BOLETIM 2 MOVIMAT SP - 16 DE SETEMBRO DE 2014 -
Ao final do primeiro dia da 18ª
edição da Conferência Nacional de
Logística e da Movimat SP, feira de
soluções para logística interna e
externa, a ABRALOG – Associação
Brasileira de Logística oficializou a
criação da Frente Nacional pela
Multimodalidade, envolvendo associações
representativas dos diversos modais logísticos.
O manifesto pela multimodalidade
“Ações para um Brasil eficiente”
foi apresentado e será entregue aos
presidenciáveis. “Infraestrutura deve ser um
plano de Estado e não plano de um governo”,
afirma o presidente da ABRALOG, Pedro Moreira.
A Frente Nacional pela Multimodalidade,
concretização de uma ideia que nasceu no
último dia da edição de 2013 da
Movimat, será coordenada pela ABRALOG e
envolverá embarcadores e operadores de transporte
multimodal com frentes regionais para desmistificar a
multimodalidade e fomentar a implementação de
soluções de integração de modais
no Brasil. A Frente atuará em cinco temáticas:
vocação dos modais, eficiência
operacional, sustentabilidade e segurança,
planejamento operacional e otimização
tributária.
O manifesto foi assinado pelo presidente do SETCESP
– Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de
São Paulo e região, Manoel Sousa Lima Jr., que
declarou o apoio do setor rodoviário à
iniciativa. “O modal rodoviário é um dos
players dessa frente. Não vemos os outros
modais como concorrentes, mas como complementares. Se
considerarmos que um caminhão foi concebido para
não rodar mais do que 500 km e as dimensões
continentais do Brasil, é preciso realmente integrar
os modais”, afirmou o presidente do SETCESP.
ROTEIRIZAÇÃO OTIMIZA ENTREGAS E
CONTRIBUI PARA A COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS DE
LOGÍSTICA
O planejamento de distribuição e a
roteirização no transporte são
tendências necessárias para garantir
competitividade dos negócios. A adoção
de novas tecnologias permite estabelecer uma sequência
otimizada de entregas para satisfazer as necessidades dos
clientes e driblar imprevistos no trajeto, como
manifestações, obras e mudanças de
última hora. Essa foi uma das questões
abordadas nos painéis no primeiro dia da XVIII
Conferência Nacional de Logística, que ocorre
até quinta (18/9), no Expo Center Norte, em
São Paulo (SP), simultaneamente à 29ª
Movimat.
Foram apresentadas as variáveis que devem ser
consideradas no planejamento, o uso da tecnologia e
ferramentas disponíveis de planejamento,
roteirização e ações de
correção para desvios e imprevistos externos.
“Na roteirização agregamos
inteligência e tecnologia em todo o processo de
planejamento das viagens, aferindo os custos de cada uma,
sejam transferências, coletas ou entregas. É
possível otimizar entregas utilizando práticas
de melhorias e desempenho, aumentando assim a
produtividade”, explica Frederico Hohagen, da Maplink.
Segundo ele, é necessário que os
empresários integrem o planejamento com o que
é realizado efetivamente para poder mensurar os
resultados. “É preciso integrar a
solução de roterização, meios de
pagamento, ERP e rastreadores para que seja possível
controlar em real time todo o processo
logístico”, enfatiza.
Uma medida adotada pelo Habib’s, rede brasileira de
fast food especializada em comida árabe, e que
otimizou os processos de entregas foi utilizar o conceito de
não abastecer lojas que estejam a mais de 400 km das
centrais de produção
distribuídas pelo Brasil. “As nossas
centrais operam 24 horas e priorizamos essa
operação para facilitar a
movimentação nas vias de acesso e com isso
economizar os custos aos lojistas. Nós não
utilizamos sistema de roteirização, até
porque o próprio lojista é quem faz o
transporte das mercadorias para sua unidade. O que
viabilizamos são os horários de carregamento e
a distribuição desses horários conforme
agendamento e trajeto percorrido, sempre tendo como
prioridade a redução dos custos”,
relatou na Conferência o diretor de
operações do Habib’s, Marcos
Gonçalves Oliveira.
BICICLETAS SÃO ALTERNATIVAS PARA DRIBLAR
DIFICULDADES DE ENTREGAS EM GRANDES CENTROS
As recentes mudanças nos padrões de consumo
somadas aos enormes problemas de mobilidade e
distribuição nas áreas urbanas das
grandes cidades fazem com que os desafios de entrega sejam
cada vez maiores. O primeiro dia da Conferência
Nacional de Logística apresentou novidades para
mobilidade urbana e alternativas para aperfeiçoar a
distribuição nos grandes centros.
“Resolver a questão da mobilidade urbana
passa pelos automóveis, pois é
inadmissível uma cidade como São Paulo ter 600
automóveis para cada 1.000 habitantes. É o
dobro do que tem em Londres. Não é retirando
os caminhões da rua que vai resolver a
questão, mas, sim, dando condições para
que as pessoas utilizem os transportes
públicos”, aponta o professor da USP, Hugo
Tsugunobu Yoshida Yoshizaki, moderador do painel sobre o
tema. Ao comentar situações inesperadas que
interferem no transporte, como os confrontos que bloquearam
ruas do centro de São Paulo nesta terça-feira,
o professor afirma que o brasileiro ainda não tem uma
cultura de coleguismo e de compartilhar
informações. “Buenos Aires tem muito
mais protestos e manifestações do que no
Brasil e lá as pessoas se ajudam dando
informações de como contornar o trânsito
para não interferir nos resultados. Algo que funciona
bem no Brasil é o rádio táxi em que
taxistas avisam uns aos outros das rotas de escape. Uma
saída que tende a crescer mais é o uso de
aplicativos colaborativos como o Waze”, afirma
Hugo.Atento às necessidades de mercado, Victor Castello Branco, sócio da Ecolivery Courrieros, percebeu que poderia apresentar uma solução para driblar os gargalos de mobilidade urbana e há dois anos sua empresa atende a região central de São Paulo, num raio de 12 quilômetros, fazendo entregas expressas com o uso de bicicletas. “A tendência é as pessoas quererem cada vez mais descomplicar o processo. E vimos que conseguimos atender um nicho de público exigente com a entrega pontual, mas também antenados com a questão de sustentabilidade”, explica.
Os serviços de “couriers”, “bike
messenger” ou bici-boys já são
conhecidos e eficazes em grandes cidades, como em Nova York
e Londres. “Já estava na hora de
São Paulo adotar de vez este serviço, em que
as bikes contribuem para agilizar e humanizar a
vivência nas metrópoles”, salienta
Castello Branco. São Paulo tem 70,6 km de ciclovias e
com a meta da gestão atual de atingir 400 km
até 2016, esse mercado deve ficar mais aquecido.
Programação de
quarta-feiraNesta quarta (17/9), a Conferência Nacional de Logística tratará da Inovação em Processos e Gestão. Haverá um painel promovido pela ABIAF – Associação Brasileira da Indústria de Armazenagem Frigorificada sobre as perspectivas e inovações nas operações logísticas da cadeia do frio (cold chain), um workshop a respeito de terceirização em logística e palestras com os temas “Omni channel e e-commerce” (integração de lojas físicas e virtuais) com o presidente do Conselho de Administração da Dot Legend, Hugo Bethlem; “Lean na Logística” (como evitar desperdícios na operação logística) com o Gerente Senior de Compras da Mercedes-Benz di Brasil, Ugo Ibusuki; e “Sustentabilidade e Logística Reversa” com o presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável, Ricardo Vieira.
Feira com soluções para logística interna e externa vai até quinta
Pela primeira vez, a Conferência Nacional de Logística está sendo realizada dentro do pavilhão da Movimat, permitindo que os participantes conheçam as soluções práticas apresentadas pelas empresas diante das questões discutidas de forma teórica.
O evento conta com 15 mil m² de
exposição e é esperado um
público de 30 mil pessoas. A Movimat abre diariamente
às 14h e vai até às 20h.
Mais informações http://www.expomovimat.com.br/
Galeria de fotos: www.flickr.com/photos/feiramovimat
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