IBP quer combustíveis menos poluentes para o setor

Ele divulgará a proposta na Conferência Rio Oil&Gas, maior evento do setor que será realizado a partir do dia 13 deste mês no Rio. Fernandes disse que embora o número de veículos produzidos no país venha batendo recordes sucessivos - entre janeiro e agosto deste ano foram fabricados 2,4 milhões - as conversões de automóveis ao GNV, menos poluente do que a gasolina e o diesel, mostram queda.
Até o fim de julho deste ano, a frota de veículos convertidos a GNV no Brasil somava 1.650.147 veículos. Para o coordenador, o número é reduzido em relação à frota total de cerca de 61 milhões de veículos, considerando ônibus, caminhões, automóveis, reboques e tratores, ou mesmo à frota de automóveis, de 35,35 milhões.
O Brasil chegou a ter entre 20 mil e 22 mil veículos convertidos por mês a GNV há cerca de três ou quatro anos. Atualmente, o maior número de conversões foi registrado em março passado - 3 mil veículos -, disse Fernandes. Segundo ele, o GNV está caro hoje no país porque o governo não quer vender todo o gás que produz para o GNV, destinando-o a outras aplicações como a geração de energia elétrica.
O coordenador afirmou que o país está deixando de explorar outras fontes alternativas de energia, como a eólica (dos ventos), solar e nuclear. "Tem que rever a política de transporte e de energia, porque a gente não está usando as riquezas que tem da melhor forma possível", acrescentou.
Rosalino Fernandes reiterou que grande parte da frota mundial, de 950 milhões de veículos, é movida a gasolina ou a óleo diesel. Esses combustíveis são considerados altamente poluidores. Explicou que a molécula do diesel tem 12 átomos de carbono e a da gasolina oito átomos, enquanto o GNV tem apenas um átomo de carbono e o álcool dois.
Embora o etanol também contribua menos para o aquecimento global, Fernandes considerou que seria uma ilusão pensar que ele poderá substituir toda a gasolina e o diesel. "Porque, para isso, o Brasil teria que se tornar um imenso canavial". Como a cana-de-açúcar não pode ser cultivada em todo o território, ele argumentou que entre as alternativas em estudo, o gás natural é a melhor.

Fonte: Frota & Cia

0 comentários:

Postar um comentário