
Lima fez um relato dos investimentos federais que estão ocorrendo nos portos, que somam R$ 1,2 bilhão, entre recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e do Programa Nacional de Dragagem. Serão beneficiados sete portos: Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Natal (RN), Recife (PE), Fortaleza (CE), Salvador (BA) e Manaus (AM).
Segundo o diretor, tais investimentos se destinam à reforma de berços, ampliação de cais, implantação de defensas para atracação de navios de cruzeiros, adaptação de áreas de armazéns para terminais marítimos de passageiros, pavimentação e urbanização de áreas do porto para circulação terrestre, entre outras melhorias.
O motivo do aparelhamento dos portos é utilizar os próprios navios de turismo para hospedagem durante a Copa. "É uma medida complementar e de baixo custo que vai ajudar bastante a desafogar a rede hoteleira nas cidades-sede litorâneas do país", observou Lima.
Atualmente, só dois portos brasileiros dispõem de terminais exclusivos para passageiros: Rio de Janeiro e Santos. E a expectativa, segundo ele, é dobrar, a capacidade atual de passageiros e leitos em 2014.
Atualmente, Santos tem capacidade de atracação de três navios diários, o que corresponde a 18 mil leitos; Rio recebe até sete navios por dia, correpondendo a 21 mil leitos; e Salvador pode receber até seis navios por dia, com capacidade de 14 mil leitos.
A expectativa é que a Copa do Brasil deverá movimentar R$ 155,7 bilhões, sendo esperados 500 mil turistas estrangeiros durante a competição. Segundo o Ministério dos Esportes, os investimentos para a Copa podem chegar a US$ 10 bilhões.
Fonte: WebTranspo
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