O encarecimento do frete e a falta de investimentos públicos em infraestrutura para o escoamento da produção são as principais preocupações para os produtores[...]
Os desafios logísticos ocorrem sob um cenário agrícola de
supercolheitas, uma vez que a expectativa é que essa safra cresça 26,4% [...]
O encarecimento do frete e a falta de investimentos públicos em infraestrutura
para o escoamento da produção são as principais preocupações para os
produtores agrícolas para a safra 2012/2013. Os desafios logísticos
ocorrem sob um cenário agrícola de supercolheitas, uma vez que a
expectativa é que essa safra cresça 26,4% com relação à anterior, de
acordo com estimativas da Agroconsult.
O coordenador do Rally da Safra 2013 e diretor
da Agroconsult, André Pessôa, destaca o problema do encarecimento do
frete, que passou de US$ 44 a tonelada na safra 2003/04 para US$ 91 a
tonelada em 2011/12.
O coordenador das atividades para o Rally do Grupo de Pesquisa e
Extensão em Logística Agroindustrial da Escola Superior de Agricultura
Luiz de Queiroz (Esalq-LOG), da USP (Universidade de São Paulo), Kalil
Winters, comenta o descompasso entre a logística e as lavouras
brasileiras. “Estamos vendo ano a ano safras recordes tanto para soja
quanto para milho. Entretanto, a injeção de dinheiro aplicada no campo
não tem a mesma força frente ao investido pelo poder público
na logística. O agricultor melhora seu plantio toda safra, mas as
rodovias e os portos não acompanham esses investimentos feitos no
campo”, afirma o pesquisador.
Começam nesta segunda-feira (28) as expedições
do Rally da Safra 2013, realizado pela Agroconsult, com participação de
equipes do Esalq-LOG. O objetivo é analisar a sistemática brasileira de
escoamento das lavouras de soja e milho para mercados interno e
externo. As expedições seguirão até o dia 13 de março.
Os pesquisadores acompanharão pela quarta vez todos os percursos
traçados, que desta vez somarão mais de 60 mil quilômetros de estrada –
serão 11 estados produtores, representando uma cobertura de 99% da área
de soja e 80% de milho. Após o término do evento, o Grupo Esalq-LOG
produzirá um relatório técnico com análises das rodovias – pavimentação,
sinalização e acostamento –, condições de trabalho do caminhoneiro e
situação de armazenagem do milho e soja.
Fonte: Portal DCI via GJ Logística News
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