Voith Turbo inova na transmissão de dados para veículos ferroviários

Durante a 16ª Metroferr, a companhia apresentará novos sistemas para transmissão em alta frequência...
A Voith Turbo lança no Brasil seus mais novos sistemas de transmissões de dados entre veículos ferroviários de passageiros. A novidade que a Divisão Ferroviária da companhia apresentará, em primeira mão, durante 16ª edição da Semana de Tecnologia Metroferroviária (Metroferr 2010), é o Near Field Coupler, que agrega à tecnologia a possibilidade de transmitir dados via engates Scharfenberg sem a utilização de cabos. A Metroferr 2010 será realizada entre os dias 13 e 16 de setembro, em São Paulo.
“Com o desenvolvimento tecnológico cada vez mais acelerado na indústria ferroviária, a transmissão de dados de alta frequência é uma demanda constante”, afirma Adelson Martins, gerente executivo da Divisão Ferroviária da Voith Turbo no Brasil. O Near Field Coupler, que utiliza tecnologia wireless, está em teste na Europa desde agosto de 2009 e vem exatamente atender à necessidade de transmissão de dados sem uso físico e independente do ambiente.
Martins ressalta que o Near Field Coupler é ideal para novas aplicações e também para proporcionar um upgrade e modernização dos sistemas de transmissão de dados já existentes. Além disso, diminui o risco de vandalismo e falhas mecânicas. “Nossos sistemas são destinados a transmitir dados que possam informar e entreter o passageiro”, destaca o executivo.
Outro sistema de transmissão de dados que o mercado ferroviário brasileiro também terá a oportunidade de conhecer é o Train Line Modem (TLM). É utilizado em baixa frequência, além de oferecer design compacto num único módulo, podendo ser montado de forma autônoma ou junto ao engate. O fornecimento em série do sistema encontra-se em avaliação.
O era-Transceiver é mais uma opção que a Voith Turbo apresenta ao mercado. Utilizando tecnológica óptico-eletrônica, a transmissão de dados por meio desse sistema consegue ser mais eficiente, produzir menos ruído e ter menor nível de interferência. Já existem projetos pilotos com o era-Transceiver sendo desenvolvidos com veículos ferroviários da Siemens e NOH, na Europa.
Desde 1998, também de forma pioneira, a Voith Turbo disponibiliza ao mercado o sistema Quartax, que utiliza cabos para transmissão de dados. Este foi aprimorado pelo Quartconn, elevando a capacidade de transmissão e a confiabilidade do sistema de conexão física.
Perfil- A Voith Turbo é uma divisão do Grupo Voith, que desenvolve e fornece tecnologia de ponta em componentes, sistemas e serviços relacionados a acionamentos. Com atuação global nas áreas industrial, automotiva, ferroviária e naval, a Voith Turbo emprega mundialmente mais de 5.300 colaboradores e faturou € 1,23 bilhão no ano fiscal 2008/2009.

Fonte: Revista Fator Brasil

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