No que depender da UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) os entraves logísticos que o Brasil sofre há tantos anos será sanado. Segundo Eduardo Leão de Sousa, diretor executivo da entidade, o setor sucroenergético tem reunindo esforços para melhorar a movimentação de cargas no País.
De acordo com Sousa, que participou do VII Encontro de Logística e Transportes, promovido pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a expansão da produção de cana, em Estados com menor índice de consumo, tem criado a necessidade de movimentação deste excedente para regiões onde a procura é maior. “Nestes casos, dutos são a solução mais eficiente, tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental,” explicou.

De acordo com o diretor, o fato da cultura de cana-de-açúcar se concentrar na região Centro-Sul do País cria demandas logísticas e dinâmicas próprias. “No que se refere às exportações, outro importante gargalo tem sido a concentração nos portos de Santos e de Paranaguá, que além de saturados, apresentam custos várias vezes superiores aos de nossos concorrentes,” explicou.
Logística sustentável:
Alfred Szwarc, consultor de Emissões e Tecnologia da UNICA, que também esteve presente no encontro, lembrou ainda a importância do etanol para promover uma cadeia logística mais sustentável e que agrida menos o meio ambiente.
“Todo o trabalho relacionado aos ônibus movidos a etanol na cidade de São Paulo, mesmo o conceito de dutos para transporte do produto da sua produção até os portos, são exemplos inequívocos de um trabalho sustentável,” afirmou o executivo
Fonte: Webtranspo
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