Os sete trechos rodoviários que serão concedidos à iniciativa privada
ainda neste ano não poderão acumular filas de mais de 200 metros ou que
ultrapassem 15 minutos de espera nas praças de pedágio. A obrigação
estará contida no contrato de concessão que será assinado com as
empresas após a licitação. Se as filas ocorrerem, as concessionárias
terão que liberar a passagem dos veículos sem pagamento, até a
normalização do atendimento.
Essa será a primeira vez que o Brasil terá esse tipo de obrigação para
os concessionários de rodovias. Segundo a diretora da Agência Nacional
de Transportes Terrestres (ANTT) Natália Marcassa de Souza, os próprios
usuários das rodovias vão poder ajudar no controle do cumprimento dessa
obrigação, já que as praças de pedágio terão uma marcação para indicar o
limite da fila.
Além disso, a ANTT realiza operações padrão durante os feriados para
verificar se a concessionária está adotando mecanismos para diminuir as
filas, como o sistema papa-filas, no qual funcionários vão recolhendo a
quantia do pedágio dos automóveis que ainda estão nas filas.
“É uma coisa que é factível de as empresas cumprirem, elas têm
mecanismos de dimensionamento das praças de pedágio, para que eles
cumpram esse tempo de atendimento, e nos períodos de pico eles podem
tomar atitudes alternativas”, explicou a diretora.
Outra novidade que estará presente nos novos contratos de concessão é a
possibilidade de um aumento de até 3% nas tarifas de pedágio caso os
índices de acidentes nas rodovias diminuam além das metas estimadas.
“Para elas ganharem isso, terão que ser melhor do que a média das demais
rodovias, para que possamos diminuir os índices de acidentes”.
A concessionária também não poderá reduzir por muito tempo a
disponibilidade das pistas para manutenção, sob pena de redução nas
tarifas.
Os leilões dos sete lotes que serão concedidos à iniciativa privada
estão previstos para acontecer em abril. Eles ainda estão na fase de
estudos de viabilidade. São 5,7 mil quilômetros, nos seguintes trechos:
BR-101, na Bahia; BR-262, entre Espírito Santo e Minas Gerais; BR-153,
entre Tocantins e Goiás; BR-050, entre Goiás e Minas Gerais; BR-163, em
Mato Grosso; BRs 163, 262 e 267, em Mato Grosso do Sul; e BRs 060, 153 e
262, que passam pelo Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais.
A concessão dos sete trechos está sendo debatida na tarde de hoje (18), em audiência pública na sede da ANTT, em Brasília.
Fonte: http://americaeconomiabrasil.uol.com.br/noticia/infraestrutura/transporte/novas-concessoes-de-rodovia-terao-limite-de-200-metros-de-fila-no-pedagio
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