Porto de Rio Grande terá calado maior


Unidade vai passar a operar com 42 pés...
Durante a 170ª reunião ordinária do CAP/Rio Grande (Conselho de Autoridade Portuária do Porto do Rio Grande) foi debatida a necessidade de um novo calado para o porto rio-grandino.
Jayme Ramis, superintendente do porto, e membros do CAP informaram que o calado deverá ter um aumento gradual para que ainda durante o escoamento da safra de grãos os terminais sejam beneficiados. A profundidade para a navegação passará para 42 pés.
De acordo com Ramis, a SEP (Secretaria Especial de Portos), responsável pela dragagem de aprofundamento do porto gaúcho, entregou nesta semana a batimetria do canal externo (fora dos molhes da Barra) para a Suprg (Superintendência do Porto do Rio Grande) que fará a análise do documento.
Recentemente, o canal interno do porto (acesso aos terminais) já foi aprofundado de 14 para 16 metros e atualmente está sendo executada a dragagem de 14 para 18 metros no canal externo. Com isso, o local passa a ter 15,5 metros.
“A nossa intenção, até que o estudo completo para a definição do novo calado seja concluído, é de realizar um aumento gradual de nosso calado com base na batimetria agora entregue e com a aprovação da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul. Em um primeiro momento devemos aumentar em dois pés o nosso calado, passando a operar com 42 pés. Com isso, já atenderíamos a solicitação dos terminais graneleiros, que estão fechando seus contratos com os armadores para o escoamento da safra gaúcha e que poderão com o novo calado embarcar, em média, quatro mil toneladas a mais em um navio”, explica Ramis.
“Posteriormente, quando a dragagem para 18 metros estiver concluída, estabeleceremos o calado final que deverá ficar próximo dos 50 pés. A previsão é que a dragagem no canal externo seja finalizada em junho deste ano”, completou o superintendente.

Fonte: WebTranspo

0 comentários:

Postar um comentário