A ampliação do sistema portuário brasileiro e sua preparação para a Copa do Mundo foram temas de palestra no evento Brasil World Cup Transportation Congress, que aconteceu na última semana de agosto, em São Paulo, Na ocasião, Tiago Lima, diretor da Antaq ministrou a palestra "Modernização dos Portos Brasileiros”.
Lima fez um relato dos investimentos federais que estão ocorrendo nos portos, que somam R$ 1,2 bilhão, entre recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e do Programa Nacional de Dragagem. Serão beneficiados sete portos: Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Natal (RN), Recife (PE), Fortaleza (CE), Salvador (BA) e Manaus (AM).
Segundo o diretor, tais investimentos se destinam à reforma de berços, ampliação de cais, implantação de defensas para atracação de navios de cruzeiros, adaptação de áreas de armazéns para terminais marítimos de passageiros, pavimentação e urbanização de áreas do porto para circulação terrestre, entre outras melhorias.
O motivo do aparelhamento dos portos é utilizar os próprios navios de turismo para hospedagem durante a Copa. "É uma medida complementar e de baixo custo que vai ajudar bastante a desafogar a rede hoteleira nas cidades-sede litorâneas do país", observou Lima.
Atualmente, só dois portos brasileiros dispõem de terminais exclusivos para passageiros: Rio de Janeiro e Santos. E a expectativa, segundo ele, é dobrar, a capacidade atual de passageiros e leitos em 2014.
Atualmente, Santos tem capacidade de atracação de três navios diários, o que corresponde a 18 mil leitos; Rio recebe até sete navios por dia, correpondendo a 21 mil leitos; e Salvador pode receber até seis navios por dia, com capacidade de 14 mil leitos.
A expectativa é que a Copa do Brasil deverá movimentar R$ 155,7 bilhões, sendo esperados 500 mil turistas estrangeiros durante a competição. Segundo o Ministério dos Esportes, os investimentos para a Copa podem chegar a US$ 10 bilhões.
Fonte: WebTranspo
Lima fez um relato dos investimentos federais que estão ocorrendo nos portos, que somam R$ 1,2 bilhão, entre recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e do Programa Nacional de Dragagem. Serão beneficiados sete portos: Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Natal (RN), Recife (PE), Fortaleza (CE), Salvador (BA) e Manaus (AM).
Segundo o diretor, tais investimentos se destinam à reforma de berços, ampliação de cais, implantação de defensas para atracação de navios de cruzeiros, adaptação de áreas de armazéns para terminais marítimos de passageiros, pavimentação e urbanização de áreas do porto para circulação terrestre, entre outras melhorias.
O motivo do aparelhamento dos portos é utilizar os próprios navios de turismo para hospedagem durante a Copa. "É uma medida complementar e de baixo custo que vai ajudar bastante a desafogar a rede hoteleira nas cidades-sede litorâneas do país", observou Lima.
Atualmente, só dois portos brasileiros dispõem de terminais exclusivos para passageiros: Rio de Janeiro e Santos. E a expectativa, segundo ele, é dobrar, a capacidade atual de passageiros e leitos em 2014.
Atualmente, Santos tem capacidade de atracação de três navios diários, o que corresponde a 18 mil leitos; Rio recebe até sete navios por dia, correpondendo a 21 mil leitos; e Salvador pode receber até seis navios por dia, com capacidade de 14 mil leitos.
A expectativa é que a Copa do Brasil deverá movimentar R$ 155,7 bilhões, sendo esperados 500 mil turistas estrangeiros durante a competição. Segundo o Ministério dos Esportes, os investimentos para a Copa podem chegar a US$ 10 bilhões.
Fonte: WebTranspo
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