Tereos combina fábricas de três continentes


Dono da Açúcar Guarani promove reorganização de ativos no Brasil, Europa e África. São Paulo será sede de Tereos Internacional...
O grupo francês Tereos, um dos maiores produtores de alimentos do mundo, decidiu combinar seus ativos de produção de açúcar, amido e energia no Brasil, Europa e África. A Tereos Internacional, como será chamada a nova empresa, com receita líquida estimada em US$ 2,5 bilhões, será listada na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&F Bovespa) e terá sua sede em São Paulo.
"Com vendas em mais de 100 países, a Tereos Internacional alavancará sua ampla presença geográfica para atender clientes globais nos setores de alimentos e bebidas, energia, nutrição animal, farmacêutico e outros, na medida em que ocorrer a sua expansão global", informou a Açúcar Guarani, a empresa de açúcar e álcool do grupo Tereos no Brasil, em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários na noite deste domingo.
O grupo irá unir os ativos de cereal na Europa com os de cana-de-açúcar tanto no Brasil como no Oceano Índico. A intenção é fazer a incorporação de ações da Guarani, terceira maior processadora de cana-de-açúcar e a quarta produtora de açúcar no Brasil, com capacidade de moagem de 15,8 milhões de toneladas e seis usinas no Brasil. Além da BM&F Bovespa, a empresa será listada também na NYSE Euronext em Paris.
A Tereos Internacional será presidida pelo executivo francês André Trucy, de 57 anos, ex-diretor-geral da Rhodia no Brasil entre 1989 e 1996, recentemente contratado. Jacyr Costa Filho, que preside hoje a Açúcar Guarani, vai responder pelas atividades pela empresa no Brasil.
Na manhã desta segunda-feira, as ações da Açúcar Guarani na Bovespa, que deixará de ser negociada a favor dos papéis da nova empresa, abriram em alta de mais de 4%. Às 10h48, as ações subiam 2,07%.

Fonte: Último Segundo


0 comentários:

Postar um comentário