Hidrovia nortista tem bom desempenho

A Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) anunciou nesta terça-feira, 5, que a Hidrovia Solimões-Amazonas movimentou, em 2010, aproximadamente sete milhões de toneladas. De acordo com o levantamento da autarquia, os trechos que mais se destacarão foram Manaus-Belém, com 2.264.600 toneladas transportadas, e o Porto Velho-Itacoatiara, com uma carga total de 2.224.491 toneladas. Somente estas duas linhas foram responsáveis por 64% do volume total movimentado. Dentre os produtos, que mais obtiveram destaque no carregamento das embarcações da hidrovia, estão a soja com 2.554.790 toneladas, ou 36,1% do total, e milho com um montante movimentado de 496.822 toneladas, 7,10%.
A Hidrovia Solimões-Amazonas, possui mais de sete mil quilômetros de extensão pelos Rios Solimões e Amazonas, além de diversos afluentes. A responsável pela administração da via aquática é a AHIMOC (Administração das Hidrovias da Amazônia Ocidental). A bacia conta com dois portos organizados e 20 terminais privativos.
Adalberto Tokarski., gerente de Desenvolvimento e Regulação da Navegação Interior da Antaq, ressalta a importância do uso destes rios. “O transporte de cargas na Hidrovia Solimões-Amazonas vai além dos aspectos econômicos, pois muitas linhas são utilizadas intensamente para o abastecimento de municípios devido à pequena malha rodoviária da região”, afirmou.

Fonte: WebTranspo

0 comentários:

Postar um comentário