Sistema
é diferente do GKO Frete, mas pode se alimentar dos dados desse ou qualquer
outro sistema de gestão
Rio
de Janeiro, 23 de julho de 2014 - A GKO Informática (www.gko.com.br),
empresa especializada em soluções de base tecnológica para a área de logística
com foco na gestão de fretes, anuncia o lançamento de uma modalidade de
negócios que traz um novo produto: o GKO PLUS. A empresa é reconhecida
pelo sucesso de seu principal produto, o GKO FRETE.
Criado no final de 2012, juntamente com uma área de produtos
com foco na web e conceito de serviços, o GKO PLUS tem uma proposta diferente
do GKO FRETE. Ele é um pacote de serviços com base na web, estilo SaaS, com
infraestrutura instalada na Nuvem. Os clientes contratam o acesso a um ou todos
os módulos do GKO PLUS e pagam apenas pelo volume de uso do produto. “É um
serviço que só se paga pelo uso, diferentemente do que ocorre quando se compra
licenças de produtos inteiros”, esclarece o gerente de produto da GKO
Informática, José Carlos Pereira, acrescentando que o GKO PLUS
surgiu praticamente por demandas de clientes da GKO e suas necessidades no dia
a dia. Não é necessário que este produto seja ligado ao GKO FRETE.
O serviço que deu início ao produto foi o CONFIRMA FÁCIL.
Independente do uso do GKO FRETE, porém aderente a ele, o Confirma Fácil
permite ao embarcador obter as informações de suas entregas em tempo real, com
validade jurídica, estreitando a relação entre embarcadores e seus clientes de
forma segura, além de obter a validade jurídica da comprovação de entrega por
meio eletrônico do ambiente SEFAZ. O principal case do Confirma Fácil é seu uso
pela Chili Beans: atualmente, cinco franquias da rede utilizam o
software; porém, estuda-se que todas as 500 lojas passem a utilizá-lo.
O
Confirma Fácil tem dois pontos principais: primeiro é tornar o processo
de confirmação de entrega simples para os clientes (destinatários da carga)
através de um ambiente web, gerando notificações e ocorrências em tempo real,
enviadas para qualquer sistema do embarcador com apenas um click. O segundo é
viabilizar a substituição de todo o processo de retorno e arquivamento do
canhoto do DANFE (documento que é a cópia impressa da NFe) assinado pelo destinatário,
para o embarcador, pela disponibilidade e o envio de um documento chamado
Manifestação do Destinatário, assinado digitalmente por meio do SEFAZ, com a
mesma validade jurídica e sem qualquer esforço adicional. Além disso, gera-se
também possibilidades de melhorias logísticas tais como liberação mais ágil de
faturas das transportadoras e controle mais eficaz de SLA (acordo de nível de
serviço) das entregas, esclarece.
Na prática e sob o ponto de vista do
embarcador, a solução traz agilidade logística tanto com o retorno imediato das
ocorrências de entregas quanto com a validação das entregas, isentando a
necessidade da empresa arquivar documentos fiscais impressos já que ficam
arquivados no formato digital. Sob o ponto de vista do destinatário, o
sistema representa uma forma fácil, robusta e segura de manifestar seus
recebimentos e sinalizar problemas nos mesmos.
Em meio ao desenvolvimento do Confirma Fácil, surgiu outro
produto graças à demanda da MWJ Logística para um de seus clientes, do
segmento de chocolates: o MONITOR DE ENTREGA. Direcionado para
transportadoras, o Monitor, como o próprio nome diz, monitora a previsão de
entrega de produtos dando informações à transportadora para comunicar o
embarcador, em tempo real, sobre a entrega. Gera ainda relatórios de desempenho
e controle de qualidade de serviços da transportadora.
“Então se algo vai atrasar, a transportadora pode ser
pró-ativa em relação ao embarcador avisando-o do atraso ou qualquer outro
problema”, diz Pereira. O software promove uma integração direta entre
transportadoras e embarcadores – sem a necessidade de ter um ERP ou o GKO FRETE
– é acessível de qualquer computador ou tablets
Lançado efetivamente em dezembro de 2013, a solução funciona integralmente de
modo on line por meio de um site dedicado. Com
capacidade efetiva de apresentar o deadline das entregas e uma visão
operacional acurada, o Monitor gera dados como o que foi embarcado, prazos de
entrega, regiões das entregas e indicadores de desempenho.
A ferramenta proporciona, ainda, praticidade, visibilidade simples, controle
eletrônico e relatórios concisos. “O grande diferencial da solução é
garantir o controle de que as entregas serão feitas dentro do prazo estipulado
pelo cliente, antecipando-se aos possíveis gargalos da operação, assim
contribuindo para decisões rápidas e efetivas”, revelo o Diretor da MWJ
Logística, Mauricio Wenisch Jacintho.
O CICLO do PEDIDO é a terceira solução a compor o
produto GKO PLUS. Gerado a partir da apresentação do Monitor de Entrega
em algumas empresas, é um software voltado para o embarcador que deseja ter
maior visibilidade desde a criação do pedido até sua entrega, tudo em tempo
real.
Essa solução permite que o embarcador defina as etapas de
ciclo de pedido que deseja acompanhar e incremente novas etapas, de qualquer
fonte (o ERP, o FTP ou outros módulos de integração de dados). Totalmente
desenhado, esse software está pronto para a fase piloto do protótipo, ou seja,
testes, em uma empresa.
“Uma empresa não precisa adquirir todos os softwares que
formam o GKO PLUS”, comenta o gerente de Produto da GKO, José Carlos Pereira.
“A vantagem é poder contratar suas soluções de acordo com a necessidade ou
demanda da empresa”.
Sobre a GKO Informática
Fundada
em 1987, a GKO Informática se dedica ao desenvolvimento e ao apoio à
implantação de soluções de base tecnológica na área de logística e
especializou-se na área de gestão de fretes para embarcadores, segmento no qual
atua com seu principal produto, o software GKO FRETE. A empresa oferece
serviços de consultoria e ministra cursos aos embarcadores sobre como contratar
e administrar fretes para gerar lucros. O GKO FRETE foi eleito a Marca Líder em
software TMS (Transportation Management System) nos anos de 2006, 2007, 2008 e
2009 em premiação promovida pela revista IntraLogística, editada pelo
Instituto IMAM. A GKO Informática, por sua vez, foi eleita “Protagonista
da Logística” pela Aslog em 2009, na comemoração do décimo aniversário da
associação que representa os profissionais de logística.
A
empresa oferece também a modalidade de terceirização de infraestrutura
(hardware e software) para seus clientes, o que permite o acesso ao GKO FRETE
via internet no modelo Software as a service (SaaS). Mais de 250 empresas já
implementaram a ferramenta para gerenciar seus fretes, entre elas Adidas,
Danone, Pepsico, Melitta, Volkswagen, Volvo, Schulz, Chevron, Cosan, Natura,
DPaschoal, Mabe, Panasonic, GSK, Novartis, Roche, Mantecorp, Syngenta, BIC, Oi,
Teka, Carrefour, WalMart, Coteminas, Record, Saraiva e O Boticário.
Sobre a MWJ
Atuando na movimentação de mercadorias nos
âmbitos regional, nacional e internacional nos modais terrestre, aéreo e
marítimo de cargas secas e refrigeradas, a MWJ Logística surgiu em 2007
a partir da necessidade do mercado de contar com uma empresa focada na
excelência dos resultados com soluções integradas por meio da aplicação de
inteligência logística. Atuando com grandes players embarcadores, a MWJ
desenvolve soluções logísticas personalizadas de acordo com a necessidade
apresentada pelo cliente.
Fones: (11) 9 8263-4543 // (21) 3848-1543
Andréa
Espírito Santo – asssessora de imprensa - andrea.espiritosanto@ig.com.br
Skype:
andrea.espirito.santo
0 comentários:
Postar um comentário