Plataforma Logística no oeste do Paraná

Governo do Paraná se mexendo...
O vice-governador Orlando Peste se reuniu nesta terça-feira (23), em Curitiba, com prefeitos e representantes do Pacto Oeste (formado por 11 municípios) para discutir a consolidação e ampliação dos transportes ferroviário, hidroviário, rodoviário e aeroviário da região. A proposta é trabalhar o eixo Cascavel-Guaíra, onde o Estado já tem investido. "É um grande trabalho de desenvolvimento regional e metropolitano em uma das regiões mais produtivas de cereais, produtos pecuários e da agroindústria",afirmou Pessuti.
Está em estudo a construção de uma plataforma logística que tem como ponto central o município de Guaíra, cuja localização, segundo Pessuti, é estratégica. "A cidade está próxima ao Rio Paraná, às margens do Rio Ivaí, aos departamentos paraguaios de Canyndeyú e Salto de Guairá e do Mato Grosso do Sul. É, portanto, uma região estratégica para desenvolvermos logística e transporte, fomentando o desenvolvimento do Estado", argumentou.
Com apoio do Governo do Estado e do Governo Federal, os municípios do Pacto Oeste afirmam ser importante os investimentos na integração da hidrovia Tietê – Paraná, na expansão da Ferroeste, na melhoria nas rodovias BR-277 e BR-163 e na base aeroportuária de cargas. "Guaíra está em um centro estratégico que permite o cadenciamento de mercadorias. Este módulo vai integrar a região Oeste do Paraná, o eixo do Paraguai que vai de Salto del Guairá até Assunção, e o Trópico de Capricórnio, que envolve Paraguai, Chile, Argentina, Brasil e Uruguai", explicou o coordenador técnico do Pacto Oeste, Josemar Ganho.
Neste sentido, o Governo do Estado investe na ampliação da Ferroeste, a ferrovia pública paranaense, que vai interligar toda a região Sul e o Mato Grosso do Sul. "Há um compromisso do Governo do Estado de investir na ampliação da ferrovia de Cascavel até Guaíra e, de lá, até Maracaju (Mato Grosso do Sul). Os estudos são feitos pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano, dos Transportes e da Ciência e Tecnologia", disse Pessuti.
O projeto de fortalecer a logística e o transporte na região Oeste ganhou força a partir da observação do cenário internacional, conforme explicou Josemar. "O cenário aponta para mais consumo de proteína animal por conta da ascensão de nova classe média na Índia e na China e pressão da demanda por comida no Oriente Médio. Sendo assim, haverá aumento na demanda por grãos,
gado, frango e suíno, produtos fortes na região Oeste", disse.
Para discutir a realização desses projetos, haverá uma reunião no dia 30 de março, em Brasília. Estarão reunidos técnicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano, das prefeituras da região Oeste e do governo federal, conforme disse o secretário Forte Netto. Participarão também
empresários estrangeiros que têm interesse em financiar o projeto da plataforma logística de transporte. "Traremos as considerações e propostas para discutir com o Governo do Paraná como poderá ser feito o trabalho", afirmou Forte Netto.
O Pacto Oeste é composto por 11 municípios do eixo Cascavel-Guaíra: Assis Chateaubriand, Cascavel, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Mercedes, Nova Santa Rosa, Palotina, Quatro Pontes, Terra Roxa e Toledo. Foi criado em 2008 e, desde então, os municípios vêm debatendo projetos prioritários, que incluem transporte e logística. "Criamos um Plano Diretor Integrado com suporte técnico para mapear essas demandas, integrando pequenos e grandes projetos que vão trazer qualidade de vida, geração de emprego e renda e desenvolvimento econômico e social", afirmou a coordenadora da Microrregião de Cascavel, Inês de Paula.

Fonte: http://www.aen.pr.gov.br/

Contribuição: Domingo Martin Jr. (LTi Consultoria)

0 comentários:

Postar um comentário