O blog INFOLOGIS entrevista o Diretor Geral da TRA – TRANSPORTES DA AMAZÔNIA, uma empresa genuinamente brasileira e especializada na distribuição de mercadorias para a região Norte do Brasil

Nesta entrevista, o Diretor Geral da empresa, Gilvan Huosell Ramos, que tem uma vida dedicada ao segmento detalha os motivos pelos quais sua organização atua como uma empresa efetivamente especializada na distribuição porta a porta na região Norte do Brasil


Ao fundar a organização que dirige com afinco e uma dedicação extrema, o empresário Gilvan Huosell Ramos esteve imbuído de materializar um verdadeiro sonho: “Ao detectar as oportunidades de negócios e as  carências dos segmentos de logística e de transportes na região Norte do Brasil, notei que deveria materializar em um projeto empresarial a oportunidade que não dispunha ao representar organizações bastante importantes mas que atendiam a região como uma obrigação imposta pelas respectivas casas matriz de integrar o Brasil. Nosso caso é diferente, fizemos da capital manauara a casa matriz da TRA – TRANSPORTES DA AMAZONIA como forma de oferecer ao mercado um serviço que fosse distinguido pela qualidade e especialização”.
Com esta introdução recebemos ao empresário Gilvan Huosell Ramos para uma entrevista direta e distendida na qual tivemos uma oportunidade sem igual de conhecer com um pouco mais de detalhes as características de um Brasil pouco conhecido dos grandes centros comerciais.
INFOLOGIS – Quando o senhor se convenceu que deveria instalar uma organização com base na cidade de Manaus? 
GILVAN – Depois de uma vida inteira dedicada ao segmento do TRC, tive um grande desafio que foi dirigir a filial manauara de uma grande organização de transportes do Brasil. Apesar dos meus esforços era impossível convencer à direção da organização de que a região Norte tem características singulares. Neste sentido procurei passar da cômoda situação de Executivo para a difícil posição de empresário criando uma organização especializada na distribuição de mercadorias para a região Norte.
INFOLOGIS – Quais foram os aspectos básicos que nortearam o projeto?
GILVAN – Nosso projeto partiu do princípio básico e elementar que deveríamos estar estruturados para atender com eficiência e eficácia a última milha da cadeia de distribuição da riqueza. Portanto, estruturamos duas importantes bases de negócios; verdadeiros HUB; centros de conexão com os grandes centros expedidores de mercadorias e filiais estrategicamente situadas nas principais capitais da região Norte do Brasil. Realizamos um intenso trabalho de treinamento ao pessoal transmitindo a importância de atuar tendo como princípio que falhar não é humano mas sim é uma exceção... A partir destes pilares básicos uma vez transcorrido mais de uma década do início de nossa atividade empresarial hoje somos uma empresa reconhecida como sinônimo da região norte do Brasil.
INFOLOGIS – Como o senhor definiria a atuação empresarial da TRA?
GILVAN – Tive oportunidade de aprender com algumas empresas e com alguns empresários para os quais trabalhei, que cada operação de transporte realizada é uma oportunidade que não se repete. Diariamente, a TRA coloca ao serviço dos seus clientes sua estrutura humana e material, coordenando uma serie de meios; aviões, caminhões, balsas, barcos e navios fluviais, motoristas, carreteiros, sistemas informáticos para fazer com que cada produto que transportamos chegue ao sei consignatário final no tempo e na forma desejada. Ao cumprir esta missão contribuímos para que exista uma renovação dos intercâmbios comerciais entre uma entidade produtiva e uma entidade consumidora; tudo isso conforma a riqueza expressa em importantes índices do desenvolvimento da região. Quando me refiro à uma oportunidade que não se repete, quero dizer que qualquer falha no sistema pode significar um encarecimento no custo do transporte e na frustração das expectativas dos canais expedidores e recebedores dos bens e produtos que transportamos dificultando a integração entre as diversas regiões do Brasil com a região Norte.
INFOLOGIS – Qual é a principal característica macro econômica da região Norte do Brasil?
GILVAN – A região Norte tem um elevado grau de dependência dos bens e insumos produzidos nos grandes centros. De uma maneira resumida é muito mais uma região consumidora e produtora de serviços básicos. Neste sentido a pressão exercida nas empresas que prestam serviços de transporte e distribuição, como é o caso da TRA é bastante superior à pressão exercida sobre as empresas sediadas em outras regiões geográficas.
INFOLOGIS -  Dentro destas características quais são os mercados nos quais   TRA mais participa nos fluxos dos embarques do PIM – polo industrial de Manaus? A TRA participa em diversos mercados com maior concentração nos segmentos de eletroeletrônico, eletrodoméstico e, embalagem.  Já com origem de Belém, os embarques que participamos com maior concentração são relativos aos produtos alimentícios e armarinhos em geral. Em Porto Velho, nossos serviços, são mais de distribuição e entregas, dos produtos do PIM, para os Estados de AC/RO/MT e MTS
INFOLOGIS – Com que meios conta a TRA para prestar os seus serviços?
GILVAN – Contamos com filiais estrategicamente localizadas nas principais capitais da região Norte as quais são coordenadas pelos nossos centros de Manaus e de Belém. Dispomos de plataformas de transito em nossas filiais, que operam com um conceito de CROSSS DOCKING, ou seja, espaços pequenos que existem para que as mercadorias tenham uma rápida circulação. Dispomos de frota própria a qual é complementada por uma importante frota de veículos autônomos que operam exclusivamente para a TRA. Nossa organização dispõe de uma equipe humana bastante treinada e atualizada. Esta equipe dispõe de suporte de um sistema informático que atua como forma de integrar os processos; desde a coleta até a entrega final. Mantemos acordos de colaboração com as principais companhias marítimas e fluviais e com as companhias aéreas que operam na região. A coordenação destes meios faz com que a TRA; que não é a maior empresa do setor, consiga angariar uma interessante fatia do mercado. Gosto da expressão que diz: Não queremos ser a empresa líder do setor; queremos trabalhar para as empresas que tenham liderança nos seus segmentos econômicos complementa o empresário.
INFOLOGIS – Para finalizar, comente um evento recente que significou um fato importante na história da jovem organização que o senhor dirige.
GILVAN -  A TRA, foi contratada para fazer na cidade de Manaus, que como sabem é uma das sedes do mundial FIFA BRASIL 2014, do translado da Taça da Copa do, do pessoal e bagagem da Comitiva, o que ocorreu nos passados dias 17 e 18 de maio (aeroporto/hotel/local do evento/aeroporto) na cidade de Manaus, Foi um sucesso e um grande orgulho para a nossa empresa!!!
TRA TRANPORTES DA AMAZONIA – Ver: www.tradaamazonia.com.br

0 comentários:

Postar um comentário