Terminais planejam atingir capacidade de 1 bilhão de toneladas

O crescimento de volume nos portos e a perspectiva de que a curva de movimentação de cargas continue ascendente a médio prazo puseram em marcha uma série de investimentos da iniciativa privada na ampliação de terminais. Segundo a Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), em quatro anos o Brasil chegará a quase 1 bilhão de toneladas, ante aproximadas 760 milhões deste ano. Os aportes recaem sobre todo tipo de instalação - desde as que movimentam commodities (carga de menor valor agregado) até as que operam contêineres, onde tradicionalmente são acondicionadas as mercadorias mais nobres.
A Companhia Siderúrgica Nacional está apostando R$ 410 milhões na expansão dos seus dois terminais arrendados no porto de Itaguaí (RJ) - o Tecar, dedicado à movimentação de granel sólido, e o Sepetiba Tecon, que manuseia contêiner.
O Tecar responde por cerca de 60% do volume de granel sólido escoado por Itaguaí, o segundo porto público em tonelagem, atrás de Santos. Neste exercício a CSN embarcará 27 milhões de toneladas de minério de ferro, bem perto da capacidade estática do terminal, de 30 milhões de toneladas. Já em 2011, a projeção é exportar 31,3 milhões de toneladas. "Estamos fazendo algumas melhorias operacionais que vão permitir passar o pico da capacidade instalada", diz o diretor de Portos da CSN, Davi Emery Cade. Os R$ 270 milhões destinados ao Tecar permitirão capacidade para movimentar 45 milhões de toneladas anuais. A expectativa é que em 2012 já seja possível chegar próximo à marca. "E aí os investimentos continuam para atingirmos outras capacidades", explica o executivo, dando o tom da necessidade mundial por minério, que tem a China como maior destino.

Matéria na íntegra: http://www.grandesconstrucoes.com.br/br/index.php?option=com_conteudo&task=viewNoticia&id=4013

Fonte: Valor Econômico e Revista Grandes Construções

0 comentários:

Postar um comentário