Pontos de acesso ao porto de Paranaguá passarão por dragagem

O governo do Paraná assinou na quarta-feira (18) contrato para realização de dragagem dos pontos críticos do acesso ao porto de Paranaguá (PR), um dos principais do país.
De acordo com a Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina), a obra deve começar em até 45 dias.
A dragagem vai recuperar o leito do Canal da Galheta, que dá acesso ao porto, eliminando elevados que hoje dificultam as manobras de navios e, por isso, impedem a entrada de certas embarcações de grande porte.
Em setembro do ano passado, a Capitania dos Portos chegou a determinar, por segurança, a redução da profundidade máxima dos navios que entram no porto à noite, justamente devido ao assoreamento do canal.
Com a dragagem contratada ontem, que deve ser concluída até novembro deste ano, a Appa pretende também aumentar o volume de cargas em Paranaguá, já que o tempo de entrada no porto será reduzido, assim como o de embarque e desembarque.
A obra custará R$ 37 milhões, bancados pelo governo estadual.
A Appa planeja fazer neste ano licitação para a dragagem dos berços do porto (onde atracam os navios). Também negocia com o governo federal a dragagem de aprofundamento de Paranaguá, que aumentaria a profundidade dos terminais de 12 para 14 metros.
Em Santos, por exemplo, maior porto brasileiro, a profundidade atual é de 13,5 metros. No maior porto do mundo, o de Xangai, na China, a profundidade é de 16 metros.

Fonte: Folha de São Paulo

0 comentários:

Postar um comentário