Proposta da TMT BoxCargo, patenteada por Carlos Iannoni da TMT Operações ferroviárias, são combinações de equipamentos e método para o transporte ferroviário de contêineres [...]
A presente patente tem por objetivo a combinação de equipamentos e método para transporte ferroviário de mercadorias previamente acondicionadas em contêineres, com vistas a reduzir o custo de transporte, reduzir a emissão de poluentes, flexibilizar os tempos de transporte e flexibilizar o volume de mercadorias transportadas pelas ferrovias, em relação aos similares existentes.
O contêiner está consagrado mundialmente como forma de unitização de cargas, principalmente pelas características uniformes de acondicionamento e movimentação, assim como os métodos e equipamentos para a manipulação, acondicionamento e transporte dos contêineres, e o crescimento no fluxo de mercadorias induziu o sistema a operar em grande escala. Ocorre também o aumento do tamanho e capacidade crescentes dos navios, portos e equipamentos dedicados a manipulação e transporte de contêineres, comparativamente aos modelos do passado.
Numa outra dimensão os fabricantes de locomotivas oferecem modelos sucessivamente maiores e mais potentes, assim como modelos de vagões sucessivamente maiores, com maior capacidade de carga. A estrutura ferroviária foi induzida a operar em grande escala, eliminando os pequenos terminais em prol de grandes estruturas concentradoras de contêineres, ou seja, os grandes terminais ferroviários. As composições ferroviárias para transporte de contêineres imitam os trens de transporte de graneis, dessas com muitas dezenas de vagões e várias locomotivas do maior tipo, dessas que pretendem ganhos escalares através do aumento de tamanho da composição. Ao imitar as composições ferroviárias para transporte de granéis, as composições ferroviárias para contêineres integram-se ao sistema de transporte de cargas de uma rede ferroviária convencional, com eficiência e eficácia, assumindo uma atividade de transporte ferroviário que imita a concentração proposta pelos navios intercontinentais e não assume uma atividade de transporte ferroviário que imita a individualização e flexibilidade proposta pelos veículos rodoviários. Nesse estado da técnica a prévia acumulação de grande quantidade de contêineres com destinos similares e que percorram grandes distâncias, são as premissas de eficiência desse sistema de transporte ferroviário.
Essa combinação de equipamentos, operacionalizado com esse método, propõe uma acumulação prévia de vários contêineres para posterior formação de uma composição ferroviária que justifique os custos de desaceleração, acoplamento e aceleração de uma composição ferroviária que transita na rota em questão. Essa acumulação prévia consome grande parcela do tempo de transporte. Várias metodologias buscam minimizar o fator tempo, mas o estado da técnica é limitado pelo paradigma que a fundamenta, grande escala com baixa escalabilidade. Esse paradigma induz o sistema de transporte a uma grande utilização do modal rodoviário para a concentração dos contêineres, que é sabidamentente menos econômico e mais poluidor que o modal ferroviário.
Essa combinação de equipamentos, operacionalizado com esse método, apresenta equilíbrio e viabilidade quando os contêineres são transportados por grandes distâncias. Não viabilizam o transporte de contêineres por pequenas distâncias, utilizando o modal ferroviário.
A patente, que combina equipamentos e método apresentados neste documento, tem como objetivo o transporte de contêineres nas ferrovias, por pequenas ou grandes distancias, de um pequeno número de contêineres ou dezenas deles, ao longo de uma rota ferroviária, sem a necessidade de grandes terminais concentradores e grandes equipamentos ali internados para carga e descarga de contêineres. Ainda pretende reduzir o tempo para acumulação dos contêineres e posterior embarque. Uma novidade da patente é o acumulo de energia nas locomotivas e não de mercadorias nos terminais, como mecanismo de equilíbrio.
O objetivo dessa combinação de equipamentos é uma composição ferroviária com uma locomotiva do tipo híbrida, um conjunto de vagões ferroviários do tipo porta-contêineres e uma máquina para manipulação de containers.
O método de operacionalização desses objetos é programar a quantidade e porte de composições ferroviárias, numa rota ferroviária predeterminada, contemplando os momentos de aceleração, tração, desaceleração e inatividade da locomotiva e assim determinar as atividades de recarga dos acumuladores de energia que compõem a locomotiva.
As outras características da patente são:
- As locomotivas do tipo híbrida, composta de um chassi, motores com função de tração e regeneração de energia, instalados em truques ferroviários convencionais, um conjunto de acumuladores de energia e gerador de energia, são utilizadas nas vias ferroviárias principais, assumindo papel principal na tração de cargas ferroviárias, e não somente como equipamento para manobras.
- A máquina para manipular contêineres, apresenta dimensões compatíveis com o gabarito da via ferroviária, e segue embarcada, conectada ou acoplada na composição ferroviária, sendo desembarcada, desconectada ou desacoplada para realizar as transferências dos contêineres sempre que necessário, assumindo uma postura dinâmica ao longo da via ferroviária e não mais estática interna ao grande terminal ferroviário.
- A máquina para manipular contêineres, pode tracionar a composição em substituição eventual ou auxílio à locomotiva híbrida.
- A patente poderá utilizar pequenos desvios ferroviários, dotados de estrutura mínima para a recepção e desembaraço de contêineres.
A presente patente tem por objetivo a combinação de equipamentos e método para transporte ferroviário de mercadorias previamente acondicionadas em contêineres, com vistas a reduzir o custo de transporte, reduzir a emissão de poluentes, flexibilizar os tempos de transporte e flexibilizar o volume de mercadorias transportadas pelas ferrovias, em relação aos similares existentes.
O contêiner está consagrado mundialmente como forma de unitização de cargas, principalmente pelas características uniformes de acondicionamento e movimentação, assim como os métodos e equipamentos para a manipulação, acondicionamento e transporte dos contêineres, e o crescimento no fluxo de mercadorias induziu o sistema a operar em grande escala. Ocorre também o aumento do tamanho e capacidade crescentes dos navios, portos e equipamentos dedicados a manipulação e transporte de contêineres, comparativamente aos modelos do passado.
Numa outra dimensão os fabricantes de locomotivas oferecem modelos sucessivamente maiores e mais potentes, assim como modelos de vagões sucessivamente maiores, com maior capacidade de carga. A estrutura ferroviária foi induzida a operar em grande escala, eliminando os pequenos terminais em prol de grandes estruturas concentradoras de contêineres, ou seja, os grandes terminais ferroviários. As composições ferroviárias para transporte de contêineres imitam os trens de transporte de graneis, dessas com muitas dezenas de vagões e várias locomotivas do maior tipo, dessas que pretendem ganhos escalares através do aumento de tamanho da composição. Ao imitar as composições ferroviárias para transporte de granéis, as composições ferroviárias para contêineres integram-se ao sistema de transporte de cargas de uma rede ferroviária convencional, com eficiência e eficácia, assumindo uma atividade de transporte ferroviário que imita a concentração proposta pelos navios intercontinentais e não assume uma atividade de transporte ferroviário que imita a individualização e flexibilidade proposta pelos veículos rodoviários. Nesse estado da técnica a prévia acumulação de grande quantidade de contêineres com destinos similares e que percorram grandes distâncias, são as premissas de eficiência desse sistema de transporte ferroviário.
Essa combinação de equipamentos, operacionalizado com esse método, propõe uma acumulação prévia de vários contêineres para posterior formação de uma composição ferroviária que justifique os custos de desaceleração, acoplamento e aceleração de uma composição ferroviária que transita na rota em questão. Essa acumulação prévia consome grande parcela do tempo de transporte. Várias metodologias buscam minimizar o fator tempo, mas o estado da técnica é limitado pelo paradigma que a fundamenta, grande escala com baixa escalabilidade. Esse paradigma induz o sistema de transporte a uma grande utilização do modal rodoviário para a concentração dos contêineres, que é sabidamentente menos econômico e mais poluidor que o modal ferroviário.
Essa combinação de equipamentos, operacionalizado com esse método, apresenta equilíbrio e viabilidade quando os contêineres são transportados por grandes distâncias. Não viabilizam o transporte de contêineres por pequenas distâncias, utilizando o modal ferroviário.
A patente, que combina equipamentos e método apresentados neste documento, tem como objetivo o transporte de contêineres nas ferrovias, por pequenas ou grandes distancias, de um pequeno número de contêineres ou dezenas deles, ao longo de uma rota ferroviária, sem a necessidade de grandes terminais concentradores e grandes equipamentos ali internados para carga e descarga de contêineres. Ainda pretende reduzir o tempo para acumulação dos contêineres e posterior embarque. Uma novidade da patente é o acumulo de energia nas locomotivas e não de mercadorias nos terminais, como mecanismo de equilíbrio.
O objetivo dessa combinação de equipamentos é uma composição ferroviária com uma locomotiva do tipo híbrida, um conjunto de vagões ferroviários do tipo porta-contêineres e uma máquina para manipulação de containers.
O método de operacionalização desses objetos é programar a quantidade e porte de composições ferroviárias, numa rota ferroviária predeterminada, contemplando os momentos de aceleração, tração, desaceleração e inatividade da locomotiva e assim determinar as atividades de recarga dos acumuladores de energia que compõem a locomotiva.
As outras características da patente são:
- As locomotivas do tipo híbrida, composta de um chassi, motores com função de tração e regeneração de energia, instalados em truques ferroviários convencionais, um conjunto de acumuladores de energia e gerador de energia, são utilizadas nas vias ferroviárias principais, assumindo papel principal na tração de cargas ferroviárias, e não somente como equipamento para manobras.
- A máquina para manipular contêineres, apresenta dimensões compatíveis com o gabarito da via ferroviária, e segue embarcada, conectada ou acoplada na composição ferroviária, sendo desembarcada, desconectada ou desacoplada para realizar as transferências dos contêineres sempre que necessário, assumindo uma postura dinâmica ao longo da via ferroviária e não mais estática interna ao grande terminal ferroviário.
- A máquina para manipular contêineres, pode tracionar a composição em substituição eventual ou auxílio à locomotiva híbrida.
- A patente poderá utilizar pequenos desvios ferroviários, dotados de estrutura mínima para a recepção e desembaraço de contêineres.
porta-contêiner; 3 – máquina de manipular contêiner.
Fonte: TMT BoxCargo
Fonte: Porto Gente
Fonte: TMT BoxCargo
Fonte: Porto Gente
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