Turquia receberá bovinos brasileiros

Na tarde desta quinta-feira, 9, o Porto do Rio Grande iniciou, no Porto Novo, a primeira exportação de bovinos para a Turquia. Conforme anunciado, o embarque dos animais vivos garante a possibilidade do gado do Rio Grande do Sul conquistar um novo mercado, além do Líbano, que tradicionalmente realiza esse tipo de importação, e do Egito, que este ano começou a receber o gado gaúcho. A estimativa é que o navio-curral Kenoz, de bandeira panamenha, exporte 2,5 mil animais para o Líbano e 5,3 mil para a Turquia.
Mais de 100 TPA’s (Trabalhadores Portuários Avulsos) atuem na operação de bovinos, envolvendo arrumadores, conferentes e estivadores.
Além disso, mais 30 pessoas das empresas envolvidas trabalham no carregamento. Os bovinos ficaram confinados em uma área na Vila da Quinta (20 quilômetros do porto rio-grandino) de propriedade da exportadora Angus Trading. Para transportá-los foram utilizados 40 caminhões. Os animais exportados para o Líbano, que foram embarcados primeiro, têm de 6 a 24 meses, sendo todos de raças de origem européia.
Já os animais que seguiram para a Turquia são castrados e possuem idade de 6 a 36 meses.
Segundo Leonardo Vanzin, diretor da Vanzin Serviços Aduaneiros, responsável pelos embarques de bovinos, neste ano outras exportações serão realizadas para o Líbano e para o Egito e agora surge a possibilidade de se estabelecer carregamentos para a Turquia, ampliando a movimentação do Porto do Rio Grande. O embarque dos 7,8 mil bovinos está previsto para ser encerrado na tarde desta sexta-feira, 10. Este é o segundo embarque do ano.

Fonte: NewsComex

0 comentários:

Postar um comentário