Hidrovias voltam a atrair novos negócios

Nesta terça-feira, 23, a Transpetro e o Estaleiro Rio Tietê assinaram um contrato com o objetivo de viabilizar a construção de 80 barcaças e 20 empurradores que formarão comboios para o transporte de etanol através da Hidrovia Tietê-Paraná.
Em agosto, o estaleiro – que será construído em Araçatuba (SP) - venceu a licitação para a fabricação dos equipamentos. Ao todo, a Transpetro deverá investir US$ 239,1 milhões. A operação da frota está prevista para começar em 2013, em paralelo ao prazo para os novos terminais que serão instalados ao longo da hidrovia.
Conforme anunciado, cada comboio será formado de quatro barcaças e de um empurrador, com capacidade para transportar 7,6 milhões de litros de combustível. Quando totalmente operacional, o volume anual transportado deverá chegar a quatro bilhões de litros.
“Esse contrato de construção para a nova frota hidroviária da Transpetro é um significativo avanço na logística para o etanol, gerando uma enorme eficiência energética e ganhos para o meio ambiente”, afirmou José Sergio Gabrielli, presidente da Petrobras.
A Hidrovia Tietê-Paraná levará o etanol produzido nas regiões Centro-Oeste e Sudeste para a Refinaria de Paulínia (Replan) e, de lá, por dutos, atingirá diversos terminais, incluindo os de São Sebastião (SP) e de Ilha D’Água (RJ), de onde será possível exportar o produto. Segundo estimativas da estatal, a movimentação do produto pela hidrovia substituirá o equivalente a 40 mil viagens de caminhão por ano.
De acordo com a Petrobras, durante a construção do estaleiro serão gerados aproximadamente 500 empregos diretos e 2.000 indiretos. No pico das obras, os empregos diretos chegarão a 700. A operação do estaleiro demandará 300 trabalhadores em média, com a geração de mais 1.200 empregos indiretos. Já os comboios gerarão 400 empregos diretos e 1.600 indiretos na operação.

Fonte: WebTranspo

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