A Renner lançou, em outubro de 2011, o projeto EcoEstilo, para
realização da coleta dos resíduos de perfumaria e beleza. Agora, ao
invés de jogar as embalagens e frascos vazios de perfumes e produtos de
beleza n o lixo de casa, você pode descartá-las nos coletores
disponíveis em nossas lojas. Nós daremos o destino ambientalmente
correto para eles, encaminhando para reciclagem ou para aterros
industriais. Todas as lojas possuem coletores de fácil visualização na
área de vendas da perfumaria, onde é feita a coleta de embalagens e
frascos de perfume, xampu, creme, esmalte de unhas, desodorante,
maquiagem e sabonete líquido, entre outros. Os clientes podem depositar
os resíduos de perfumaria e beleza nesses equipamentos mesmo que não
tenham sido adquiridos na Lojas Renner.
O processo de descarte dos resíduos de perfumaria e beleza é parte do PGRS - Programa de Gestão de Resíduos Sólidos da Renner.
Em três meses de implantação, o projeto EcoEstilo recolheu e destinou,
de maneira ambientalmente correta, mais de 4 toneladas de resíduos de
perfumaria e beleza.
As metas para 2012 são:
● Aumentar em 30% a quantidade de resíduos enviados para reciclagem.
● Aumentar em 20% a arrecadação de resíduos no Projeto EcoEstilo.
● Desenvolver um programa de gestão de resíduos específico para as reformas de lojas.
CLIQUE NA IMAGEM E ENTENDA O PROCESSO DE LOGÍSTICA REVERSA
O Programa de Gestão de Resíduos Sólidos (PGRS)
Iniciado em 2010, tem como objetivo recolher, por meio da logística
reversa, e dar destinação adequada a todos os resíduos gerados pela
Companhia. Todo o processo de descarte é certificado por empresas
especializadas. A destinação dos resíduos varia de acordo com o tipo,
podendo ser enviados para reciclagem, aterros industriais ou
coprocessamento.
Em 2011, o PGRS foi estendido a todas as lojas e aos dois centros de
distribuição de produtos. O compromisso foi assumido em 2010 e estava
previsto nas metas relacionadas à gestão da sustentabilidade da Lojas
Renner.
O recolhimento dos resíduos é feito por meio de logística reversa – o
mesmo caminhão que entrega os produtos nas lojas, recolhe os resíduos.
As transportadoras levam os resíduos para os centros de distribuição de
São Bernardo do Campo (SP) e Palhoça (SC), onde eles são separados por
tipo e descartados corretamente. Esse processo é realizado por duas
empresas terceirizadas, que gerenciam todas as etapas e garantem a
destinação adequada dos resíduos.
O programa prevê a separação de resíduos recicláveis, perigosos,
inservíveis, material de merchandising, pallets, sucatas diversas e
resíduos tecnológicos. Em 2011 foram coletadas mais de 850 toneladas de
resíduos, que foram encaminhadas para o destino correto.
Tudo o que não pode ser reciclado é encaminhado para aterros industriais
– caso de reatores, pilhas e baterias – ou coprocessado, como manequins
com defeitos.
O programa não inclui os resíduos gerados na área de vendas das lojas,
em banheiros e em refeitórios, que são muito diversos e, em sua maioria,
orgânicos. Esses resíduos são separados e destinados à coleta do
shopping ou da prefeitura.
Em 2011, o monitoramento da adesão das lojas ao programa foi aprimorado.
Os centros de distribuição passaram a emitir semanalmente um relatório
com dados dos envios de resíduos de cada uma das unidades de venda.
Assim, tornou-se possível acompanhar o desempenho das unidades e
reforçar o treinamento em caso de necessidade.
Para preparar colaboradores e garantir o êxito do programa, em 2011
foram realizados treinamentos presenciais e online sobre o Programa de
Gestão de Resíduos Sólidos, bem como sobre o projeto EcoEstilo. Ao todo,
2.969 funcionários multiplicadores foram capacitados, e os cursos
também estão disponíveis a todos os colaboradores no ambiente virtual.
O PGRS atende às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos,
que foi sancionada em 2010 pelo governo federal e estabelece a
responsabilidade compartilhada da sociedade, do governo e das empresas
no ciclo de vida dos produtos.
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