Alta do comércio eletrônico no país estimulou empresas a procurarem novas ferramentas para aprimorar serviços para o consumidor final e ampliar faturamento em 2015.
Considerado o mercado mais maduro da América Latina, o e-commerce brasileiro está em pleno crescimento. Atualmente, o país possui mais de 33,5 milhões de compradores e as vendas somam mais de R$17 bilhões, a previsão é que em quatro anos os compradores brasileiros representem mais de 60 milhões e somem R$ 40,8 bilhões, segundo dados da pesquisa Forrester Research. Para acompanhar o ritmo acelerado do mercado, empresas que atuam no segmento têm que investir em novas tecnologias para aumentar a produtividade em centros de distribuições e elevar o nível de serviços e o faturamento.
Especializada no comércio eletrônico de mercadorias fracionadas, a empresa CNTLog está no e-commerce há quatro anos e atualmente conta com quatro centros de distribuição. “Conseguimos aumentar a nossa produtividade estruturando armazenagens específicas por operação, como se tivessémos um armazém customizado por cliente e operação. Isso fez com que ganhássemos eficiência e hoje podemos trabalhar com produtos bem distintos, da comercialização de rações para animais, até bombons de chocolates finos”, explica o diretor de operações logísticas da empresa, André Carvalho.
Os investimentos em tecnologia foram necessários para agilizar alguns processos internos como o Picking, que consiste no recebimento e separação eletrônica do pedido utilizando o sistema THORPE, inclusive para conferir, gerar etiquetas e a nota fiscal eletrônica de cada pedido. “Além de investimentos na infraestrutura temos programas de capacitação e treinamento para toda a equipe para otimizar o tempo no atendimento ao cliente e ganhar produtividade”, diz Carvalho.
Faturamento – Há apenas sete meses no mercado online, a Bento Store, que comercializa marmitas e acessórios para refeições, direciona parte dos lucros em investimentos logísticos, como enfatiza um dos sócios da empresa, Carlos Otávio da Costa. “Por mais que façamos melhorias em outros processos, é muito importante começar pela logística. Temos outros grandes investimentos, mas para o bom funcionamento do nosso e-commerce é fundamental ter um excelente processo logístico, tanto que conseguimos reduzir o tempo e aumentar o controle de entrega”.
O faturamento anual da empresa é de cerca de R$ 20 milhões, sendo que ao menos 5% da renda é destinada à melhorias no processo logístico. “Com todos os nossos investimentos, inclusive na contratação de uma empresa para auxiliar nas entregas, conseguimos triplicar o faturamento. Nossa meta para esse ano é aumentar em três vezes as vendas”, pontua o executivo.
Fonte: Logweb
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