Transpoquip: o transporte tem solução?

Considerada a maior feira das indústrias de infraestrutura para o transporte, a Transpoquip teve início nesta quarta-feira, 10; representantes de vários países visitam o evento para conhecer as perspectivas do Brasil no que diz respeito à infraestrutura e transporte, já que a economia brasileira se torna cada vez mais atrativa no mercado internacional.
Problemas existem e são evidentes, basta circular pelas estradas brasileiras para averiguar um pouco do caos na infraestrutura do País; mas e a solução, será que ela existe? Segundo Pedro Brito, ministro chefe da SEP (Secretaria Especial de Portos), Solange Paiva Vieira, diretora-presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Luiz Carlos Bueno de Lima, secretário nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, e Marcelo Perrupato e Silva, secretário de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes, que compareceram na abertura do evento, sim.
O principal desafio do Brasil nos próximos anos será manter uma taxa de crescimento na casa dos 7%; porém, para isso, o setor de transportes necessitará de investimentos maciços para não parar.
De acordo com os representantes do Estado, as rodovias, os aeroportos, as ferrovias e as hidrovias precisam ser integrados, criando um polo multimodal que influencie e melhore a logística em todo o País.
Promessas já existem e a conta não é pequena. A realização de grandes campeonatos mundias no Brasil – Copa Mundial de Futebol de 2014 e Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro - já dão o caráter de urgência às obras.
De acordo com o anunciado pelo Governo Federal, do R$ 1,59 trilhão previsto no PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) R$ 109 bilhões serão aplicados no segmento de transportes.
Em média, 50% do valor será destinado à expansão das rodovias e manutenção da malha que já existe. R$ 5,34 bilhões atenderão a reestruturação de 16 aeroportos, localizados nas cidades-sede da Copa do Mundo, conforme apontou a Infraero. Atualmente, praticamente todos os 20 principais aeroportos do País apresentam algum tipo de gargalo, apontou a empresa.
Os portos necessitam de atenção especial, segundo especialistas. De acordo com a Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), os complexos portuários deverão ser modernizados nos próximos cinco anos; porém, essas obras exigirão recursos da ordem de US$ 30 bilhões e, hoje, o governo e a iniciativa privada dispõem apenas de US$ 22 bilhões para este período. Ou seja, o Brasil pode caminhar para um apagão portuário. As hidrovias também estão na pauta de investimentos e devem receber R$ 2,7 bilhões do PAC 2.
Como já não é novidade, as ferrovias estão no topo da lista de fatores mais importantes para a reestruturação da infraestrutura e adendo à economia brasileira. Segundo as autoridades presentes na Transpoquip 2010, a modernização e adequação da malha ferroviária influenciarão a queda nos custos logísticos e darão impulso às exportações. O setor receberá R$ 46 bilhões, que serão investidos na expansão da malha que poderá chegar a 35 mil quilômetros até 2015 e 40 mil, em 2020.

Transpoquip 2010

Com 200 expositores de mais de 22 países, a Transpoquip objetiva responder ao menos parte das questões em relação aos gargalos que permeiam a infraestrutura e o transporte brasileiro. Algumas empresas apresentam suas soluções; no mais, o evento chama o público para o debate sobre o assunto.
No primeiro dia de evento, foi apresentada a perspectiva do ITS para o mercado brasileiro. A palestra, organizada pela ITS Brasil (Associação de Sistemas Inteligentes de Transporte), pretendeu ressaltar os benefícios da tecnologia na padronização de sistemas no setor.
Nesta quinta-feira, 11, está em pauta o “Seminário Portos & Modais”, que abordará temas como: comércio internacional, como reduzir o custo Brasil, cabotagem no País, a importância dos portos secos, privatização dos portos, mercado de trabalho e situação atual dos modais. Fabio Mello Fontes, presidente da Praticagem do Porto de Santos, falará sobre a redução de custos no País.
Já nesta sexta-feira, 12, quando o evento será encerrado, haverá mais duas palestras, durante o seminário: “Privatização dos portos” e “Mercado de trabalho”. Por fim, acontecerá uma mesa redonda, cujo tema será “Situação atual dos modais no Brasil”. Participarão Fabrizio Pierdomenico, da SEP/PR, Tiago Pereira Lima, diretor da Antaq, e Rodrigo Vilaça, diretor executivo da ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários), além de representantes da Infraero e ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), cujos nomes ainda não foram confirmados.
A Transpoquip está sendo realizada no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo – rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme.

Fonte: WebTranspo

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