Cabotagem: alternativa de transporte sustentável

Nos últimos quatro anos, a capacidade de transporte contêineres na cabotagem cresceu 25%, de acordo com o presidente da Login Logística Intermodal, Vital Jorge Lopes.

Mesmo com o crescimento entre os anos de 2007 a 2011, o percentual de quem utiliza esse transporte é pequeno comparado as suas vantagens: redução do custo final da carga, dos gases poluentes, e um aumento na segurança da carga.

“Se formos comparar ao transporte rodoviário teremos a redução em 89% do uso do combustível e 76% de emissão de CO2, aumento da segurança da carga (avarias e roubos) e, ainda, redução dos custos detransportes, o Custo Brasil”, disse Lopes.

De acordo com as projeções do presidente, para cada contêiner movimentado via cabotagem, existem outros três contêineres, atualmente transportados por caminhões, que poderiam ser transportados pela navegação entre portos marítimos.

Ele afirmou que o transporte de cargas feito pela cabotagem, em uma distância superior a 1,5 mil quilômetros, traria mais competitividade ao produto transportado.

Mas para isso acontecer é preciso de investimentos estruturais e operacionais na cabotagem. “Precisamos construir novos portos, melhorar as vias de acesso portuário, desburocratizar o setor portuário e atrair mais empresas para o setor e garantir competitividade”.

Fonte: Agência T1


0 comentários:

Postar um comentário