Nova operação amplia atividade em Itaqui

Após implantar aquilo que considerou como um “novo conceito de operação portuária”, a Emap (Empresa Maranhense de Administração Portuária) conseguiu dar um salto na produtividade no que se refere ao embarque e desembarque de mercadorias no Porto do Itaqui.
De acordo com a entidade, a medida – que fez reduzir de 22 para 14 dias a média de espera de navios fundeados na Baía de São Marcos – também conseguiu elevar a taxa de ocupação dos berços do terminal. Somente nos primeiro dez meses deste ano, 538 navios atracaram nos berços 101 a 104 e 106.
O destaque é para o berço 101. O atracadouro chegou a estar aproximadamente 90% ocupado em outubro, superando a média dos últimos anos que era de apenas 51%.
Entre os fatores que proporcionaram este ganho significativo na produtividade está a dragagem, que levou a profundidade do berço de nove para 12 metros, e a análise detalhada da capacidade dos atracadouros que a Emap vem fazendo em conjunto com os operadores portuários e os importadores.
Essa melhor utilização dos berços possibilitou um marco nas operações do Porto com fertilizante no mês de outubro. A Empresa somou até o dia 31 uma movimentação de 96 mil toneladas do produto, quando a média ficava entre 60 e 65 mil toneladas.

Fonte: WebTranspo

0 comentários:

Postar um comentário