DIGITALIZE-ME São Paulo traz palestras sobre redes sociais, comércio eletrônico e marketing digital voltadas às empresas de logística

Programação é gratuita e faz parte da MOVIMAT - Salão Internacional de Logística Integrada 2015, que será de 15 a 17 de setembro
 A partir da parceria com a ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a edição do Digitalize-ME São Paulo será no dia 17 de setembro, das 9h às 17h, durante a MOVIMAT – Salão Internacional da Logística Integrada 2015. Unindo iniciativas comerciais e acadêmicas com poder real de capacitação, o projeto oferece palestras gratuitas sobre redes sociais, comércio eletrônico e marketing digital voltadas para as empresas de logística.
De acordo com o presidente da ABComm, Maurício Salvador, conforme aumenta a penetração do uso da Internet na população brasileira, mais as empresas sentem a necessidade de marcarem e fortalecerem presença no mundo digital. Redes sociais, comércio eletrônico e ações de marketing digital, segundo ele, são fundamentais para o aumento das vendas e qualidade de atendimento nas empresas.
“De forma inevitável, os consumidores começam a utilizar a Internet não apenas como um canal de compras, mas também como um canal de reclamações, o que muitas vezes pode causar sérios arranhões na imagem de uma empresa, independente de seu porte. Isso sem falar nos mais de 53 milhões de e-consumidores brasileiros que já optam em comprar diversas categorias de produtos pela Internet, comprometendo o fluxo de vendas principalmente das empresas regionais, unicanais, presentes apenas fisicamente, seja em lojas de ruas ou shopping centers”, afirma Salvador.
Os principais objetivos do projeto Digitalize-ME são estimular a cultura do empreendedorismo digital, atrair novas empresas para o comércio eletrônico e redes sociais, levar conhecimento sobre o mundo digital para empresas, desenvolver habilidades de comunicação digital nas empresas e mantê-las competitivas por meio de estratégias digitais, além de criar a cultura de uso das novas ferramentas 2.0.
O Digitalize-ME contará com palestras sobre “Bling: Vantagens de ter ERP integrado com seu e-commerce”, “Como vender mais em tempos de crise”, “O perfil do profissional de e-commerce”, “Estratégias de pagamento para aumentar as vendas”, “E-mail Marketing: estratégias para o dia-a-dia”, “Recursos no e-commerce com foco no consumidor mobile”, “Como se precaver contra fraudes”, “Marketplace e o futuro do seu negócio”, “Estruturando o backoffice de uma operação de e-commerce” e   “Como trabalhar com marketplaces de forma eficiente”. O evento também contará com a apresentação dos resultados do 2º “Estudo sobre Logística no E-commerce Brasileiro”, realizado pela ABComm.
Sobre a MOVIMAT
MOVIMAT - Salão Internacional da Logística Integrada 2015 é realizada em parceria com a ABRALOG – Associação Brasileira de Logística e SETCESP – Sindicato das Empresas de Transporte de São Paulo. O evento tem o apoio da APRECESP – Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias do Estado de São Paulo, ABComm – Associação Brasileira de Comércio, ABIA - Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação, ABIAF – Associação Brasileira da Indústria de Armazenagem Frigorificada, ABIFER – Associação Brasileira da Indústria Ferroviária, ABTC – Associação Brasileira de Logística e Transporte de Carga, ANFIR - Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários, APRECESP – Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias do Estado de São Paulo, CACOMEX – Câmara de Comercio Exterior do Vale do Paraíba,  CBC - Câmara Brasileira de Contêineres, Transporte Ferroviário e Multimodal, GCCA – Global Cold Chain Alliance, IMAM - Instituto de Movimentação e Armazenagem de Materiais, ITS –Instituto de Tecnologia de Software, Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior, Ministério dos Transportes, NTC&Logística, SINDASP - Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo e Urban Systems.
A feira é organizada e promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, empresa que no Brasil é responsável pela organização da Fenatran – Salão Internacional do Transporte, Salão Internacional do Automóvel, Salão Duas Rodas, Nordeste MotorShow, entre outros. Globalmente, a companhia conta com um amplo portfólio de eventos na área de transporte e logística pelo mundo, como em Paris, na França, com os eventos Sitl Europe, Supply Chain Event, Eco Transport & Logistic, Intralogistics Paris e Sitl Logistics Solution. Na Índia, realiza os eventos India Warehousing Show e India Transport & Logistica Show, em Nova Délhi e India Cold Chain Show, em Bombaim. A Reed Exhibitions é responsável ainda pelo Supply Chain & Transportation USA, em Atlanta (EUA) e Material Handling, em Bangok (Tailândia).
Mais informações: 
MOVIMAT - Salão Internacional da Logística Integrada 2015
Data: 15 a 17 de setembro
Local: Pavilhão Branco - Expo Center Norte – São Paulo (SP)
Site oficial: www.expomovimat.com.br
Informações para a imprensa:
Attuale Comunicação - (11) 4022-6824
Mariele Previdi - (11) 99954-4626 - mariele@attualecomunicacao.com.br
Mariane Belasco - (11) 97066-0426 - mariane@attualecomunicacao.com.br
Rodrigo Tomba - (11) 99954-1884 - rodrigo@attualecomunicacao.com.br

Gerência de Comunicação - Reed Exhibitions Alcantara Machado
Antonio Alves - (11) 3060-5019 - antonio.alves@reedalcantara.com.br
Andressa Bezerra - (11) 3060-4747 - andressa.bezerra@reedalcantara.com.br
Bianca Bote - (11) 3060-4909 - bianca.bote@reedalcantara.com.br

Sobre a Reed Exhibitions Alcantara Machado
A Reed Exhibitions Alcantara Machado atua no Brasil através dos seus escritórios em São Paulo, Recife e Ribeirão Preto. Com um portfólio de cerca de 32 marcas, em todo o território nacional, o grupo traz para o Brasil as melhores práticas em exposição de eventos, com a experiência de quem é líder mundial neste mercado.
Participar de um evento organizado e promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado é estar numa vitrine de relacionamento que recebe, anualmente, somente no Brasil, cerca de 1 milhão de compradores. Além do Brasil, a Reed Exhibitions atua em 42 países. São mais de 500 eventos distribuídos pelas Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia.
Para mais informações:
www.reedalcantara.com.br
 

Ministro dos transportes estará na abertura da Movimat e falará sobre os cenários macroeconômicos para os próximos anos e planos governamentais

Antônio Carlos Rodrigues estará na abertura do evento, no dia 15 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP)

O Ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, confirmou presença e fará palestra durante a 19ª Conferência Nacional de Logística, promovida pela ABRALOG - Associação Brasileira de Logística, evento simultâneo a MOVIMAT – Salão Internacional da Logística 2015, no Expo Center Norte, que será de 15 a 17 de setembro. O painel será às 11 horas do dia 15, e abordará os planos governamentais para o setor de logística, os cenários macroeconômicos para o biênio 2016-2018, além de fazer uma análise do mercado.
O objetivo do painel é entender como os novos planos governamentais de incentivo e transformações da logística brasileira vão impactar no planejamento estratégico de usuários e fornecedores de soluções logísticas, com a nova etapa do Programa de Investimento em Logística (PIL), anunciado pela presidente Dilma Rousseff, em junho. Além disso, o painel pretende mostrar como o envolvimento do setor privado pode impulsionar os projetos, visualizar a possibilidade de integrar consórcios e ser um dos agentes de mudança.
O PIL prevê a continuidade ao processo de modernização da infraestrutura de transportes do país e também deve atuar na retomada do crescimento da economia. Estão previstos R$ 198,4 bilhões em investimentos, sendo R$ 69,2 bilhões entre 2015-2018 e R$129,2 a partir de 2019. Os investimentos estão divididos entre Rodovias (R$ 66,1 bilhões), Ferrovias (R$ 86,4 bilhões), Portos (R$ 37,4 bilhões) e Aeroportos (R$ 8,5 bilhões).
Também estarão presentes no painel o Superintendente de Negócios em Logística de Carga da Infraero e Membro do Conselho da ABRALOG, Francisco Nunes; Jorge Luiz Macedo Bastos, Diretor Geral da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT); Herlon Alves Brandão, Diretor do Departamento de Estatística e Apoio à Exportação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). A moderação do painel será por conta do presidente da ABRALOG, Pedro Moreira.
PARA FAZER A COBERTURA, O CREDENCIAMENTO PODE SER FEITO PELO SITE http://www.expomovimat.com.br/Multimidia/Imprensa/Credenciamento/ . O CREDENCIAMENTO DÁ ACESSO A TODA A PROGRAMAÇÃO DA 19ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE LOGÍSTICA E À MOVIMAT.
Sobre a MOVIMAT
MOVIMAT - Salão Internacional da Logística Integrada 2015 é realizada em parceria com a ABRALOG – Associação Brasileira de Logística e SETCESP – Sindicato das Empresas de Transporte de São Paulo. O evento tem o apoio da APRECESP – Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias do Estado de São Paulo, ABComm – Associação Brasileira de Comércio, ABIAF – Associação Brasileira da Indústria de Armazenagem Frigorificada, ABTC – Associação Brasileira de Logística e Transporte de Carga, CACOMEX – Câmara de Comercio Exterior do Vale do Paraíba,  CBC - Câmara Brasileira de Contêineres, Transporte Ferroviário e Multimodal, IMAM - Instituto de Movimentação e Armazenagem de Materiais, ITS –Instituto de Tecnologia de Software, GCCA – Global Cold Chain Alliance, Urban SystemsABIA - Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação, ABTC - Associação Brasileira de Logística e Transporte de Carga, SIDASP - Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo e ANFIR - Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários, Ministério do Transportes Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior
A feira é organizada e promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, empresa que no Brasil é responsável pela organização da Fenatran – Salão Internacional do Transporte, Salão Internacional do Automóvel, Salão Duas Rodas, Nordeste MotorShow, entre outros. Globalmente, a companhia conta com um amplo portfólio de eventos na área de transporte e logística pelo mundo, como em Paris, na França, com os eventos Sitl Europe, Supply Chain Event, Eco Transport & Logistic, Intralogistics Paris e Sitl Logistics Solution. Na Índia, realiza os eventos India Warehousing Show e India Transport & Logistica Show, em Nova Délhi e India Cold Chain Show, em Bombaim. A Reed Exhibitions é responsável ainda pelo Supply Chain & Transportation USA, em Atlanta (EUA) e Material Handling, em Bangok (Tailândia).
Mais informações: 
MOVIMAT - Salão Internacional da Logística Integrada 2015 
Data: 15 a 17 de setembro
Local: Pavilhão Branco - Expo Center Norte – São Paulo (SP)
Site oficial: www.expomovimat.com.br

Para afrontar com êxito o momento de retração econômica nada melhor para o segmento de Transportes e de Logística que a volta do sentido comum (Segunda parte)

No passado dia 25.08, o blog INFOLOGIS publicou meu artigo com o título referenciado. Dada a repercussão alcançada com o recebimento de diversas mensagens tanto de antigos companheiros, empresários e outras personalidades do segmento, decidi reeditar o artigo; agora, incluindo os principais testemunhos recebidos como comentários ao artigo original. Esta iniciativa é uma forma de homenagear ao segmento já que existe um absoluto consenso em afirmar que as boas práticas empresariais nunca saem de moda; uma vez mais, em memória de meu tio, José Carneiro de Gusmão Lacerda um dos grandes empresários do segmento de Transportes no Brasil.

Como passo mais tempo na Europa que no Brasil; resido na Espanha desde o ano 1991, pouca difusão fiz sobre o fato de que sou  sobrinho neto do prestigioso empresário Sr. José Carneiro Gusmão de Lacerda, que na década dos anos 40, 50 e 60 foi um dos fundadores de ANTC – Associação Nacional de Transportes de Carga e do SETICESP Sindicado das Empresas de Transportes de Carga do estado de São Paulo, dirigindo empresas da envergadura de Transportes Gloria e Organizaçao Total de Transportes, “o mercado brasileiro do TRC – Transporte Rodoviário de Cargas, é formado por empresas com estrutura familiar; o controle acionário das principais empresas nacionais do setor, estão em mãos de um só acionista ou controlado por uma saga familiar.”
No ano 1989, empolgado pelos avanços que conseguíamos em minha gestão à frente da organização TNT KWIKASAIR, recebi com emoção uma chamada telefônica do Sr. Lacerda, como formalmente o tratávamos: “Menino; dizia – tenho lido as suas declarações na imprensa e gostaria de marcar uma data para visitar as instalações da terminal casa Verde da Kwikasair e conhecer tudo isso que o senhor vem comentando com os meios de comunicação”.
Perfeitamente, me apressei em responder. “Vou falar com o nosso amigo comum Sergio Campos (Sergio, na ocasião era o Diretor Geral da TNT SKYPACK e seu pai Serafim Campos havia ocupado a posição de Diretor estatutário de Transportes Gloria) que como o senhor sabe é meu companheiro aqui no Grupo TNT e marcamos para que o senhor venha conhecer as nossas instalações e posteriormente vamos almoçar no RUBAIA”.
Assim fizemos; o Sr. Lacerda veio conhecer as nossas instalações; na ocasião éramos líderes absolutos do segmento do transporte de encomendas urgentes no Brasil; fizemos uma detalhada visita às instalações e eu ia explicando cada detalhe dos avanços operativos e tecnológicos que aplicávamos na gestão do dia a dia.
Para minha surpresa, ao final desta intensa jornada de trabalho; iniciamos a visita às 9.30 horas e concluímos al redor das 11.30 horas o sábio Sr. Lacerda passou a explicar sua visão sobre o que havia visto.
Roberto, quero dar-lhe algumas sugestões que penso podem favorecer seu futuro neste complexo segmento.
“Tudo o que vocês estão realizando de forma brilhante são conceitos que eu já aplicava na gestão de Transportes Gloria nos anos 40 ou 50, afirmava com convicção meu tio avo”. E sabes porque, complementava: Porque a gestão do dia a dia do transporte rodoviário de cargas já está inventada desde que começaram a circular os caminhões com quatro rodas. Senão vejamos, me dizia com a sabedoria de um veterano já retirado do dia a dia empresarial:

1.    Um caminhão não foi feito para albergar estoque; o espaço disponível em um caminhão é uma melodia que não se repete. No momento X ou dispões de carga para ocupar a capacidade cúbica disponível ou contabilizarás um prejuízo que jamais será recuperado.
2.    A intermodalidade é algo imprescindível para o segmento; o êxito de minhas empresas foi otimizar o transporte entre São Paulo e o Norte e Nordeste do Brasil, através do transporte ferroviário combinando com o transporte rodoviário para realizar as operações de coleta e de entrega a partir do ramo ferroviário de destinos tais como Salvador, Recife ou Fortaleza.
3.    Existem conquistas que custaram sangue, suor e lagrimas para o segmento; quando fui Presidente da NTC e/ou do SETICESP lutei para conseguir aprovar; por exemplo, o conceito do ad-valorem. Hoje vejo que alguns empresários consideram que é o mesmo transportar um quilo de batata ou um quilo de prata.
4.    Dirigir uma empresa de transportes é lidar com vasos comunicantes; os responsáveis de cada área na origem da carga devem estar em sintonia com os responsáveis da mesma em destino. A abundante comunicação entre as partes fará com que o cliente; tanto em origem como em destino seja fiel à sua organização.
5.    Delegar é transmitir uma ordem para que um subordinado atue em seu nome; porém, a delegação não supõe que deves esquecer do assunto que está sendo tratado. A obrigação fundamental de quem recebe a delegação de atuar em seu nome é devolver-lhe o resultado da gestão para que você reporte a quem de direito.
6.    O problema do TRC é o enorme ego e a enorme vaidade pessoal e profissional dos proprietários das organizações; começando por mim mesmo. Se hoje eu reiniciasse as minhas atividades eu faria da parceria um fator decisivo para lograr o êxito empresarial.
7.    Uma relação comercial somente pode ser dada como concluída quando a empresa ingresse no caixa o resultado deste esforço empresarial; portanto, cuide do caixa como os recursos fossem pessoalmente de sua propriedade.
8.    Não significa grande vantagem competitiva dispor de uma enorme frota própria. O importante é dispor de um mix no qual a frota própria signifique uma garantia para cumprir os compromissos básicos.
9.    Pouco a pouco verás que o segmento de transporte brasileiro oferecerá espaço para que alguns grupos internacionais passem a operar no pais à exemplo da operação que firmamos com a TNT no ano 1973.
10.    Vocês estão de parabéns porque aplicam em tudo o que tive oportunidade de ver o sentido comum que é o menos comum dos sentidos.

Espero que as reflexões acima, fruto de um diálogo que mantivemos Sergio Campos e eu com o Sr. José Carneiro de Gusmão Lacerda, possam significar algum aprendizado para os empresários que ativamente ocupam postos de direção nas empresas de logística e de transportes no Brasil.
 
Sobre José Carneiro Gusmão de Lacerda a quem homenageio com este artigo:  José Carneiro de Gusmão Lacerda (1965 a 1967)



No ano de 1965, de acordo com registros da época, cerca de um milhão de pessoas dedicavam-se a alguma atividade ligada ao transporte rodoviário de cargas no Brasil. Este fabuloso crescimento do setor enchia de alvíssaras a gestão de José Carneiro de Gusmão Lacerda. Nas mãos dos militares, o País via grandes esforços na construção de infraestrutura para os transportes, ponto considerado estratégico pelas Forças Armadas. Todavia, o avanço acelerado do setor causou o surgimento de problemas como o início de uma predatória e desleal concorrência, que persiste até os dias de hoje.


Sobre a repercussão havida a partir da publicação original do dia 25.08.2015 – Seguem integralmente os principais testemunhos recebidos:

1.    URUBATAN Helou, Presidente da Braspress - Coincidência ou não Oliva, no ultimo sábado: eu, Mira e Oswaldo Dias de Castro falávamos de seu tio/ avo.
Parabéns por relembra-lo, pois é comum algumas velhas teorias se manterem assertivas mesmo nos dias de hoje.
Melhor ainda é o reconhecimento público que vc faz a um homem que abnegadamente trabalhou em prol do setor. Eu o conheci pessoalmente, e de fato foi uma grande figura.
Abraços URUBATAN HELOU

2.    Sidelcio Munhoz, Empresário do TRC, Diretor Geral da SRAM Assessoria e Consultoria Comercial - Caro Roberto. Acompanho a publicação de seus artigos nos diversos links que versam sobre F&A e Logística, primordialmente. Você continua nos brindando com seus ensinamentos e dividindo a riqueza de suas experiências. Forte abraço, velho amigo.

3.    Sergio Martinelli Campos, Consultor em Logística e Transportes - Caro amigo
Magnífico artigo que me fez recordar os bons tempos que compartilhamos nossa amizade, estudo e trabalho e que me traz muitas saudades.
Minha participação na OTT foi uma das experiências mais ricas de minha vida profissional e o "Seu" Lacerda foi figura proeminente neste período, ele e meu pai, me deixaram excelentes exemplos. Tive que adiar minha ida para os Estados Unidos para o primeiro trimestre de 2016 por razões que em outra oportunidade explico ao amigo.
Quando você estiver no Brasil não deixe de me contatar para nos encontrarmos. Um grande abraço, Sergio Campos

4.    Alvaro Fagundes Jr. Diretor Geral da TGA e da ZETTA Cargo - Roberto, mantenho todos em cópia, pois acho que um elogio deve ser feito de modo que todos saibam. Meus parabéns pelo texto e principalmente pela mensagem nele contida.
Com quase 40 anos no transporte, parte como embarcador e a maior parte como prestador de serviços e tendo atuado em todos os modais, a gente acaba supondo que tem ideias inovadoras e qual não é nossa surpresa quando vemos que essas ideias já foram pensadas e praticadas muito antes de imaginarmos dar os primeiros passos.
Obrigado pela oportunidade de tomar e é um prazer reencontrar grandes amigos, ao menos por e-mail, como o Sergio Campos, o Gilvan, o Samir o Randon e todos os copiados que cuja grande maioria tive o prazer de cruzar e trocar algumas palavras na NTC e no SETCESP, como Expresso Araçatuba, dirigido pelo nosso saudoso Ivo Dietrich.

5.    Tarso Lumare, Gerente Nacional de Vendas da PACÍFICO LOG, Caro Roberto, uma aula. Parabéns!!

6.    Rondon Wendler, Gerente Nacional de Vendas Internacional, TNT Brasil, Caro Roberto, Parabéns pela excelente redação. É emocionante como você revive os momentos do passado. Considero você um personagem relevante e que fez história no Brasil direcionando de forma brilhante a TNT KWIKASAIR com muita atitude, dedicação, ética, postura, foco, formando grandes profissionais que hoje estão na linha de frente de grandes empresas seguindo seu exemplo.Forte abraço, Atenciosamente, Rondon Wendler

7.    Gilvan Housell Ramos – Diretor Geral da TRA Transportes da Amazonia - Ilustre Amigo Roberto Oliva, como sempre, brilhando com os seus pensamentos e mensagens, positivas e reais Obrigado pelos seus ensinamentos quando meu Diretor nos anos 80/90, na nossa saudosa ex-TNT Kwikasair – Brasil, onde tivemos a grande oportunidade de aprender um pouco de como atender e encantar o cliente, com os seus conhecimentos e sábias atitudes  Parabéns Roberto, por continuar sendo Esse Notável Executivo, hoje na Espanha e Brasil, mas com o pensamento e Ação Global

8.    Donizete Patriani – Diretor da DVA Express – Parabéns a todos pelo excelente artigo.

Sobre a Press Log: www.presslog.com.br e a Soma Log: www.somalog.com

A Press Log é uma organização dedicada à prestação de serviços de assessoria de imprensa, consultoria comercial e internacionalização; exclusivos para os segmentos de Transportes, Logística e SUPPLY CHAIN.
A Soma Log tem sua origem na organização Press Log (www.presslog.com.br) através da qual a sociedade formada por Claudio Lacerda Oliva; Diretor Geral das empresas no Brasil e Roberto Lacerda Oliva, Diretor Geral das empresas na Europa prestam serviços de assessoria e consultoria para os segmentos de logística e de Transportes. A equipe executiva da Soma Log é formada por especialistas; cuidamos de uma operação de F&A desde o seu respectivo desenho até a posta em marcha das soluções planificadas.
Em ambas sociedades, nosso êxito é estar em contato permanente com o segmento e investir recursos nas atividades de Investigação e Desenvolvimento; conhecemos com antecedência as principais operações de investimento e desinvestimento que estão sendo realizadas no setor, conclui Oliva. Informações adicionais: Europa: + 34 627 780244 Brasil: 11 43296529 Skype: presslogbr ou robertolacerdaoliva1 Twitter: @presslog_br.

Regional I - Sul da TNT projeta crescimento da ordem de 14%, mesmo com ano difícil

A TNT é uma das maiores transportadores de cargas expressas no Brasil. A empresa se divide em sete regionais. A Regional Sul I, faz a gestão de toda a carga do estado do Rio Grande do Sul. Nela, houve crescimento de 10% em 2014 em relação a 2013. A previsão de crescimento nesse ano é de 14%, mesmo com a atual crise econômica e política.
Os principais fatores para este desempenho foram: a implementação do TSM – sistema de monitoramento de território que serve para verificar as atividades da regional, como o recebimento e entrega de encomendas - e foco nos mercados alvo para a TNT (Tecnologia, automobilístico e Health Care).
A regional é comandada por Airton José Levi, natural de Rolante, no interior do Rio Grande do Sul, tem 49 anos, é formado em Administração de Empresas e possui vários cursos de especialização em transportes e logística.  Tem 14 anos na empresa, sendo 7 na Mercúrio e 7 na TNT; hoje, é o Regional que coordena 6 filiais, 7 franquias e 6 lojas, totalizando várias unidades, sendo o HUB reembarcador em Porto Alegre.
Levi é responsável pelo atendimento e cobertura de 100% das cidades do Rio Grande do Sul. Os principais segmentos transportados são: metalomecânico, metalurgia, confecções, têxteis, calçados, automotivo e eletroeletrônicos. Com aproximadamente 700 funcionários diretos e mais 500 indiretos, a regional atende a todos os municípios do Rio Grande do Sul em mais de 70 rotas de viagens diárias e mais de 200 rotas de coleta e entrega.
A regional também foi beneficiada pelo plano de renovação de frota que a empresa anunciou em janeiro deste ano, no valor de R$ 39 milhões, já que recebeu 15 veículos novos, com tecnologias mais modernas e que geraram muito menos manutenção. Além disso, outros 170 veículos novos estão rodando nas malhas de transferência no Brasil.
O foco da regional são os segmentos de: indústria, comércio, confecção, e calçadista, na capital e Grande Porto Alegre; metalomecânico, metalurgia e cutelarias em Caxias do Sul; calçadista em Novo Hamburgo; todos com grandes marcas como clientes. Em um ano de cenário econômico instável, a excelência no serviço tem garantido os bons números da regional e mantido a confiança dos clientes. As cidades onde a TNT tem filiais e lojas no Rio Grande do Sul, são: Bagé, Caxias do Sul, Erechim, Frederico Westphalem, Ijuí, Lajeado, Livramento, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Uruguaiana.
Para 2015, a expectativa é de crescimento da ordem de 14% de aumento na região, mesmo e atual crise. Segundo Airton José Levi, a meta está sendo batida mês a mês.

Sobre a TNT no Brasil

A TNT é a maior transportadora de carga expressa do Brasil, com sete mil funcionários e 2500 veículos próprios, que oferece transporte rodoviário e aéreo, doméstico e internacional. Pelas divisões operacionais TNT Mercúrio, atinge mais de 5000 municípios em todo o país. E, por meio da TNT Express, alcança mais de 200 países e é a única que cobre 6 países da América Latina no modal rodoviário (Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai), além de algumas operações para a Venezuela.

TNT - Brasil
Av Sertório 6500
CEP - 91060-590 - Porto Alegre - RS
www.tnt.com

Informações para a imprensa:

Press Log Assessoria de Imprensa
www.presslog.com.br
Jornalista Cláudio Lacerda Oliva
Mtb: 20.586/SP
Telefone: 11 4329-6529 - São Paulo, Brasil