Detector acústico de rolamentos evita acidentes

Imagine um equipamento que permite identificar um problema antes mesmo de ele acontecer. Este é o principal objetivo do Detector Acústico de Rolamentos, projeto inovador desenvolvido pela América Latina Logística (ALL) em parceria com a Lactec - centro de pesquisa tecnológica, sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento econômico, científico e social com a preservação do meio ambiente.
O equipamento, que é instalado ao lado da via férrea, capta o som dos rolamentos e, a partir do ruído emitido, faz um diagnóstico da vida útil dos componentes mecânicos, identifica problemas e ajuda a evitar acidentes como o descarrilamento de um comboio.
“A falha em apenas um dos rolamentos pode comprometer a segurança de toda a composição”, garante André Ricardo da Costa, coordenador da ALL Rail Technology, empresa que comercializa as tecnologias ferroviárias desenvolvidas pela ALL. Em média, as composições ferroviárias da companhia contam com cerca de 80 vagões. Como cada vagão possui oito rolamentos, significa que no total cada composição tem 640 rolamentos monitorados.
O engenheiro da ALL responsável pelo desenvolvimento do projeto, Cesar Tomba, explica que após captar o som emitido pelos rolamentos, o detector acústico processa as informações e as envia para o sistema de manutenção da ALL, que programa manutenções preventivas no vagão. A transmissão dos dados é feita por GPRS e a identificação dos vagões por meio de tags com tecnologia RFID (radiofrequência).
Segundo Tomba, o detector que avalia o estado do rolamento por meio da temperatura (hot box detector) é menos eficiente que o acústico. “Quando o hot box detecta um rolamento de um vagão em alta temperatura é porque já está em estado crítico, precisando ser retirado de imediato. Já com o detector acústico, o defeito é identificado bem antes, não havendo a necessidade de parar o vagão imediatamente. Com isso, a manutenção pode ser programada, o que traz um ganho enorme para a operação”, explica. Tomba afirma que o monitoramento acústico dos rolamentos “só gera benefícios para a empresa, como a segurança dos equipamentos, o prolongamento da vida útil dos componentes e da infraestrutura, a redução de despesas e também possíveis descarrilamentos.”

Fonte: ANTF / NTC & Logística

0 comentários:

Postar um comentário