Paranaguá exportará grãos paraguaios

A Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) e a Codapar (Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná) acabam de anunciar que trabalharão em parceria para trazer a carga de grãos do Paraguai para exportação nos portos paranaenses.
Conforme anunciado, a previsão é que, até o final deste ano, mais de 200 mil toneladas de soja, milho, trigo e farelos produzidos no país vizinho sejam comercializados pelo complexo paranaense.
Segundo as informações divulgadas, a produção de dez cooperativas paraguaias, responsáveis por 60% da produção de soja do país, deve ser escoada até a cidade de Cascavel, onde a Codapar já constrói um porto seco.
“Todo o produto será internalizado na estação aduaneira de Cascavel e de lá teremos o transbordo para caminhões maiores e para os vagões de trens que farão a logística até o terminal portuário de Paranaguá”, detalha Jânio Dalla Costa, diretor-presidente da Codapar.
De acordo com Mario Lobo Filho, superintendente da Appa, a parceria permitirá a retomada de negócios importantes. “Vamos restabelecer Paranaguá como porto preferencial de movimentação dos grãos do Paraguai. Até então, o comércio internacional do país era realizado via Nova Palmeira, no Uruguai, ou via Rosário, na Argentina”, destacou.
A expectativa é que já em 2011 os produtores paraguaios exportem aproximadamente 600 mil toneladas de grãos pelo terminal paranaense. O país tem produção anual de 8 milhões de toneladas de soja, milho e trigo.

Fonte: WebTranspo

0 comentários:

Postar um comentário