O PAC devia ser assim

Transportar a soja do cerrado até o porto está 25% mais barato. Uma ação conjunta de três estados e empresas privadas dá pistas ao governo sobre como melhorar a infraestrutura: mais planejamento e uso do que já existe e menos ideias mirabolantes...
Aos 59 anos, o paranaense Dário Grando é um belo exemplo de empreendedor rural brasileiro. Em 1985, munido de uma modesta poupança, após rodar o país ele chegou com a família a Unaí, no noroeste mineiro, para desbravar a região. Hoje, dono de uma fazenda de 1 136 hectares no alto de um imponente chapadão, planta soja, milho e sorgo. Há um ano, Grando farejou que poderia dar passos mais largos para expandir a lavoura. A novidade para ele e centenas de proprietários no noroeste de Minas Gerais e nas regiões norte e leste de Goiás foi a inauguração, em abril de 2009, de um terminal ferroviário para o embarque de grãos na cidade de Pirapora, a 300 quilômetros de Unaí. Construído pela Ferrovia Centro Atlântica, uma subsidiária da Vale, em parceria com sete empresas, entre as quais as comercializadoras Mitsui, Multigrain e Louis Dreyfus, o projeto envolveu também a recuperação de 135 quilômetros de estrada de ferro entre as cidades mineiras de Pirapora e Corinto. O corredor ferroviário resultante desemboca no porto de Tubarão, perto de Vitória, no Espírito Santo. De sua parte, o governo mineiro investe 173 milhões de reais na recuperação das rodovias que ligam Unaí a Pirapora. Para os produtores rurais, a troca do caminhão pelo trem em grande parte do percurso já resulta em corte de 15% a 25% nos custos com transporte. "Neste ano vou economizar 33 000 reais em frete, o que dá 60% do gasto que tenho com os oito empregados da fazenda", diz Grando. "A economia vai toda para ampliar a plantação." Estimativas iniciais indicam um aumento de 15% na área plantada de grãos da região na safra de 2010.
O exemplo que vem de Minas Gerais, Goiás e Espírito Santo é um caso primoroso de trabalho conjunto do setor público com o setor privado. "Se o PAC seguisse o modelo implantado entre Unaí e Vitória, grande parte dos gargalos nos corredores de exportação do país já teria sido resolvida", diz Paulo Resende, coordenador do departamento de infraestrutura da Fundação Dom Cabral [...]


clique na imagem para ampliá-la

Leia Matéria na íntegra em: http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes/0964/economia/pac-devia-ser-assim-540740.html?page=full

Fonte: Portal Exame

0 comentários:

Postar um comentário