Obra vai evitar problemas na BR-116

A construção de duascortinas atirantadas (muro de contenção deencostas), no km 186, entrePonte Alta eCuritibanos, naBR-116, deve ficar pronta em junho do ano que vem. A informação é de Tiago Venzke Bortoli, coordenador de obras da Paulista Infraestrutura, empresa do mesmo grupo da Autopista Planalto Sul, concessionária da rodovia.
A obra é uma das maiores da concessionária na rodovia. Os serviços estão sendo executados em um ponto de terceira faixa, onde o terreno da base cedeu e a pista afundou. Por muito tempo, antes da concessão, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) manteve somente sinalização na área.
No local, onde trabalham cerca de homens, mais escavadeiras, dentre outros maquinários, serão construídas duascortinas, cada uma com mais de 100 metros de extensão. As estruturas têm por objetivo dar estabilidade ao solo, acabando com os deslizamentos e danos na pista, como vinha ocorrendo.
Segundo Bortoli, o terreno no local é muito instável e sempre quando chovia muito, a pista cedia. “A terra lá é uma mistura de solo com rocha e, quando chovia, a água infiltrava e a pista acabava cedendo. Isso ocorria todos anos. Mas com as cortinas, o objetivo é acabar com os problemas”, comenta.
Outros serviços, como a instalação de 84 drenos, com profundidade média de 31 metros cada um, para drenar a água que infiltra no solo cada vez que chove, causando os problemas na pista, também estão sendo executados. O custo total da obra, que iniciou em abril deste ano, será de aproximadamente R$ 7,6 milhões. A previsão é que tudo esteja pronto em junho do ano que vem.
“Até que o ponto seja liberado, foi reforçada a sinalização no trecho, mas a orientação é que os motoristas tenham cuidado ao transitar pelo local”, recomenda o coordenador, salientando que a obra, que fica a dois quilômetros do trevo do Patussi, no cruzamento com a BR-470, é uma das maiores daBR-116.
Da mesma forma, o chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização da delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Lages, João José Blomer, diz que a fiscalização foi reforçada no local, tudo para oferecer segurança aos motoristas. “É uma obra que vem causando uma série de transtornos, mas ela é muito importante, pois vai resolver um problema antigo. Então recomendamos cautela”, destaca.
Perto dali, outra obra está sendo executada pela Autopista. Trata-se da remodelação do trevo do Patussi, no Km 184, no trevo com a BR-470. A obra tem por objetivo dar maior segurança aos motoristas, segundo Tiago Venzke Bortoli.
Ele explica que o trevo antigo tem apenas uma pista. Com as obras, a rotatória passará a ter duas faixas, melhorando a geometria e o traçado no local, e facilitando o fluxo de veículos. O investimento é de cerca de R$ 1,2 milhão.
A obra, segundo Tiago, está prevista no Programa de Exploração da Rodovia (PER) da Autopista, definido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), conforme prevê o contrato de concessão assinado entre a concessionária e o Governo Federal.
“O prazo para entrega é fevereiro de 2012, mas a empreiteira responsável pelas obras está empenhada e acelerando os trabalhos para concluí-la ainda em dezembro deste ano”, destacou, salientando que os trabalhos começaram em outubro.
• A infiltração de água ao longo dos anos tornou o terreno instável, favorecendo deslizamentos e danos na pista (degrau). Com as obras, o objetivo é deixar o solo estável, evitando mais problemas.
• Construção de duascortinas (muro de contenção) com mais de 100 metros cada uma;
• Instalação de 84 drenos com profundidade média de 31 metros;
• Movimento de 9.700 metros cúbicos de terra;
• Consumo de 600 metros cúbicos de concreto (cerca de 80 cargas de caminhões) e 74,4 mil quilos de ferro;
• Investimento de aproximadamente R$ 7,6 milhões.


Fonte: Portal Intelog

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