O Presidente do MIRA TRANSPORTES concede entrevista na qual aborda o presente e o futuro do segmento do TRC e do seu grupo empresarial



Considerado um dos empresários mais atuantes e participantes no segmento do Transporte e da Logística no Brasil, Roberto Mira concede esta entrevista, abordando com bastante propriedade o presente e o futuro do TRC no Brasil. Destaca ainda o conjunto de ações adotados para assegurar o futuro das organizações MIRA TRANSPORTES e TARGET LOGISTICS.

 
P -  De que forma o senhor poderia resumir sua visão sobre o presente e o futuro do TRC no Brasil?
RM – Considero que o segmento do TRC no Brasil é ainda excessivamente carente de um processo sistêmico de infra estruturas que possa permitir ao segmento, realizar, como é devido, a integração da riqueza nacional através do desenvolvimento da intermodalidade.  Sou extremamente otimista com o Brasil e todos os que me conhecem sabem de minha devoção por este país. Porém, é inegável que para lograr um futuro mais promissor, necessitamos uma política fiscal diferenciada para o segmento, ampliar os investimentos nos processos de treinamento e formação dos jovens talentos, investir em educação para diminuir, de forma importante, o volume de sinistros com as mercadorias transportadas. Não é normal que em um país de dimensões continentais, o transporte rodoviário de cargas continue sendo predominante; em médio espaço de tempo esta situação não será sustentável.
P – Dentro do quadro que o senhor estabelece, quais foram as ações adotadas pelo grupo que o senhor preside como forma de garantir o presente e o futuro de suas empresas?
RM – Sem dúvida nenhuma, depois de muitas reflexões, a decisão mais importante que adotamos foi profissionalizar a nossa organização. Atualmente, eu e os meus filhos somos assessorados por um Conselho Assessor Externo. Comandamos o MIRA TRANSPORTES a partir de um Plano Estratégico que estabelece claros objetivos, planos e metas para as Diretorias Executivas. As principais áreas da organização são dirigidas por administradores profissionais que devem prestar contas do mandato recebido reportando ao Conselho de Administração, os resultados obtidos por sua área de negócios. Este conjunto de ações garante o futuro de nossa organização permitindo que centremos nossas atividades na definição das metas e no controle dos resultados.
P – Em sua opinião quais são os principais desafios para a nova administração brasileira em relação ao TRC no Brasil?
RM – O principal objetivo em minha opinião é estabelecer um diálogo franco com o mundo empresarial, realizando um balanço das necessidades do setor no curto, médio e largo espaços de tempo. Considero que o Transporte Rodoviário de Cargas, não somente no Brasil, como em todo o mundo, deve ter um tratamento de política de estado e não de política de partido. Os planos de desenvolvimento devem contemplar a realização das obras de infraestrutura que necessitamos para operar em um ambiente real de intermodalidade. Deveríamos revisar a política fiscal racionalizando a aplicação dos impostos que gravam a nossa profissão, incentivar o mercado para a renovação da frota de caminhões e meios utilizados na condução dos nossos negócios e outras ações semelhantes. Sem ir mais longe, basta comparar o desenvolvimento do TRC do Brasil em relação aos nossos principais concorrentes no denominado bloco BRICS para constatar que necessitamos avançar de maneira acelerada para melhorar nossa posição no ranking das potencias emergentes. É inegável que neste segundo mandato a presidente Dilma terá que adotar uma serie de ajustes para equilibrar as contas públicas. Haverá uma forte diminuição dos investimentos do estado o que acarretará a continuidade dos problemas de infraestrutura do qual o país carece. Nos primeiros meses deste ano 2015 já observamos uma guerra de preços; alguns grandes embarcadores querem submeter às pequenas e medias empresas de transportes com a aceitação de uma política de fretes que sequer chega a remunerar os custos básicos do empresário do setor. Temos que estar, uma vez mas, alertas e preparados para atuar com dinamismo no seio das nossas empresas, ajustando os custos à realidade inflacionaria e recessiva.

P – Quais são os principais paralelismos que o senhor estabelece entre a situação do TRC no Brasil e na Europa?
RM – Tenho viajado com relativa frequência, tanto pela Europa como para os Estados Unidos e para os países de nosso entorno Latino Americano. Em relação aos principais aspectos tecnológicos devo reconhecer que avançamos de maneira significativa, principalmente na utilização das novas tecnologias como elemento básico para gerenciar as nossas organizações. A diferença básica está em que tanto na Europa como nos Estados Unidos, existe um autêntico conceito de integração dos diversos modais de transportes; o que denominamos intermodalidade. Os principais investimentos públicos facilitam de maneira significativa o desenvolvimento de nossa profissão. De uma maneira resumida, auto vias e auto pistas bem planejadas, portos e aeroportos com conexões logicas aos meios de transportes terrestres, educação viária, investimentos para aumentar o controle dos caminhões em viagem; tudo isso colabora para melhorar os prazos de entrega entre origem e destino ampliando a renovação de atividades mercantis entre as organizações o que redunda em benefícios tanto para o país como para as empresas e os usuários do sistema.

P – O que levou o MIRA TRANSPORTES a colocar em marcha um sistema de profissionalização de executivos e quais são os resultados obtidos depois dos primeiros anos?
RM – Depois da realização de alguns trabalhos de consultoria estratégica, os quais foram realizados, tanto com o concurso de empresas externas, como por nosso próprio grupo de executivos, entendemos que devemos delegar o dia a dia para profissionais especializados em cada área de atuação. Desta forma, a gestão do dia a dia de nossas empresas está confiada para Diretores Departamentais comandados diretamente por mim. Desta forma dispomos de especialistas que respondem pelas áreas de Finanças e Administração, Operações e Vendas. Criamos um Conselho de Administração que é por mim Presidido e que conta com a participação do Roberto Mira Junior e do Ricardo Mira e de Conselheiros Externos. Definimos a linha estratégica da empresa para um período de 3 anos; estabelecemos objetivos, planos e metas para cada departamento e em nossas reuniões periódicas realizamos o acompanhamento dos resultados e colocamos em marcha ações para corrigir possíveis distorções. O sistema tem como principal objetivo assegurar a continuidade de nossa organização. Estamos muito contentes dos resultados que vamos obtendo. Logicamente este processo deve ser revisado e atualizado constantemente respondendo sempre aos interesses marcados pelo Conselho de Administração.

P – Quais são os principais valores que o senhor destacaria da organização MIRA TRANSPORTES que o senhor fundou há 36 anos atrás?
RM – Nosso principal distintivo é o cumprimento dos objetivos adquiridos com os nossos clientes. Dispomos de uma clara oferta de prestação de serviços, com grande especialização na distribuição de cargas fracionadas para a região centro oeste do Brasil, que como todos sabemos é a zona geográfica que vem obtendo as maiores taxas de crescimento e de desenvolvimento econômico do país. Nosso departamento de qualidade realiza um constante seguimento do cumprimento dos prazos de entrega e podemos afirmar que em quase 98% dos milhares de conhecimentos de transporte de carga que manipulamos anualmente, cumprimos com os compromissos estabelecidos. Para lograr este objetivo dispomos de uma estrutura com meios informáticos, de controle de gestão, de frota, de filiais estrategicamente localizadas, de segurança; todos estes elementos confluem para fazer com que uns números superiores aos 6.000 clientes confiem nos nossos serviços; muitas destas empresas operam com o MIRA TRANSPORTES a mais de 20 anos; esta é nossa verdadeira vocação empresarial.

P – Que papel ocupa a TARGET LOGISTICS dentro do contexto do negócio do Grupo MIRA TRANSPORTES?
RM – A TARGET LOGISTICS é o braço logístico do MIRA TRANSPORTES. Não quisemos cometer o erro de alguns dos nossos concorrentes que praticamente exigem que os clientes realizem as operações de gestão de armazém com suas organizações logísticas. A TARGET LOGISTICS é uma divisão de negócios que prepara projetos personalizados de gestão logística, contemplando a realização de todas as atividades realizadas por um operador logístico, tais como: Desenho de Layout dos Armazéns, Armazenamento Temporal de Existências,  Realização de atividades de conferencia, carga e descarga de mercadorias de caminhões e contentores, Atividades de PICKING, PACKING, gestão de campanhas, Realização de inventários físicos e fiscais, transporte e distribuição porta a porta, logística reversa e outras atividades semelhantes. Via de regra operamos com projetos dedicados e desenhada acorde às necessidades de cada cliente. Nos próximos meses estaremos realizando uma série de ações com o objetivo de aumentar a participação da TARGET LOGISTICS no mix de negócios de nosso grupo empresarial.

P – Quais são os principais aspectos que caracterizam a região Centro Oeste da qual sua empresa é especialista?
RM – Como comentado anteriormente, a região Centro Oeste é a área geográfica que vem ostentando os maiores índices de crescimento econômico do Brasil. Em determinadas capitais e cidades da região centro oeste os níveis de crescimento são comparáveis à China. A região centro oeste sempre teve uma característica de região recebedora de mercadorias; ultimamente, em determinados estados está havendo um pouco mais de equilíbrio entre as cargas geradas e recebidas. Os consumidores da região Centro Oeste, dados os índices de crescimento dos quais faço referência, são bastante exigentes. O cumprimento de rigorosos prazos de entrega é uma característica básica da região que dada a multiplicidade de estabelecimentos comerciais existentes, se abastece de mercadorias procedente de todo o país. Há mais de 36 anos o MIRA TRANSPORTES tem presença nesta região, garantindo uma qualidade e regularidade de prestação de serviços que é o nosso distintivo corporativo. Apesar destes aspectos positivos da região, para atuar com o conhecimento que dispomos da região, realizamos constantes investimentos em planos de formação de nossos funcionários e já adquirimos o necessário KNOW HOW para conviver com uma área geográfica que carece de infra estrutura básica. A título de exemplo temos cidades que se distanciam centenas de KM em estradas de pura terra e na época de chuva se transformam em verdadeiros atoleiros; lamentavelmente esse quadro prevalece em nossa principal área de atividade; entretanto, nunca utilizamos tais fatos como escusa para dar aos clientes um serviço de elevado padrão de qualidade com diversos reconhecimentos públicos materializados pelo recebimento de sucessivos prêmios de qualidade que nos outorgam distintas entidades patronais.

P – Quais são os principais aspectos que o senhor destacaria a modo de conclusão desta entrevista?
RM – Depois de realizar um ambicioso processo de reorganização de nossa empresa, o MIRA TRANSPORTES está preparada para seguir sendo uma excelente opção de empresa especializada na realização de transporte de cargas fracionadas, especialmente para organizações que requeiram a obtenção de permanente valor agregado à medida em que realizamos nossas operações. Neste sentido dotamos a empresa de uma equipe de executivos profissionais, inauguramos novas e modernas filiais, dotamos nossa organização de um moderno e potente sistema informático que oferece uma excelente integração entre nossas organizações e seus clientes, modernizamos nossa frota, constituímos um Conselho de Administração que supervisiona a atuação da equipe de executivos e estamos relançando a TARGET LOGISTICS como uma empresa com capacidade de realizar serviços logísticos de primeira magnitude. Para complementar este processo o MIRA TRANSPORTES também decidiu retomar os trabalhos da equipe de Assessoria de Imprensa, levando para os nossos ambientes interno e externas informações objetivas que permitirão ao mercado conhecer o permanente movimento empresarial levado à cago em nosso grupo empresarial.


Sobre o Mira Transportes – O Grupo MIRA dispõe de duas divisões de negócios; o MIRA TRANSPORTES, empresa de transporte de carga e distribuição em todo o Centro-Oeste do país e a TARGET LOGISTICS, braço logístico do grupo especializado no desenho de soluções para as atividades de logística dedicada realizando todo tipo de atividades nos armazéns tais como: Picking, Packing, Gerenciamento Físico e Fiscal de Estoques, Preparação Especializada de Pedidos, Distribuição pelo sistema fracionado ou de carga completas tão como a gestão de logística reversa.

Informações:
Matriz São Paulo, SP - Rua São Quirino, 1.090 - CEP 02056-070
Telefone (11) 2142-9000
transportes@mira.com.br
www.mira.com.br

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