Seguindo uma tendência verificada nos últimos anos, mais duas empresas paranaenses acabam de ser vendidas para grupos ou investidores de outros estados.
Uma delas símbolo do Paraná, a Café Damasco, com sede em Curitiba, acaba de ser adquirida pela Sara Lee Corp em uma negociação da ordem de US$ 60 milhões.
A cifra e a aquisição foram confirmados ontem, pela empresa norte-americana que já está presente no Brasil desde 2000 e já adquiriu sete marcas de café, dentre elas: Café Pilão, Café do Ponto e Caboclo.
Já o empresário paulista Mário Luft adquiriu a Viação Garcia, com sede em Londrina, no norte do Paraná, por uma centena de milhões (valor ainda não confirmado - aproximadamente R$ 400 milhões). A negociação inclui as Viações Ouro Branco e Princesa do Ivaí, além de 37 garagens.
No caso da Café Damasco, segundo a assessoria da Sara Lee no Brasil, por enquanto, não houve nenhum indício de que a mudança vai ter reflexos sobre o atual quadro de funcionários ou sobre a qualidade do produto que foi concebido com base no paladar e no modo de consumir café do povo paranaense.
Ainda sobre eventuais alterações na estrutura da Café Damasco, a assessoria lembrou que a exemplo das demais aquisições, a Sara Lee preservou as marcas, realizando apenas mudanças nas embalagens e no marketing, mas sempre com o objetivo de dar continuidade ao processo de "sinergia do negócio".
Segundo a Sara Lee Corp, a negociação com a Café Damasco será concluída ainda hoje. Depois será registrada junto aos órgãos de defesa da concorrência para revisão e aprovação.
O valor de US$ 60 milhões (R$ 100 milhões) equivale ao faturamento líquido anual da Café Damasco em 2009. "A aquisição da Café Damasco criará uma posição mais firme para a Sara Lee no território brasileiro, dada a forte posição de mercado da Damasco. Iremos nos beneficiar de fortes vendas e de sua rede de distribuição no Sul do País. A operação também vai gerar sinergias de fabricação nas nossas instalações na região de São Paulo, bem como uma melhor posição competitiva no Nordeste, graças à sua excelente unidade fabril nessa área", avaliou o diretor executivo da Sara Lee Internacional, Frank van Oers.
"Com nossas marcas Pilão e Caboclo já temos uma posição de liderança em São Paulo e Rio de Janeiro, que representam cerca de metade do mercado total de café no Brasil".
Vale destacar que a Café Damasco é lider de mercado no Paraná, com as marcas Negresco e Bom Taí, além da própria marca Damasco.
Produção
O Brasil é, atualmente, o maior produtor e exportador de café do mundo. Em outubro deste ano, o país exportou 3,11 milhões de sacas de 60 quilos, uma alta de 21% na comparação anual, segundo informações do Conselho de Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). Além disso, o país é o segundo maior consumidor mundial, atrás apenas dos Estados Unidos.
Fonte: Paraná Online
Uma delas símbolo do Paraná, a Café Damasco, com sede em Curitiba, acaba de ser adquirida pela Sara Lee Corp em uma negociação da ordem de US$ 60 milhões.
A cifra e a aquisição foram confirmados ontem, pela empresa norte-americana que já está presente no Brasil desde 2000 e já adquiriu sete marcas de café, dentre elas: Café Pilão, Café do Ponto e Caboclo.
Já o empresário paulista Mário Luft adquiriu a Viação Garcia, com sede em Londrina, no norte do Paraná, por uma centena de milhões (valor ainda não confirmado - aproximadamente R$ 400 milhões). A negociação inclui as Viações Ouro Branco e Princesa do Ivaí, além de 37 garagens.
No caso da Café Damasco, segundo a assessoria da Sara Lee no Brasil, por enquanto, não houve nenhum indício de que a mudança vai ter reflexos sobre o atual quadro de funcionários ou sobre a qualidade do produto que foi concebido com base no paladar e no modo de consumir café do povo paranaense.
Ainda sobre eventuais alterações na estrutura da Café Damasco, a assessoria lembrou que a exemplo das demais aquisições, a Sara Lee preservou as marcas, realizando apenas mudanças nas embalagens e no marketing, mas sempre com o objetivo de dar continuidade ao processo de "sinergia do negócio".
Segundo a Sara Lee Corp, a negociação com a Café Damasco será concluída ainda hoje. Depois será registrada junto aos órgãos de defesa da concorrência para revisão e aprovação.
O valor de US$ 60 milhões (R$ 100 milhões) equivale ao faturamento líquido anual da Café Damasco em 2009. "A aquisição da Café Damasco criará uma posição mais firme para a Sara Lee no território brasileiro, dada a forte posição de mercado da Damasco. Iremos nos beneficiar de fortes vendas e de sua rede de distribuição no Sul do País. A operação também vai gerar sinergias de fabricação nas nossas instalações na região de São Paulo, bem como uma melhor posição competitiva no Nordeste, graças à sua excelente unidade fabril nessa área", avaliou o diretor executivo da Sara Lee Internacional, Frank van Oers.
"Com nossas marcas Pilão e Caboclo já temos uma posição de liderança em São Paulo e Rio de Janeiro, que representam cerca de metade do mercado total de café no Brasil".
Vale destacar que a Café Damasco é lider de mercado no Paraná, com as marcas Negresco e Bom Taí, além da própria marca Damasco.
Produção
O Brasil é, atualmente, o maior produtor e exportador de café do mundo. Em outubro deste ano, o país exportou 3,11 milhões de sacas de 60 quilos, uma alta de 21% na comparação anual, segundo informações do Conselho de Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). Além disso, o país é o segundo maior consumidor mundial, atrás apenas dos Estados Unidos.
Fonte: Paraná Online
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