Grandes Números

A produção é excelente, já o escoamento...
O estado de Mato Grosso é o maior produtor agropecuário do Brasil, respondendo anualmente por quase 30% da soja e 36% do rebanho bovino do país. Entretanto, as precárias condições logísticas do estado roubam boa parte da competitividade conseguida no campo. Um estudo da consultoria Macrologística, em parceria com a Confederação Nacional das Indústrias, projeta uma situação insustentável para 2020 caso não haja melhorias drásticas na infraestrutura de transporte mato-grossense.
Um estado estrangulado:
A capacidade das estradas existentes já está saturada, o que faz com que a velocidade média dos caminhões seja muito menor que a recomendada, de 60 quilômetros por hora. Abaixo, os principais gargalos do estado, com a quantidade ideal de carga por trecho e a, de fato, transportada(1) (em milhões de toneladas por trimestre).


A competitividade se perde no caminho:
Apesar do custo de produção da soja mato-grossense ser um dos menores do mundo, a logística acaba com essa vantagem (custo de produção e do transporte da tonelada de soja exportada, em dólares):

Um freio para o crescimento?
Sem melhorias drásticas na infraestrutura, a economia de Mato Grosso não conseguirá atingir seu potencial. Principais produtos agropecuários do estado (produção em milhões de toneladas):


Fonte: Portal Exame


0 comentários:

Postar um comentário