Setor ferroviário cresce e já disputa espaço com transporte rodoviário

Relegado a segundo plano por várias décadas, o setor ferroviário está reconquistando espaço a reboque do crescimento da economia brasileira. O transporte ferroviário de cargas, por exemplo, voltou a competir com o modal rodoviário e a expectativa é que tenha resultados expressivos ao longo dos próximos dez anos.
"A próxima década promete ser extremamente promissora para o setor ferroviário, tanto para o transportes de cargas quanto para o de passageiros", disse o presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate.
De acordo com dados da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), entre 1997 e 2009 o transporte ferroviário de cargas cresceu 77,4%, quase o dobro dos 39,5% de aumento do Produto Interno Bruto (PIB). Na "nova era do transporte ferroviário", conforme a entidade classifica o período, a produção ferroviária nacional cresceu 77,4%, saltando de 137,2 bilhões de TKU (toneladas por quilômetro útil) para 243,4 bilhões de TKU.
Além disso, enquanto o modal rodoviário até o final dos anos 1990 respondia por cerca de 62% do transporte de cargas, o ferroviário era responsável por apenas 18% dos deslocamentos. Hoje, os trens já respondem por 26% do transporte de cargas.
Segundo Abate, o Plano Nacional de Logística e Transportes (PNLT), lançado em 2007 e revisado anualmente com o acréscimo de previsão de novas futuras obras, contribuiu para o crescimento do setor, permitindo que as empresas planejem investimentos de forma estratégica. A última edição do plano prevê a expansão da malha ferroviária dos atuais 29 mil quilômetros para cerca de 44 mil quilômetros em dez anos.
A intenção do governo federal é que, até 2025, os trens respondam pelo transporte de pelo menos 35% de todas as matérias-primas e produtos. De acordo com Abate, estão previstos investimentos da ordem de R$ 100 bilhões para os próximos seis anos. Pelo menos metade desse dinheiro, assinalou, deverá ser gasto na expansão do transporte ferroviário de cargas.
O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, destacou o bom momento porque passa o transporte ferroviário. Segundo ele, a expansão da malha e o crescimento da atividade econômica vão exigir a compra de pelo menos 40 mil vagões de cargas, 4 mil carros de passageiros e de 2,1 mil locomotivas nos próximos dez anos.

Fonte: ANTF

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