Abralog lança na Movimat Frente Nacional pela Multimodalidade

BOLETIM 2 MOVIMAT SP - 16 DE SETEMBRO DE 2014 - Ao final do primeiro dia da 18ª edição da Conferência Nacional de Logística e da Movimat SP, feira de soluções para logística interna e externa, a ABRALOG – Associação Brasileira de Logística oficializou a criação da Frente Nacional pela Multimodalidade, envolvendo associações representativas dos diversos modais logísticos.
O manifesto pela multimodalidade “Ações para um Brasil eficiente” foi apresentado e será entregue aos presidenciáveis. “Infraestrutura deve ser um plano de Estado e não plano de um governo”, afirma o presidente da ABRALOG, Pedro Moreira.
A Frente Nacional pela Multimodalidade, concretização de uma ideia que nasceu no último dia da edição de 2013 da Movimat, será coordenada pela ABRALOG e envolverá embarcadores e operadores de transporte multimodal com frentes regionais para desmistificar a multimodalidade e fomentar a implementação de soluções de integração de modais no Brasil. A Frente atuará em cinco temáticas: vocação dos modais, eficiência operacional, sustentabilidade e segurança, planejamento operacional e otimização tributária.
O manifesto foi assinado pelo presidente do SETCESP – Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo e região, Manoel Sousa Lima Jr., que declarou o apoio do setor rodoviário à iniciativa. “O modal rodoviário é um dos players dessa frente. Não vemos os outros modais como concorrentes, mas como complementares. Se considerarmos que um caminhão foi concebido para não rodar mais do que 500 km e as dimensões continentais do Brasil, é preciso realmente integrar os modais”, afirmou o presidente do SETCESP.

ROTEIRIZAÇÃO OTIMIZA ENTREGAS E CONTRIBUI PARA A COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS DE LOGÍSTICA
O planejamento de distribuição e a roteirização no transporte são tendências necessárias para garantir competitividade dos negócios. A adoção de novas tecnologias permite estabelecer uma sequência otimizada de entregas para satisfazer as necessidades dos clientes e driblar imprevistos no trajeto, como manifestações, obras e mudanças de última hora. Essa foi uma das questões abordadas nos painéis no primeiro dia da XVIII Conferência Nacional de Logística, que ocorre até quinta (18/9), no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), simultaneamente à 29ª Movimat.
Foram apresentadas as variáveis que devem ser consideradas no planejamento, o uso da tecnologia e ferramentas disponíveis de planejamento, roteirização e ações de correção para desvios e imprevistos externos. “Na roteirização agregamos inteligência e tecnologia em todo o processo de planejamento das viagens, aferindo os custos de cada uma, sejam transferências, coletas ou entregas. É possível otimizar entregas utilizando práticas de melhorias e desempenho, aumentando assim a produtividade”, explica Frederico Hohagen, da Maplink. Segundo ele, é necessário que os empresários integrem o planejamento com o que é realizado efetivamente para poder mensurar os resultados. “É preciso integrar a solução de roterização, meios de pagamento, ERP e rastreadores para que seja possível controlar em real time todo o processo logístico”, enfatiza.
Uma medida adotada pelo Habib’s, rede brasileira de fast food especializada em comida árabe, e que otimizou os processos de entregas foi utilizar o conceito de não abastecer lojas que estejam a mais de 400 km das centrais de produção distribuídas pelo Brasil. “As nossas centrais operam 24 horas e priorizamos essa operação para facilitar a movimentação nas vias de acesso e com isso economizar os custos aos lojistas. Nós não utilizamos sistema de roteirização, até porque o próprio lojista é quem faz o transporte das mercadorias para sua unidade. O que viabilizamos são os horários de carregamento e a distribuição desses horários conforme agendamento e trajeto percorrido, sempre tendo como prioridade a redução dos custos”, relatou na Conferência o diretor de operações do Habib’s, Marcos Gonçalves Oliveira.

BICICLETAS SÃO ALTERNATIVAS PARA DRIBLAR DIFICULDADES DE ENTREGAS EM GRANDES CENTROS
As recentes mudanças nos padrões de consumo somadas aos enormes problemas de mobilidade e distribuição nas áreas urbanas das grandes cidades fazem com que os desafios de entrega sejam cada vez maiores. O primeiro dia da Conferência Nacional de Logística apresentou novidades para mobilidade urbana e alternativas para aperfeiçoar a distribuição nos grandes centros.
“Resolver a questão da mobilidade urbana passa pelos automóveis, pois é inadmissível uma cidade como São Paulo ter 600 automóveis para cada 1.000 habitantes. É o dobro do que tem em Londres. Não é retirando os caminhões da rua que vai resolver a questão, mas, sim, dando condições para que as pessoas utilizem os transportes públicos”, aponta o professor da USP, Hugo Tsugunobu Yoshida Yoshizaki, moderador do painel sobre o tema. Ao comentar situações inesperadas que interferem no transporte, como os confrontos que bloquearam ruas do centro de São Paulo nesta terça-feira, o professor afirma que o brasileiro ainda não tem uma cultura de coleguismo e de compartilhar informações. “Buenos Aires tem muito mais protestos e manifestações do que no Brasil e lá as pessoas se ajudam dando informações de como contornar o trânsito para não interferir nos resultados. Algo que funciona bem no Brasil é o rádio táxi em que taxistas avisam uns aos outros das rotas de escape. Uma saída que tende a crescer mais é o uso de aplicativos colaborativos como o Waze”, afirma Hugo.
Atento às necessidades de mercado, Victor Castello Branco, sócio da Ecolivery Courrieros, percebeu que poderia apresentar uma solução para driblar os gargalos de mobilidade urbana e há dois anos sua empresa atende a região central de São Paulo, num raio de 12 quilômetros, fazendo entregas expressas com o uso de bicicletas. “A tendência é as pessoas quererem cada vez mais descomplicar o processo. E vimos que conseguimos atender um nicho de público exigente com a entrega pontual, mas também antenados com a questão de sustentabilidade”, explica.
Os serviços de “couriers”, “bike messenger” ou bici-boys já são conhecidos e eficazes em grandes cidades, como em Nova York e Londres. “Já estava na hora de São Paulo adotar de vez este serviço, em que as bikes contribuem para agilizar e humanizar a vivência nas metrópoles”, salienta Castello Branco. São Paulo tem 70,6 km de ciclovias e com a meta da gestão atual de atingir 400 km até 2016, esse mercado deve ficar mais aquecido.
Programação de quarta-feira
Nesta quarta (17/9), a Conferência Nacional de Logística tratará da Inovação em Processos e Gestão. Haverá um painel promovido pela ABIAF – Associação Brasileira da Indústria de Armazenagem Frigorificada sobre as perspectivas e inovações nas operações logísticas da cadeia do frio (cold chain), um workshop a respeito de terceirização em logística e palestras com os temas “Omni channel e e-commerce” (integração de lojas físicas e virtuais) com o presidente do Conselho de Administração da Dot Legend, Hugo Bethlem; “Lean na Logística” (como evitar desperdícios na operação logística) com o Gerente Senior de Compras da Mercedes-Benz di Brasil, Ugo Ibusuki; e “Sustentabilidade e Logística Reversa” com o presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável, Ricardo Vieira.
Feira com soluções para logística interna e externa vai até quinta
Pela primeira vez, a Conferência Nacional de Logística está sendo realizada dentro do pavilhão da Movimat, permitindo que os participantes conheçam as soluções práticas apresentadas pelas empresas diante das questões discutidas de forma teórica.
O evento conta com 15 mil m² de exposição e é esperado um público de 30 mil pessoas. A Movimat abre diariamente às 14h e vai até às 20h.
Mais informações http://www.expomovimat.com.br/

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