Centro Logístico Capixaba aposta na Cabotagem

Projeto da Nutripetro deve fomentar negócios para cabotagem nacional [...]
A Nutripetro anunciou durante a XIV Conferência Nacional de Logística, realizado pela Aslog em São Paulo, que o Centro Logístico Capixaba vai operar também com o transporte de cabotagem no Brasil. O diretor geral da empresa, José Roberto Barbosa da Silva, apresentou o projeto do Centro que ocupará área total de um milhão de metros quadrados em Barra do Riacho, na orla de Aracruz (ES).
"A cabotagem hoje no Brasil é fundamental. Temos que brigar para implementá-la efetivamente. É a solução que vem sendo discutida para reduzir os custos de transporte no País, mas até o momento não tem uma proposta concreta para implementação", afirmou o executivo.
Para Barbosa e Silva, o novo complexo deverá dividir as movimentações com os portos vizinhos,fornecendo mais alternativas de escoamento da produção nacional e evitando congestionamentos. "Temos hoje nos porto de Vitória e Vila Velha um recebimento de grande quantidade de carga de projeto que estão migrando para Minas Gerais, trazendo transtorno dentro da área urbana do Espírito Santo. O que queremos é trazer estes volumes também por ferrovias, para levar carga de projeto para as regiões interioranas do Espírito Santo e Minas Gerais", diz.
O centro terá uma infraestrutura de estocagem para atender as empresas exportadoras e importadoras, e começará a operar até o final do ano. "A ideia é ter três pontes com 20 metros cada e uma quebra mar com 1,2 mil metros para operações de suporte à exploração de petróleo e movimentação de equipamentos", ressaltou o diretor.
O investimento é de R$ 600 milhões no pier de atracação e terminais para grãos, granéis sólidos e líquidos, carga geral, produtos siderúrgicos, embarque e desembarque de automóveis, rochas ornamentais e para atender às bases de exploração de petróleo. Serão construídos tanques especiais para armazenamento de produtos químicos, petroquímicos e alimentícios para gases e líquidos. O Porto da Nutripetro terá três berços para cargas e um espaço para cinco barcaças (supply boat).
O diretor acrescentou que no final de 2011, a área deve ser ampliada para 500 mil metros quadrados. Assim, o porto poderá receber embarcações dos tipos graneleiros e Panamax. "Estamos efetivamente garantidos com operações de carga geral, rocha ornamental, equipamentos siderúrgicos e carga de projeto, além de veículos e artigos offshore. O objetivo é operar com toda essa gama de cargas a partir de 2014".

Fonte: NetMarinha

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