Mais duas empresas paranaenses são vendidas

Seguindo uma tendência verificada nos últimos anos, mais duas empresas paranaenses acabam de ser vendidas para grupos ou investidores de outros estados.
Uma delas símbolo do Paraná, a Café Damasco, com sede em Curitiba, acaba de ser adquirida pela Sara Lee Corp em uma negociação da ordem de US$ 60 milhões.
A cifra e a aquisição foram confirmados ontem, pela empresa norte-americana que já está presente no Brasil desde 2000 e já adquiriu sete marcas de café, dentre elas: Café Pilão, Café do Ponto e Caboclo.
Já o empresário paulista Mário Luft adquiriu a Viação Garcia, com sede em Londrina, no norte do Paraná, por uma centena de milhões (valor ainda não confirmado - aproximadamente R$ 400 milhões). A negociação inclui as Viações Ouro Branco e Princesa do Ivaí, além de 37 garagens.
No caso da Café Damasco, segundo a assessoria da Sara Lee no Brasil, por enquanto, não houve nenhum indício de que a mudança vai ter reflexos sobre o atual quadro de funcionários ou sobre a qualidade do produto que foi concebido com base no paladar e no modo de consumir café do povo paranaense.
Ainda sobre eventuais alterações na estrutura da Café Damasco, a assessoria lembrou que a exemplo das demais aquisições, a Sara Lee preservou as marcas, realizando apenas mudanças nas embalagens e no marketing, mas sempre com o objetivo de dar continuidade ao processo de "sinergia do negócio".
Segundo a Sara Lee Corp, a negociação com a Café Damasco será concluída ainda hoje. Depois será registrada junto aos órgãos de defesa da concorrência para revisão e aprovação.
O valor de US$ 60 milhões (R$ 100 milhões) equivale ao faturamento líquido anual da Café Damasco em 2009. "A aquisição da Café Damasco criará uma posição mais firme para a Sara Lee no território brasileiro, dada a forte posição de mercado da Damasco. Iremos nos beneficiar de fortes vendas e de sua rede de distribuição no Sul do País. A operação também vai gerar sinergias de fabricação nas nossas instalações na região de São Paulo, bem como uma melhor posição competitiva no Nordeste, graças à sua excelente unidade fabril nessa área", avaliou o diretor executivo da Sara Lee Internacional, Frank van Oers.
"Com nossas marcas Pilão e Caboclo já temos uma posição de liderança em São Paulo e Rio de Janeiro, que representam cerca de metade do mercado total de café no Brasil".
Vale destacar que a Café Damasco é lider de mercado no Paraná, com as marcas Negresco e Bom Taí, além da própria marca Damasco.

Produção
O Brasil é, atualmente, o maior produtor e exportador de café do mundo. Em outubro deste ano, o país exportou 3,11 milhões de sacas de 60 quilos, uma alta de 21% na comparação anual, segundo informações do Conselho de Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). Além disso, o país é o segundo maior consumidor mundial, atrás apenas dos Estados Unidos.

Fonte: Paraná Online

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