trabalhos de consultoria comercial que
realizamos, observamos com tristeza a pouca inovação que existe no segmento.
Tivemos o cuidado de comparar 15 apresentações gerais de
empresas, realizadas normalmente em formato PDF. Acreditem; dos 15 documentos
estudados detectamos uma repetição de conteúdo o que determina a falta de
iniciativa para conseguir um diferencial operativo em relação à concorrência.
A mesma situação constatamos quando estudamos tarifas de
preços. Uma tarifa de preços deve refletir a política dos custos diretos e
indiretos associados às operações; ao final desta avaliação as empresas incluem
o Mark up com que querem operar e temos a política ou preços de venda.
Como esta afirmação é alto absolutamente elementar, qual
é a lógica de copiar quase literalmente os preços do concorrente?
É sempre salutar colocar os critérios com que
administramos as nossas empresas em revista.
Em nossa experiência cotidiana, nos esforçamos para
transformar em notícias as informações que consideramos que os nossos clientes
devem transmitir aos seus clientes e prospectos.
Portanto, preguntamos, questionamos, indagamos, queremos
entender os processos como forma de transmitir ao mercado o verdadeiro
diferencial de nosso cliente em relação à sua concorrência direta. Quando o
cliente aprecia este diferencial a empresa começa uma escalada de independência
operativa e comercial; não antes...
Roberto Lacerda Oliva tem a dupla nacionalidade,
Brasileira e Espanhola. Dirigiu a divisão de serviços expressos da TNT no
Brasil. Desde 1991 vive na Europa. Atualmente além de ocupar a posição de
Diretor Geral da Press Log e da Soma Log participa no Conselho Assessor Externo
da empresa brasileira ASSIMPTUR; www.assimptur.com.br
da Dpuntos Scp; www.dpuntos.com e ocupa a
posição de Assessor de Grandes Contas do grupo espanhol GrupoUnoCTC; www.grupounoctc.com.
0 comentários:
Postar um comentário